I Festival Internacional de Folclore começa hoje e prossegue até domingo na Praça Maria Aragão e Teatro da Cidade de São Luís.

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

I Festival Internacional de Folclore começa hoje e prossegue até domingo na Praça Maria Aragão e Teatro da Cidade de São Luís.

Grupos folclóricos da Argentina, Chile, Estônia, Colombia e Brasil estarão reunidos de hoje até domingo em São Luís para o I Festival Internacional de Folclore. A abertura será hoje, às 20h, na Praça Maria Aragão (Centro) com a presença de autoridades das delegações convidadas. O evento integra a programação dos 402 anos de São Luís. 

O festival é uma promoção da União dos Bois de Orquestra do Maranhão (Ubomar) e do Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF), organização não-governamental vinculada à Unesco, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).


De acordo com o presidente do festival e representante do CIOFF no Maranhão, Claudio Sampaio, o evento tem como objetivo proporcionar uma troca de experiências entre os grupos locais, nacionais e internacionais. “Com este festival, pretendemos colocar São Luís no roteiro internacional do folclore, já que temos uma cultura rica e diversa e também proporcionar uma integração com outras culturas”, diz Sampaio.
Participarão do Festival Internacional de Folclore quatro grupos estrangeiros vindos da Argentina, Chile, Estônia e Colombia; do Brasil, vieram representantes do Pará, Ceará, Pernambuco e do Maranhão foram convidados 14 manifestações folclóricas entre grupos de bumba meu boi, tambor de crioula e bloco tradicional. 

Sampaio explica que o critério usado para o convite aos grupos locais. “Foram priorizadas aqueles que já participaram de festivais internacionais para esta primeira edição”, justifica o presidente do festival.
Programação - Hoje, após a cerimônia de abertura os grupos Instituto Escenico (Argentina); Grupo Bochica (Colombia); Group Leigarid (Estonia); Esencias De Mi Tierra (Chile); Raizes Nordestinas (Ceará); Frutos Da Terra (Pará); Grupo Pernambuco (Pernambuco); e os bois Pirilampo e Brilho da
Ilha (Maranhão) darão uma pequena mostra do que prepararam para o festival. “Hoje não teremos as apresentações propriamente ditas, mas uma breve passagem das delegações, onde cada uma terá 15 minutos para mostrar um pouco do seu trabalho”, adianta Sampaio.

Amanhã, a programação começa às 9h30, no no Teatro da Cidade de São Luís (Centro), onde acontecerá um encontro com os produtores culturais maranhenses com os grupos internacionais e nacionais. “Será um momento para trocar experiências, conversar sobre as nossas realidades, enfim, de nos conhecermos melhor”, enfatiza Claudio Sampaio.

Na quinta-feira, também às 9h30 no mesmo local acontecerá um workshop com a participação dos representantes dos grupos convidados e alunos da rede pública estadual e municipal de ensino. De acordo com Sampaio, o encontro será para um bate-papo e também para pequenas apresentações.
No mesmo dia, às 16h, haverá um cortejo que sairá da Praça Deodoro rumo à Praia Grande. Na sexta, às 20h está marcado o Baile das Nações. Além destas ações a programação contempla apresentações dos grupos durante todas as noites, sempre às 20h, no Teatro da Cidade de São Luís, com entrada gratuita.

Mais

O Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF) existe há 40 anos e atua na salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional, com o objetivo de promover o patrimônio imaterial, por meio de formas de expressão tais como dança, música, jogos, rituais, costumes e outras artes, além de promover ações em favor da diversidade cultural, diálogo intercultural e cultura de paz pela implementação de programas específicos ou organização de reuniões, workshops e conferências culturais.
A organização realiza cerca de 250 festivais em mais de 50 países, envolvendo mais de 50 mil artistas. O evento promove uma rede mundial de contatos e trocas culturais entre os diversos países integrantes, propiciando o enriquecimento da própria realidade local.

Serviço

• O quê
Festival Internacional de Folclore
• Quando
De hoje a domingo
• Onde
Praça Maria Aragão (Centro) e Teatro da Cidade
de São Luís (Centro)

Programação artística

PRAÇA MARIA ARAGÃO
HOJE
20h - Cerimônia de Abertura
21h - Instituto Escenico - Argentina
21h15 - Grupo Bochica - Colômbia
21h30 - Group Leigarid - Estônia
21h45 - Esencias de Mi Tierra - Chile
22h20 - Raizes Nordestinas - Ceará
22h40 - Frutos da Terra - Pará
23h15 - Grupo Pernambuco
23h30 - Boi Pirilampo
24h - Boi Brilho da Ilha
Amanhã
20h - Frutos da Terra - Pará
20h20 - Grupo Pernambuco
20h40 - Esencias de mi Tierra - Chile
21h - Group Leigarid - Estônia
21h20 - Instituto Escenico - Argentina
21h40 - Grupo Bochica - Colômbia
22h - Raizes Nordestinas - Ceará
22h20 - Grupo Os Foliões
22h40 - Boi de Maracanã
Quinta- Feira
20h - Tambor de Leonardo
20h20 – Boi Encanto Do Olho D´Água
20h40 - Quadrilha Asa Branca
21h - Boi de Leonardo
21h20 – Boi Novilho Branco
21h40 – Boi Santa Fé
22h - Bloco Os Foliões
22h30 - Boi da Pindoba
Sexta-Feira
20h - Frutos da Terra - Pará
20h20 - Grupo de Pernambuco
20h40 - Group Leigarid - Estônia
21h - Instituto Escenico - Argentina
21h20 - Grupo Bochica - Colombia
21h40 - Esencias de mi Tierra - Chile
22h - Raízes Nordestinas - Ceará
22h20 – Bloco Os Feras
22h40 - Boi de Morros
Sábado
20h - Frutos da Terra - Pará
20h20 - Grupo Pernambuco
20h40 - Esencias de mi Tierra - Chile
21h - Group Leigarid - Estônia
21h20 - Instituto Escenico - Argentina
21h40 - Grupo Bochica - Colombia
22h - Raízes Nordestinas - Ceará
22h20 - Baile de Caixas
22h40 - Boi de Nina Rodrigues
23h - Boi da Maioba
Domingo
19h - Frutos da Terra - Pará
19h30 - Grupo Pernambuco
20h - Raízes Nordestinas - Ceará
20h30 - Instituto Escenico - Argentina
21h - Grupo Bochica - Colombia
21h30 - Group Leigarid - Estônia
22h - Esencias de mi Tierra - Chile
22h30 - Grupo Os Foliões
23h - Boi de Axixá
23h30 - Encerramento

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!