Vendas no Dia das Mães devem movimentar R$ 17 bi no comércio
Segunda data comemorativa mais importante para o varejo em faturamento, o Dia das Mães deve fazer com que 74% dos brasileiros realizem ao menos uma compra no período. Segundo estimativas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), aproximadamente 111,5 milhões de brasileiros devem presentar alguém neste Dia das Mães, o que deve injetar cerca de 17,05 bilhões de reais nos setores do comércio e serviços.
Embora o percentual de consumidores que devem ir às compras seja
elevado, a maior parte dos compradores está receosa para aumentar gastos na
comparação com o ano passado, procurando manter o orçamento livre de dívidas.
Cerca de 19% dos consumidores entrevistados disseram que têm a intenção de
desembolsar mais com os presentes. A maior parte, no entanto (36%), planeja
gastar a mesma quantia que em 2017, enquanto 18% pensam em diminuir.
Entre os que pretendem gastar mais, as principais razões são comprar um
presente melhor (58%), estar com uma renda melhor este ano (33%) e por
acreditar que os presentes estão mais caros (29%). Já entre os que pretendem
gastar menos, o fato de estar com o orçamento apertado (48%), querer economizar
(27%) e estar desempregado (26%) são os principais motivos.
O pagamento à vista será o meio mais utilizado pelos consumidores, sendo
que em 53% dos casos o pagamento será em dinheiro e em 24%, no cartão de
débito. O cartão de crédito parcelado será usado por 28% dos entrevistados.
Entre os que dividirão as compras, a média é de quatro prestações por
entrevistado.
De acordo com o levantamento, a maioria (44%) dos consumidores deve
comprar apenas um único presente. Somente 8% dos entrevistados disseram que
iriam comprar quatro ou mais itens.
Considerando a soma de todos os presentes adquiridos, o gasto médio do brasileiro no Dia das Mães deve ser de R$ 152,98. No entanto, praticamente um terço dos entrevistados (34%) estão indecisos e ainda não sabem ou não decidiram o valor que pretendem desembolsar este ano.
Considerando a soma de todos os presentes adquiridos, o gasto médio do brasileiro no Dia das Mães deve ser de R$ 152,98. No entanto, praticamente um terço dos entrevistados (34%) estão indecisos e ainda não sabem ou não decidiram o valor que pretendem desembolsar este ano.
A maioria (59%) dos consumidores ouvidos pela pesquisa acredita que os
produtos estão mais caros do que em 2017. Por outro lado, 38% consideram que os
presentes estão na mesma faixa de preço e somente 2% acreditam que os produtos
estão mais baratos.
Quatro em cada cinco entrevistados (83%) pretendem comprar o presente
pagando sozinhos, 8% pretendem dividir o valor integral com outras pessoas e 4%
afirmam que vão pagar sozinhos parte do presente, porém o restante será rateado
com outras pessoas. A maior parte dos que vão dividir (44%) afirma que vai
presentear juntamente com os irmãos, 24% com o cônjuge ou companheiro, 22% com
outros familiares e 18% vão dividir com o pai.
Neste ano, os produtos mais procurados serão as roupas (42%), perfumes
(36%), calçados (23%) e cosméticos (21%). Questionados sobre o principal fator
que os entrevistados levam em consideração na hora de comprar o presente, 27%
elegeram a qualidade do presente, 21% priorizam o perfil da presenteada, 16% o
desejo da presenteada e 13% o preço do presente. A própria mãe (79%) será a
mais presenteada, como também as esposas (23%) e as sogras (19%).
Quanto aos locais de compras, os shopping centers são os destaques, com
preferência para a compra da maioria dos presentes de 36% dos entrevistados. Na
sequência aparecem as lojas virtuais (29%), os shoppings populares (19%), as
lojas de rua/bairro (17%) e as lojas de departamento (17%). Para escolher o
local, os fatores mais decisivos são o preço (56%), as promoções e descontos
(43%), a qualidade dos produtos ofertados (42%) e a diversidade de produtos
(25%).
O velho hábito de deixar tudo para a última hora também aparece nas
respostas dos entrevistados. Cerca de 12% dos compradores acham que vão
realizar as compras nas vésperas do Dia das Mães. Os que vão fazer as compras no
início de maio representam 46% das pessoas ouvidas. A celebração será
principalmente na casa da mãe (46%) e 27% comemorarão em suas próprias casas.
Perguntados se pretendem fazer pesquisa de preço antes de irem às
compras, a maioria dos entrevistados (80%) afirma que sim, já 14% não
pretendem, seja porque vão comprar nos estabelecimentos que já têm costume
(6%), por gostarem de comprar o que veem e agrada (6%) ou por não terem tempo
(2%).
Entre os que costumam fazer pesquisa de preços, a maioria (73%) utiliza
sites na internet. Já 50% procuram os melhores preços em lojas de shopping, 46%
em lojas de rua e 28% utilizam aplicativos de oferta.
Levando em consideração somente os que costumam pesquisar preços na
internet, 72% recorrem ao Google, 51% utilizam sites de comparação de preços e
43% pesquisam nos mais variados sites de varejistas.
A pesquisa sinaliza que muitos dos consumidores que pretendem comprar presentes já extrapolaram o limite das suas finanças. Cerca de 36% dos entrevistados declararam ter atualmente alguma conta em atraso e 20% costumam gastar mais do que podem para presentear no Dia das Mães. Outros 5% pretendem deixar de pagar alguma conta para comprar o presente. A pesquisa mostra que dos 60% de consumidores que compraram presentes para o Dia das Mães em 2017, 21% ficaram com o nome sujo por causa dessas compras.
A pesquisa sinaliza que muitos dos consumidores que pretendem comprar presentes já extrapolaram o limite das suas finanças. Cerca de 36% dos entrevistados declararam ter atualmente alguma conta em atraso e 20% costumam gastar mais do que podem para presentear no Dia das Mães. Outros 5% pretendem deixar de pagar alguma conta para comprar o presente. A pesquisa mostra que dos 60% de consumidores que compraram presentes para o Dia das Mães em 2017, 21% ficaram com o nome sujo por causa dessas compras.
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