Semana Maranhense de Dança abre na segunda-feira, dia 20 de agosto
Com espetáculos, palestras, oficinas e intervenções São Luís sediará a sexta edição da Semana Maranhense de Dança, promovida pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria de Estado da Cultura por meio do Teatro Arthur Azevedo, no período de 20 a 26 de agosto.
A VI Semana Maranhense de Dança contará com participação de grupos, companhias e bailarinos e coreógrafos maranhenses e convidados de outros estados brasileiros para apresentarem espetáculos solos, duos, trios e em grupo, além de participarem de cursos e oficinas de dança que acontecerão no Teatro Arthur Azevedo, Sala Ballet Olinda Saul e Sala de Dança do Centro de Criatividade Odylo Costa filho, pela manhã e tarde.Os espetáculos serão apresentados nos teatros
Arthur Azevedo, Alcione Nazaré e São Luís, no Lítero Recreativo Português (centro), à noite e nas praças Nauro Machado e Praça da Criança (na Praia Grande), à tarde. Todos os espetáculos tem entrada franca e os ingressos serão retirados nas bilheterias dos teatros, a partir das 14h no dia das apresentações.
Estão confirmadas as participações dos grupos, companhias e bailarinos: Quasar Cia de Dança (GO), Paracuru Cia de Dança (CE), Henrique Rodovalho (GO), Ângelo Madureira (SP), Ana Catarina Vieira (SP), Jaime Arôxa (RJ), Camila Delphim (RJ), Raphael Bercovitch (RJ), Maria Rosa Aroxâ (RJ), Jorge Teixeira (RJ), Luana Correa (RJ), Gustavo Carvalho (RJ), Flávio Sampaio (CE), Patrick Owodon´s (RJ), Marcio Mansur (SP), Bruna Gaglianone (Rússia), Erick Swolkin (Rússia), Mestre King (BA), Edson Santos (SP), Ricardo Marinelli (PR), Erivelto Viana (MA), Cia Encantar (MA).
A abertura oficial da VI Semana Maranhense de Dança será às 20h de segunda-feira (20) e terá a presença da secretária de estado da Cultura, Olga Simão, o diretor do TAA, Roberto Brandão e a Comissão organizadora do evento que tem a frente o bailarino, coreógrafo e professor Abelardo Telles, contará com ainda com a participação de professores de dança e bailarinos de companhias e grupos maranhenses e convidados. Após a solenidade de abertura será apresentado o espetáculo Só Tinha de Ser Você, com bailarinos da Companhia Quasar Cia de Dança, de Goiânia (GO).
O espetáculo criado em 2005, é uma homenagem a dois dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos: Elis Regina e Tom Jobim. A partir de uma trilha sonora o coreógrafo adiciona a dança como elemento poético à obra cristalizada no álbum Tom & Elis, gravado em 1974. Com direção artística e coreografias de Henrique Rodovalho e direção executiva de Vera Bicalho, o espetáculo conta no elenco com os bailarinos: Andrey Alves, Carolina Ribeiro, João Paulo Gross, José Villaça, Marcos Buiati, Martha Cano, Paula Machado, Valeska Gonçalves e Flora Maria.
Homenagens
A Semana Maranhense de Dança homenageará este ano os profissionais que dedicaram suas vidas em prol dança, Nadir Xavier e Antônio Gaspar. A homenagem será prestada aos dois na noite de sábado (25), no palco do Teatro Arthur Azevedo.
Nadir Xavier, que na verdade se chama Maria da Purificação Diniz Silva, dedicou sua vida a trabalhar com a dança assessorando o professor, bailarino e coreógrafo Reynaldo Faray, sempre fiel ao mestre. Ela iniciou ao lado do mestre da cultura maranhense, o professor Reynaldo Faray, ao leve estilo dos suaves bailados, percorreu as lindas rabiscadas da imaginação, transformando sua Maria da Purificação, em a única inspiração "Nadir Xavier", uma das mulheres de maior importância na vida do mestre Faray..., comenta Odilon Ferrer. Seu amor pela dança seguiu mesmo depois da morte do mestre e atualmente, continua divulgando com excelência a arte da dança na Escola de Dança Adágio.
Antonio Gaspar nasceu em São Luís, onde iniciou carreira como ator. Aprendeu os primeiros passos de valsa com sua mãe para posteriormente começar seus estudos de dança clássica no Rio de Janeiro, com Tatiana Leskova. Em 1972, passou a integrar o corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Na busca do aperfeiçoamento, mudou-se para o Canadá, onde passou a integrar a The Dance Company of Ontario. Em New York, dançou e frequentou as classes de Valentina Pereyaslavec, David Howar, Stvan Rabonsky, Melissa Hayden, entre outros professores de dança. Com o Ballet do Nuevo Mundo, de Caracas, na Venezuela, excursionou pela América Latina.
Em 1992, voltou a São Luís para criar e dirigir o Corpo de Baile do Teatro Arthur Azevedo, onde em 1995 coreografou a ópera popular, O Sonho de Catirina, com direção geral de Fernando Bicudo.
Atualmente Gaspar está no Teatro Municipal do Rio de janeiro, onde estreia o ballet A Bela Adormecida no papel de Carabosse, sobe direção de Fauzi Manusur, além ministrar aulas de ballet e "master classes" em diversas academias e companhias de dança.
Oficinas e Escolas
Na manhã de terça-feira (21) a programação da VI Semana Maranhense de Dança será iniciada logo pela manhã com a realização de oficinas. Serão realizadas 16 oficinas durante toda a semana de terça a sábado, com aulas nos turnos da manhã e tarde.
Também na terça-feira a programação de espetáculos da Semana Maranhense de Dança terá apresentações em duas sessão especiais para alunos da rede pública de ensino, às 9h, e às 15h, no Teatro Alcione Nazaré (CCOCf), no programa de formação de platéia do projeto Arte Educação, em parceria com a secretaria de estado da Educação.
0 comentários:
Postar um comentário