JOAOSINHO TRINTA PROJETA DESFILE PARA COMEMORAR 400 ANOS DE SÃO LUÍS

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

JOAOSINHO TRINTA PROJETA DESFILE PARA COMEMORAR 400 ANOS DE SÃO LUÍS



Evandro Júnior
(Da equipe de O Estado)

A programação em homenagem aos 400 anos de São Luís, a serem comemorados em 2012, contará com a assessoria especial de um ilustre, talentoso e criativo maranhense. João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta, 76 anos, famoso carnavalesco e artista plástico que transformou a maneira de se fazer Carnaval no Brasil, está entusiasmado para tirar do papel as ideias que, segundo ele, serão um presente inesquecível para a sua terra natal.

O artista já sofreu dois derrames, em 1996 e 2004, e em 2009 desfilou na Sapucaí em uma cadeira de rodas, quando foi homenageado pela escola de samba Grande Rio. Atualmente, se diz muito bem de saúde e com disposição para criar.

Há três meses residindo em São Luís, onde fixará residência definitivamente a partir de agora, ele se diz feliz por estar de volta à capital maranhense e revela que não poderia ter tomado essa decisão em momento mais oportuno. Neste período de festas juninas, Trinta tem visitado os terreiros, revisto amigos e admirado as belezas da cultura que até hoje serve de inspiração para sua habilidade de criar.

Por telefone, Joãosinho Trinta conversou com O Estado e revelou que dará tudo de si para que as atividades do quarto centenário de São Luís sejam um grande espetáculo.


O Estado – Como o senhor se sente de volta definitivamente à sua terra, após mais de 50 anos morando no Rio de Janeiro?

Joãosinho Trinta – Estou super feliz e realizado. E mais ainda por estar presenciando as festas juninas maranhenses, que considero as mais bonitas e criativas do Brasil. Estou aproveitando esse meu retorno ao Maranhão, revendo os amigos e os lugares da cidade que marcaram a minha infância.


O Estado - Como se dará a sua participação nas comemorações em homenagem aos 400 anos de São Luís?

Joãosinho Trinta – A governadora Roseana Sarney me convidou para ajudar o Governo do Estado a preparar essa festa e fiquei muito honrado. Estou realmente disposto a ajudar e a fazer tudo o que estiver ao meu alcance. Nós faremos em São Luís um grande evento.


O Estado – O que de especial o senhor pensou para essa festa?

Joãosinho Trinta – Quero fazer um grande espetáculo. Uma mistura de parada cívica com Carnaval e cortejo. Já comecei a trabalhar no projeto e já estou conversando com os artistas, entidades folclóricas e pessoas ligadas ao bumba meu boi. O desfile acontecerá no dia 8 de setembro.


O Estado – Qual foi o local pensado para esse desfile?

Joãosinho Trinta – Esse espetáculo vai acontecer na Avenida Litorânea, com arquibancadas, camarotes e uma decoração maravilhosa à altura da festa. Vou me esforçar ao máximo para que tudo saia maravilhosamente bem. E para tal, não gastaremos nada do Governo do Estado, pois teremos patrocínio de grandes empresas.


O Estado – Por sua influência no meio artístico brasileiro, o senhor pensa em convidar artistas nacionalmente conhecidos para vir dividir essa alegria com o senhor e os demais maranhenses?

Joãosinho Trinta – Sim, claro! Não somente artistas, mas muitas autoridades, começando pela presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, ministros, governadores de todos os estados, senadores e prefeitos. Temos uma lista grande de pessoas ilustres. Temos que apresentar a eles uma grande festa, afinal São Luís é Patrimônio Cultural da Humanidade.


O Estado - Além desse desfile, como se dará a sua participação nos preparativos do carnaval da Beija-Flor, que homenageará São Luís na Sapucaí?

Joãosinho Trinta – Meu papel nesse processo é de consultor e me coloquei à disposição dos carnavalescos e do diretor Laíla. Hoje (ontem), eles irão me apresentar a sinopse do desfile. A equipe da Beija-Flor é altamente capacitada para esse trabalho e por essa razão estou tranquilo. No entanto, estou servindo de consultor. Prefiro deixá-los à vontade, pois confio no trabalho e sei da competência deles.


O Estado – O senhor também desfilará na Sapucaí?

Joãosinho Trinta – Eu recebi o convite para desfilar e aceitei. Serei um dos homenageados e estou muito feliz por isso. Dessa maneira, voltarei à avenida ainda mais feliz, pois estarei com o meu povo.


O Estado – Quando foi seu primeiro trabalho carnavalesco no Rio?

Joãosinho Trinta – Foi no ano de 1974, para o Salgueiro. Aliás, fizemos uma homenagem à história da invasão francesa no Maranhão.


O Estado – O senhor acredita que a Beija-Flor dará uma conotação inusitada e diferente de tudo o que já foi feito sobre São Luís?

Joãosinho Trinta – Acredito piamente. A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis é uma agremiação vencedora e de grande valor artístico. Tenho certeza de que teremos uma grata surpresa, e eu farei o que for possível para que esse desfile seja maravilhoso.


O Estado – O senhor morou por mais de 50 anos no Rio de Janeiro, conquistou a fama e muitos troféus no Carnaval. Hoje, de volta à sua terra, qual a avaliação que o senhor faz de toda essa história?

Joãosinho Trinta – Foi uma vida vivida com intensidade e muitas realizações. No Rio de Janeiro, eu transformei a maneira de se fazer Carnaval. Quando eu cheguei lá, eles comemoravam o “Samba do Crioulo Doido” e eu transformei tudo aquilo no maior espetáculo da terra. Hoje, a Rede Globo transmite o Carnaval para 156 países ao redor do mundo. E São Luís ganhará essa repercussão internacional com a homenagem da Beija Flor no ano que vem. A minha história é longa e hoje me considero um vencedor.


O Estado – Como está sendo emocionalmente para o senhor esse retorno a São Luís?

Joãosinho Trinta – Está sendo incrível! Aqui eu morei em várias ruas, como na Rua da Alegria, no centro da cidade. Já fui lá vê como está atualmente. Estou vendo que a cidade cresceu muito. Bairros como Calhau e Ponta d’Areia estão totalmente diferentes. O trânsito daqui já é de cidade grande. Estou orgulhoso da minha terra. Apesar de eu ter parentes aqui, estou pensando em morar na minha própria casa. Quanto ao bairro, ainda não sei qual será, pois eu gosto de São Luís como um todo. Eu amo a minha terra.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!