A nona edição da Semana Maranhense de Dança será aberta oficialmente na noite de terça-feira 03 de novembro, às 19h, com apresentação de espetáculo no palco do Teatro Arthur Azevedo. A programação com espetáculos, oficinas, coreografias e intervenções de dança acontece até domingo dia 08.
Promovida pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria de Estado da Cultura a IX Semana Maranhense de Dança contará com participação de grupos, companhias e bailarinos independentes maranhenses de São Luis e interior do estado, com espetáculos e na realização de 15 oficinas de dança. A Semana Maranhense de Dança já faz parte do calendário cultural do estado.

A IX Semana Maranhense de Dança começa na segunda feira (02) com 6 oficinas no Teatro Arthur Azevedo, Ballet Olinda Saul, Casa do Maranhão e Academia Viva Água, das 13h às 17h.
Na terça feira (03) começam as apresentações dos espetáculos. No Teatro Alcione Nazaré, às 18h, bailarinos maranhenses do Estúdio de Artes Cênicas leva para o palco Tim-Tim.
A abertura oficial da IX Semana de Dança acontecerá às 19h, no Teatro Arthur Azevedo com a homenagem à bailarina, coreógrafa e professora de dança Myriam Marques. A homenagem será feita pelo reconhecimento pelo trabalho e à vida dedicada à dança, nas comemorações de 30 anos da Escola Espaço Dança.
Após a solenidade de abertura e a homenagem à Myriam Marques a programação inicia no palco com bailarinos maranhenses da Escola de Dança Corpo e Alma e Cia Encantar, que apresentam o espetáculo Aqui é o Salão!
A Semana de Dança contará com oficinas e cursos que acontecerão pela manhã e tarde nos espaços do Teatro Arthur Azevedo, Casa do Maranhão e Ballet Olinda Saul, para bailarinos (alunos e profissionais), professores de dança, dançarinos e pessoas amantes da dança, ministrados por professores convidados.
Os espetáculos, coreografias e intervenções serão apresentados nos teatros Alcione Nazareth, às 18h, Casa do Maranhão às 19h e no Arthur Azevedo às 20h os ingressos de acesso serão trocados por um quilo de alimento não perecível, nas bilheterias dos teatros, nos dias dos espetáculos e a confirmação para as oficinas será com a troca de um brinquedo. Todo material arrecadado será doado a entidades filantrópicas.
Homenagem
Myriam Marques
Nascida em S. Luís, iniciou sua formação de ballet no extinto Clube das Mães com Sylvia Parga e Regina Maura Sá. No Rio de Janeiro estudou de dança sob orientação de Tatiana Leskowa, Aldo Lotulfo, Jane Blauth, Luís Ewerton,  Emílio Martins, Cemi Jambert, Nora Esteves só para citar alguns.
Seu trabalho contínuo e estudo constante desenham sua trajetória.  Após se graduar em Economia (UFRJ), já em S. Luís fundou o Espaço Dança em 1985, no qual atuou como bailarina e atualmente, é professora, coreógrafa e diretora artística, com mais de 40 montagens diferentes, em sua maioria autorais. Antes, ministrou cursos na Fundação Cultural do Maranhão, Grupo Chama, Academia Reinaldo Faray, Studio Prodança e AMDA.
Desde suas primeiras criações a dança moderna e contemporânea tiveram lugar cativo. Aliou criatividade às práticas de Ângela Nolf, Anselmo Zolla, Claudia Damásio, Ivaldo Mendonça, Mário Moraes, Claudia de Souza, Ana Vitória, Marcelo Pereira, entre outros.
Representa o Conselho Brasileiro de Dança (CBDD/UNESCO) no Maranhão desde 2004. Ao longo de três décadas contínuas  Myriam Marques faz do Espaço um lugar plural da Dança, no qual estudam, contribuem e seguem seu próprio caminho gerações de artistas maranhenses, tanto de alunos quanto de professores, através dos cursos com Ayrton Tenório(RJ), Dudu de Herrmann (MG) Flávio Sampaio(CE), Gerardo Chávez (Costa Rica), Giselda Fernandes (RJ) Lauri Macklin (USA), Marika Gidali (SP) Nana Shineflug (USA) e Virginie Souquet (França).
