UFMA: sai Natalino Salgado, entra Nair Portela
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) encerra nesta sexta-feira (13) um ciclo e começa outro com a saída do reitor Natalino Salgado e a posse da reitora Nair Portela. Com o fim dos oito anos de gestão (dois mandatos de quatro anos), a maior instituição universitária do estado interrompe um período de fortes investimentos na sua estrutura física e na expansão acadêmica, com a criação de dezenas de novos cursos, alguns arrojados como o Curso de Medicina de Pinheiro.
Natalino Salgado passa a Nair Portela uma instituição robustecida e reanimada. Nos seus 2.050 dias à frente da instituição, transformou sua estrutura num complexo ampliado: o campus do Bacanga, por exemplo, ganhou novos prédios e avenida e foi tratado como uma cidade de fato, com todos os seus acessos asfaltados, todos os departamentos e cursos fisicamente estruturados. Salgado deixa a UFMA com forte e saudável impressão de que a instituição ganhou de fato novos ares.
O desafio da reitora Nair Portela é fazer com que essa mega estrutura, que inclui vários campi no interior, se torne uma instituição de ensino, onde estudantes recebam uma formação de ponta e cheguem ao mercado de trabalho com uma formação técnica que os transforme em profissionais produtivos e eficientes. É sabido que prédios bonitos não contribuem necessariamente para a qualidade do ensino, que depende basicamente de professores qualificados, programas e, sobretudo, disciplina. É esse o desafio da nova gestão da UFMA.
FONTE: reportertempo.com. Ribamar Corrêa
0 comentários:
Postar um comentário