Esquentando as baterias das escolas de samba de São Luís
Escolas de samba maranhenses começam a
intensificar os preparativos para o desfile oficial de Carnaval, que em 2016 será realizado na primeira semana de fevereiro
Caderno
Alternativo – 08.11.15
Faltando apenas três meses
para o Carnaval 2016, o trabalho das escolas de samba começa a ser
intensificado nos barracões. Algumas já definiram seus sambas-enredos e agora
promovem ensaios aos fins de semana. Escolas como Favela do Samba, For do Samba
e Turma do Quinto estão ensaiando suas baterias aos fins de semana.
A Favela do Samba, por exemplo, está sob nova direção. Agora, o presidente é o advogado João Moraes, de 31 anos. Criado na comunidade do bairro Sacavém e que há quatro anos vem participando ativamente das atividades, inclusive com forte atuação na diretoria ano passado.
O desafio do novo comandante é buscar o bicampeonato, já que a escola sagrou-se campeã geral no ano passado. “Nossa expectativa é a melhor possível. Assumimos a escola em junho e demos os principais passos para a largada, a exemplo da escolha do enredo e seu desenvolvimento. Realizamos também o aniversario de 65 anos da agremiação, no último sábado, e estamos trabalhando direto para conquistar a vitória em 2016”, disse João Moraes.
A Favela apresentará o samba-enredo “Se não chover?...Se a fonte do Rio não brotar? ... E se o Mar secar? ... O que de nós será?”, com letra de Josias Filho e Luzian Filho. A ideia é levar uma mensagem de sensibilização quanto à importância da água para a vida, haja vista a escassez do líquido em diversas regiões do mundo, enfocando a ação do homem como agente social na preservação desse bem natural. A final do concurso aconteceu há duas semanas, na quadra da escola, que levará para a passarela 17 alas, seis carros-alegóricos e cerca de três mil componentes. No barracão, os trabalhos de confecção de fantasias já começaram, pois o Carnaval acontecerá na primeira semana do mês de fevereiro. Os ensaios acontecem aos sábados, às 20h, com a presença da bateria, um bloco tradicional e um grupo de pagode.
Laborarte
A Flor do Samba, por sua vez, fará uma homenagem a um dos mais expressivos laboratórios de artes maranhenses, com o tema “Laborarte: mais que um laboratório de artes. Uma paixão da cidade”. Segundo o presidente da escola, Luís César Maia, o tema foi fundamentado por Augusto Tampinha e o samba vencedor foi o de Darlan Oliveira, em parceria com Lucas Neto e Hakan. O intérprete será Vovô. O samba-enredo está sendo gravado e será lançado dia 14 deste mês, na quadra da agremiação, no bairro Desterro, às 20h.
Conforme Luís César Maia, o Laborarte é uma fábrica de arte que revelou vários artistas. “Nós iremos abordar desde sua fundação, a partir da junção de dois grupos de teatro, sendo um da Igreja de São Pantaleão e outro do Colégio Liceu Maranhense, na pessoa principal de Tácito Borralho, que será um dos homenageados, além de Nelson Brito e Rosa Reis” adiantou o presidente.
For do Samba irá para a avenida com 20 alas, 120 ritmistas na bateria (sob o comando do mestre Dudu), comissão de frente com 12 componentes, 60 baianas, três casais de mestre sala e porta bandeira e cinco carros alegóricos. Os ensaios de bateria acontecem todas as terças e quintas-feiras, às 20h.
A Turma do Quinto fará uma homenagem ao cantor Gabriel Melônio, puxador oficial da escola. O tema será “O Anjo Gabriel”. Com essa proposta, a agremiação pretende buscar o campeonato. Este ano, a Turma do Quinto ficou na quarta colocação, quando buscava um bicampeonato, por ter sido campeão em 2014, com enredo sobre a vida do babalorixá Bita do Barão. Gabriel disse que ficou lisonjeado e revelou que não esperava. “Fiquei super feliz e estou gostando bastante da ideia. Estarei na avenida com meus amigos e minha família”, garantiu.
“Com certeza, será um momento de muita emoção”, disse o cantor, revelando que contabiliza 40 anos de fidelidade à escola da Madre Deus, não tendo interpretado o samba apenas nos anos de 1979 e 1989, por motivos pessoais.
l
Enredos para 2016:
Favela do Samba
Enredo: Se não chover? ... Se a fonte do Rio não brotar? ... E se o Mar secar?
... O que de nós será?
Flor do Samba
Enredo: Laborarte: mais que um laboratóriode artes.Uma paixão da cidade.
Marambaia do Samba
Enredo: De Tribuzi a São Luís, uma louvação ao carnaval’.
Turma do Quinto
Enredo: O Anjo Gabriel - tributo ao intérprete
Gabriel Melônio
Turma de Mangueira
Enredo: Enoque Silva:
O cisne dourado do lago joãopaulimo – um
tributo ao carnavalesco maranhense Enoque Silva.
Império Serrano
Enredo: “Baixada Maranhense,Império de Riquezas
Unidos de Ribamar
Enredo: Roberto Ricci:
entre a luz e a
escuridão, a mágica
da visão
Túnel do Sacavém
Enredo: Terra Dourada
0 comentários:
Postar um comentário