Palestra de psicanalista francês abrirá o I Colóquio Internacional sobre religiões na UFMA

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Palestra de psicanalista francês abrirá o I Colóquio Internacional sobre religiões na UFMA


 O Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão receberá, de 11 a 14 de abril, o I Colóquio Internacional “Religiões Ontem e Hoje: Considerações antropológicas e psicanalíticas”. O evento, realizado em parceria com a Université Paris-Diderot, instituição conveniada com a UFMA, tem como objetivo responder algumas inquietações oriundas do campo das religiões.


A conferência de abertura, às 17h, no auditório central, será ministrada pelo psicanalista francês Roland Chemama e terá como tema “Como um psicanalista pode abordar, atualmente, a questão da religião?”   A programação contará com a participação de pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da UFMA.
Antropólogos e psicanalistas estarão reunidos a fim de discutir as influências e os efeitos das religiões de várias matrizes na vida social dos indivíduos. Ao todo, serão 11 grupos de trabalho que abordarão diversos aspectos sobre as religiões. A intenção é provocar questionamentos e responder a várias questões essenciais: as religiões podem ser reduzidas as atividades que reúne os fiéis e seus chefes no templo religioso ou se sobressaem delas outras esferas como política, economia, educaç& atilde;o, etc.? Quais seus efeitos na subjetividade contemporânea? Que papel tem a religião nos processos de precarização, no risco e\ou inseguridade ontológica, que marca as relações sociais que diversos sociólogos constatam hoje?
Saiba mais no site do Colóquio http://www.religioesontemehoje.co

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!