Coral São João embarca em turnê na Europa

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Coral São João embarca em turnê na Europa


Numa turnê internacional, que prevê apresentações em três países da Europa, o Coral São João mostrará, pela oitava vez, a rica produção cultural maranhense na turnê “Si le choeur vous en dit…”, que em português significa “Se tu tiveres vontade”, expressão que faz convite ao público para cantar com o coral. A viagem que conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), está marcada para o próximo dia 29 e terá início por Paris.


“Estamos nessa missão musical de levar o nome do nosso Estado e da nossa cidade nessa turnê maravilhosa. Representaremos muito bem a nossa música popular maranhense, o nosso folclore. Mas nada disso seria possível sem o apoio do Governo do Maranhão por meio do secretario Diego Galdino que acreditou no nosso trabalho. A música é nossa bandeira”, destacou o regente do coral São João, Fernando Moucherek.

Com 40 músicas, o concerto musical tem duração de 50 minutos. O repertório é composto por grandes músicas do cancioneiro popular brasileiro imortalizadas nas vozes de Tom Jobim, Chico Buarque de Holanda e outros intérpretes. Compositores maranhenses como João do Vale, Chico Saldanha e Mochel também serão reverenciados na turnê, que abre espaço ainda para o repertório sacro, com o padre José Maurício Nunes Garcia e Heitor Vila-Lobos.

“O coral São João é um dos mais expressivos e atuantes grupos de canto coral do Maranhão. Prestam homenagens a nossa cidade através da música, sempre levantando a bandeira da nossa cultura e cantando a música universal. O governo do Estado está feliz em ajudar a levar um pouco do Maranhão à Europa través do coral”, disse o secretario Diego Galdino.

Um dos momentos do espetáculo, que promete emocionar o público, será quando os integrantes do São João, voltarão ao palco vestidos com roupas características do bumba-meu-boi, para cantar músicas de uma das manifestações folclóricas mais ricas do Maranhão. “Este momento dedicamos só ao boi, cantando toadas de três sotaques: matraca, zabumba e orquestra”, destaca Mouchereck.
Na turnê participarão 35 pessoas do Coral São João, incluindo as solistas maranhenses Raissa Mohair e Patrícia Berto. Os coralistas serão acompanhados pelos músicos Arlindo Carvalho (percussão) e, Angélica Vieira (piano).

Viagem

O Coral São João vai a Paris no próximo domingo, dia 29, e no dia seguinte, à noite, se apresentará na Igreja Notre – Dame – du- Liban, um local de prestígio e imponência na capital francesa.  Dia 2, os artistas maranhenses farão um concerto na Sala dos Espelhos do Château de Versailles. No dia 3, o coral fará concerto privado a convite do grupo Les Musi’ Terriens.

Com os ingressos esgotados em Bruxelas, o coral se apresentará dia 5 de maio, com concerto na Maison Communale d’Uccle, com os corais Anaconda e Vox anima.
Em Liège, a apresentação será dia 6 de maio, durante Missa na Igreja de Sainte-Foy de Liège e na Igreja Sainte-Véronique com o Coral La Magnanarelle.

Em Luxemburgo, o concerto será  dia 9 de maio, na Catedral de Lintgen. O Coral São João é o convidado de honra da Prefeitura de Lintgen e da Associação Internacional “Cercle Camões”. Foram os padres franciscanos dessa igreja que desenharam , projetaram e executaram a construção da Catedral da Sé e do altar da Sé de São Luís.

A turnê se encerra dia 10 de maio, com concerto no Grand Palais Ducale de Luxemburgo.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!