Myriam Marques ao longo desses 30 anos de dedicação ao ensino da dança, incentiva a participação de alunos em seleções e apresentações de reconhecidos festivais como a Semana Maranhense de Dança em suas variadas edições, como professora, coreógrafa e diretora, mantendo o importante papel de conduzir os bailarinos a atmosfera de paixão pela dança.
Oficinas
Seis oficinas iniciam na segunda-feira (02) e se estendem até a quarta-feira (04). Na Sala de Dança (TAA) serão ministradas Ballet Clássico 1 (Iniciante) ministrada por Luzia Aureliano (MA) das 13h às 15h e Ballet Clássico 2 (Intermediário/Avançado), com Debora Buhatem (MA); No Salão Versátil (TAA) Corpo Brincante – Instrumento de Criação 3 (Intermediário), com Urias de Oliveira (MA), das 13h às 15h; enquanto isso na Casa do Maranhão, das 13h às 15h acontecerá Dança de Rua 1 (Iniciante), com professor Jorge Luis (maranhense radicado no RJ) e das 15h às 17 oficina Afro, com Cláudio Adão (MA) e na Escola de Dança Olinda Saul, das 15h às 17h terá Jazz 1 (Iniciante), com a professora Soraya Lira (MA).
Espetáculos
O espetáculo TIM TIM  abre a programação da IX Semana Maranhense de Dança, na terça-feira no Teatro Alcione Nazaré, às 18h, será apresentado pelo grupo de dança Estúdio de Artes Cênicas. Com 32 minutos o espetáculo tem direção geral de Fernando Saraiva e Joílson Ferraz e será apresentado pelo bailarinos Alba Silva, Carolina Soeiro, Carlos Maciel, Fernando Saraiva, Joilson Ferraz, Mike Santos, Taíla Menezes e Tassia Tavares.
Tim Tim aborda o outro lado dos relacionamentos amorosos, fala sobre sonhos não concretizados, finais infelizes, sobre lembranças indesejadas e sobre aquelas que ainda se almejam. Brinda o dia que você chorou, o dia que você errou, o dia que voltou pra casa só. O amor que mostra a verdadeira face humana, que mostra quão egocêntricos, abusivos e cínicos as pessoas podem se tornar para ter o que querem. Tim Tim mostra muito sobre oque se esconde atrás de falsos sorrisos em festas de comemorações. Pelo que você comemora? Pelo que você brinda? Brindemos ao amor. Que ele seja sincero.
No palco do Teatro Arthur Azevedo, após a abertura oficial da Semana será apresentado às 20h o espetáculo Aqui é o Salão!, pelos bailarinos das companhias Escola de Dança Corpo e Alma e,  da Cia Encantar, com direção geral e concepção de Idelfonso Loyola e direção artística de Mano Braga, o espetáculo com 60 minutos de duração leva para o palco a  leveza do Fox Trot, a elegância do Tango, a sensualidade o ChaCha, a alegria do Rock anos 60, o molejo do Samba de Gafieira, o calor da Salsa, são alguns componentes deste momento de intensa satisfação, onde o maior deles é, sem dúvida, a emoção em apreciar e viver esta experiência na Dança de Salão, assim conhecendo-a por diferentes perspectivas. Tudo isso almejando o principal proposito desta criação, que é fazer sentir o inevitável desejo de riscar o salão com todo seu charme.
Serviço:
Que: TIM TIM
Onde: Teatro João Alcione Nazareth  às 18h
Ingressos: Troca por 1 quilo de alimento não perecível na bilheteria do Teatro
Que: Aqui é o Salão!
Onde: Teatro Arthur Azevedo  às 20h
Ingressos: Troca por 1 quilo de alimento não perecível na bilheteria do Teatro