Encontro de Blocos Afro marca último dia de folia da temporada carnavalesca na cidade

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Encontro de Blocos Afro marca último dia de folia da temporada carnavalesca na cidade


TERÇA-FEIRA GORDA DE CARNAVAL NA MARIA ARAGÃO E COMUNIDADES 


Nesta terça-feira (12) gorda de Carnaval, último dia de festa na Praça Maria Aragão, a folia de Momo será marcada pela diversidade de ritmos e de manifestações populares próprias da cultura local. A partir das 17 horas, um encontro reunirá dez Blocos Afro, mostrará a força da cultura negra maranhense através do colorido das roupas, dos adereços, da dança, do canto e da percussão, em um verdadeiro espetáculo que só se vê aqui.

O Encontro “Afro Encanto” contará com a participação do Akomabu, Abibimã, Juremê, Oficina Afro, Aruanda, Didara, Omnirá, Abiyeê Maylô, Gdam e Netos de Nanã. Os blocos ecoarão os tambores e cantarão a resistência contra as injustiças e o preconceito, lutando por respeito em forma de expressão cultural. O primeiro bloco afro de São Luís nasceu do Centro de Cultura Negra. Há 29 anos, o Akomabu mostra no carnaval o resultado de um trabalho educativo e de inclusão social realizado o ano inteiro, e será o primeiro bloco a se apresentar na Praça.

A noite de festa na Maria Aragão segue, até às 23 horas, ao som das marchinhas, samba e músicas maranhenses com o show da cantora maranhense Tereza Cantu, da Banda Máquina de Descascar Alho e do Bicho Terra. Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, é de grande e valiosa importância a presença exclusiva de artistas maranhenses na programação.

“Preparamos uma festa onde os protagonistas são os artistas e grupos maranhenses. É dever da gestão pública garantir a divulgação e circulação dos nossos bens culturais. E, obtivemos uma ótima receptividade do público que participou expressivamente da festa”, afirmou Gonçalves.

No encerramento do Carnaval na Praça Maria Aragão, a Trupiada da Ilha, composta por integrantes de grupos de Bumba-meu-boi e o Pai Francisco acompanhado pela Mãe Catirina, em uma solenidade simbólica, receberão do Rei Momo Vitor Mendes as chaves da cidade, decretando aberta assim a Temporada Junina São Luís.

“Com esse ato, queremos chamar atenção para o período junino que já começa a ser produzido agora no mês de fevereiro. As festividades juninas, no calendário cultural da cidade, são as que movimentam o maior número de pessoas, que se envolvem com a cadeia produtiva e realizam um dos maiores espetáculos já visto no país”, destaca o coordenador de eventos da Func, José Ribamar Moraes.

Festa pela cidade – A comunidade do Desterro também celebra o último dia de Carnaval e se despede da folia de Momo com uma programação recheada de grandes atrações. A partir das 17h, as bandas da comunidade e os shows de Sindicato do Samba, do Quinteto da Folia com os cantores maranhenses Gilvan Mocidade, Jota Junior, Jailson Pereira, Wallace Godinho e Alessandra Loba, e a Banda Bicicleta do Samba animarão os foliões.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!