Diretora do DAC da UFMA, Fernanda Santos anuncia realização de novos projetos culturais em 2016.
A diretora do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernanda Santos Pinheiro, anunciou, em reunião recente realizada com a sua equipe de trabalho, a realização em 2016 do 39º Festival Guarnicê de Cinema (6 a 11 de junho), 38º Festival Maranhense de Coros e de novos projetos, a exemplo do Festival Universitário de Música e Revelando Novos Talentos na Cultura.
Fernanda Pinheiro integra a equipe da Reitora Nair Portela e da Pró-Reitora de Extensão, Dorlene Maria Cardoso de Aquino. Enquanto continuar a reforma do Palacete Gentil Braga, prédio que sedia o Departamento e que deverá ser entregue restaurado somente em 2017, a administração e atividades do DAC serão realizadas em casarão colonial, situado na Rua Humberto de Campos, 174, Centro histórico de São Luís (MA). No local serão instaladas salas técnicas, galeria de arte e auditório.
Entre as estratégias definidas pela nova diretora para a UFMA avançar na sua produção cultural institucional estão o fortalecimento das ações de interiorização e atividades extensionistas nas comunidades da capital, na Cidade Universitária Dom José Delgado e Campi do continente, reaproximação do DAC com departamentos acadêmicos, maior divulgação interna e externa, participação em editais públicos e parcerias com empresas e instituições, por meio das leis de incentivo à cultura.
“Estamos com um conjunto de atividades e projetos culturais previstos para realizarmos em 2016. Intensificaremos parcerias entre a UFMA e instituições públicas e empresas, departamentos acadêmicos e participação em editais públicos”, disse a diretora. Entre as primeiras ações realizadas pela nova administração do DAC está a retomada dos ensaios do Coral UFMA e agenda de apresentações natalinas Até janeiro de 2016 será lançado o novo Portal do DAC e o regulamento do 39º Guarnicê.
Até o final do mês, a nova gestora anunciará o calendário cultural definitivo de atividades culturais que também focará ações formativas, por meio de cursos e oficinas de capacitação e atualização profissional na área da produção cultural. Segundo Fernanda Pinheiro, o DAC também continuará a receber demandas culturais da comunidade acadêmica e em geral e buscará soluções viáveis para atendê-las.
“A extensão é uma via de mão dupla. Levaremos às comunidades os nossos projetos culturais e também vamos ouvir e receber suas propostas para estudarmos e realizarmos o que for possível”, explica. A UFMA também prevê a realização em 2016 dos festivais de poesia e de música erudita, exposições de artes plásticas, eventos teatrais e de dança, estímulo ao cineclubismo, produção literária e mídias digitais.
0 comentários:
Postar um comentário