EDUFMA LANÇA LIVRO “GUARNECENDO MEMÓRIAS”, DE EUCLIDES MOREIRA NETO, NO 40º FESTIVAL GARNICÊ DE CINEMA

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

EDUFMA LANÇA LIVRO “GUARNECENDO MEMÓRIAS”, DE EUCLIDES MOREIRA NETO, NO 40º FESTIVAL GARNICÊ DE CINEMA

Uma obra que procura resgatar a memória do Festival Guarnicê de Cinema, que este ano comemora seus quarenta anos de existência será lançada pela Universidade Federal do Maranhão e o Instituto Guarnicê, no próximo dia 2 de junho (sexta)  durante a solenidade de abertura do Festival, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. 

O livro, que é denominado de “Guarnecendo Mórias”, é assinado pelo Jornalista, Mestre em Comunicação Social e doutorando em Estudos Culturais (Universidade de Aveiro, Portugal), Euclides Moreira Neto, que participou efetivamente das 31 primeiras edições do referido festival, como concorrente e coordenador, posteriormente.


Além de Moreira Neto, o livro “Guarnecendo Memórias”, reúne 26 depoimentos primorosos de protagonistas do festival audiovisual maranhense, os quais relatam experiências e momentos singulares provocados pelo festival guarnicê. Entre os colaboradores do livro estão nomes muitos atuantes no meio cultural maranhense e brasileiro, estando entre eles Joaquim Haickel, Cecília Leite, Alice Gonzaga, Aurora Miranda, Amélia Cristina, João Ubaldo de Moraes, Breno Ferreira, Murilo Santos, Mário Cella e tantos outros.

Falando sobre o livro, o Chefe do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Protássio Santos, disse que “A cada ‘capítulo’ o tempo salta e envolve o leitor, ‘levando-o a reviver todo um diálogo onde o autor e os demais convidados que violaram suas memórias dando depoimentos primorosos são protagonistas e narradores”. O Professor Doutor Protassio disse ainda que os relatos descritos em “Guarnecendo Memórias”, nos faz ter certeza que o ocorrido nas décadas de 70, 80 e 90 do século passado e nos primeiros anos deste século, “não são coisas do passado” e sim a história viva e aguerrida de grande significado atual para nós que vivemos e fazemos a cultura deste estado.
Conclui Protássio Santos afirmando que “Euclides Moreira Neto nos permite, com suas lembranças e “outros  testemunhos férteis”, em ver a vida como “uma peça em andamento”, e  “fazer o hoje melhor do que o ontem que não conseguimos realizar”. O livro “Guarnecendo Memórias” nos faz confrontar sentimentos e lutas que ainda habitam em nós, finaliza o Chefe do DCSo/UFMA.

RESGATE E HOMENAGEM

Moreira Neto esclareceu que quando partiu para escrever o livro, ele sentiu-se impulsionado em trazar à tona lembranças de fatos e de acontecimentos que vivenciou durante sua trajetória na comunidade acadêmica, na qual ele dedicou toda sua atuação de gestor público e fazendo da UFMA uma referência no campo cultural nas décadas de 1980, 1990 e nos primeiros anos dos anos 2000, quando aquela Instituição de Ensinio Superior era vista como vanguarda no movimento cultural local e regional.

Afirmou ainda Euclides que ele sentiu-se provocado a prestar contas de sua atuação como gestor e das cumplicidades vividas no campo acadêmico com pessoas de todas as áreas de atuação, por isso aos colegas convidados a prestar seu depoimento foi também um ato para homenageá-los enquanto construtores de sonhos. Lembra o autor, que quando o festival guarnicê foi criado, em 1977, no Maranhão só havia 2 universidades (UFMA e UEMA) e em nenhma dessas IES tinha cursos ligados ao audiovisual, por isso o festival assmiu um papel vital para manter um movimento audiovisual em nossa terra.

O livro “Guarnicendo Memórias” tem 376 páginas, tem o selo da Editora da UFMA (EDUFMA), e sua primeira edição está sendo impressa na Gráfica Minerva com Prefácio do também jornalista e pesquisador de cultura popular Herbert de Jesus Santos, que afirma na sua participação: Desejamos que “Guarnecendo Memórias” atinja a culminância traçada pelo seu idealizador, já ele, por assim dizer, sabatinado nos versos do alteroso “I-Juca-Pirama”, ou o monumental poema épico americano, de Gonçalves Dias, colocando voz no chefe Timbira para o guerreiro Tupi: “(...) Dize-nos quem és, teus feitos canta,/ou se mais te apraz, defende-te! (...)”, ou, no popularizado e, também, demasiadamente, repetido, por nós: “Diga com quem andas, e eu te direi quem és!”.
Para Herbert há muitos outros ditos da coleção maranhense, em que se pode encaixar, perfeitamente, este entusiasta e reluzente “Guarnecendo Memórias”, de Euclides Moreira Neto. Mesmo ele, modestamente, avisando aos navegantes que “O tema não se encerra com essa narrativa, porém que ela seja motivadora, para que outras narrativas venham à tona e delas surjam frutos benéficos para outros se inspirarem”. E filosofal atuante: “O Mundo é minha provocação!”.

O QUÊ: Lançamento do livro “Guarncedendo Memórias”
QUANDO: 02 de junho de 2017
ONDE: Centro de Criatividade Odylo Costa Filho
QUEM: Euclides Moreira Neto, Joaquim Haickel, Mário Cella, Murrilo Santos, Cecília Leite, Amélia Cristina, Luís Carlos Cintra, Bertrand Lira, João Ubaldo, Breno Ferreira, Alice Gonzaga, José Guterres Filho, Joaquim Santos, Miguel Veiga, Francisco Colombo, Aurora Miranda, Arly Arnoud, Nerine Lobão, João Ubaldo de Moraes, Fábio Eneas, José Maria Eça de Queiroz, Raimundo Nonato Medeiros, Renato Alexandre, Fredrerico Machado, Ralf Tambek, Wilson Chagas e outros.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!