Liesa decide que Portela dividirá o título de campeã de 2017 com a Mocidade

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Liesa decide que Portela dividirá o título de campeã de 2017 com a Mocidade

Rio de Janeiro - Desfile da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, pelo grupo especial, no Sambódromo (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel no Sambódromo

Em reunião a portas fechadas, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio) decidiu, na noite desta quarta-feira (5), que Portela e Mocidade Independente de Padre Miguel dividirão o título do Carnaval de 2017.

A Portela foi declarada a vencedora na Quarta-feira de Cinzas, com 269,9 pontos dos 270 possíveis. A Mocidade ficou em segundo lugar por um décimo. Na sequência, aparecem Salgueiro (269,7) e Mangueira (269,6).


Depois da apuração, no entanto, quando as justificativas para as notas dos jurados foram divulgadas, ficou claro que um deles havia cometido um erro –penalizara a Mocidade pela ausência de um destaque que não estava previsto.

O erro aconteceu porque o jurado baseou sua nota em um roteiro desatualizado do desfile. No roteiro original, a Mocidade dizia que haveria um destaque no chão, mas na versão final, a escola não citava o destaque. O jurado tirou justamente um décimo da escola.

A Liesa não explicou por que o jurado não tinha a versão atualizada do roteiro.
Se o jurado não tivesse subtraído o décimo da nota da Mocidade, a escola teria empatado com a Portela. No desempate, teria vencido a escola de Madureira pois teve nota mais alta no quesito decisivo, comissão de frente.

Apesar disso, ficou decidido na reunião desta quarta que as duas escolas dividirão o título. Das doze escolas do Grupo Especial, quatro se abstiveram de votar sobre a divisão do título –Tijuca, Imperatriz, Beija-Flor e Salgueiro– e uma, a Portela, votou contra. As outras se declararam a favor.

O último campeonato da Mocidade foi em 1996 e o da Portela, em 1984. A última vez que duas escolas dividiram o título do Carnaval do Rio foi em 1998, quando Mangueira e Beija-Flor foram campeãs.

O desfile da Mocidade, sobre o Marrocos e as Mil e Uma Noites, teve a comissão de frente mais aplaudida do Carnaval, com um Aladdin voando alto num drone em forma de tapete.

IMPREVISTOS

O Carnaval do Rio teve uma série de imprevistas neste ano, o que levou a Liesa a determinar nenhum rebaixamento. Segundo a própria Liga, os acidentes com carros alegóricos da Paraíso do Tuiuti e Unidos da Tijuca ficaram marcados como os piores nos últimos 33 anos da avenida.

O carro da Tuiuti perdeu o controle e atropelou ao menos 20 pessoas no domingo (26). Já no desfile da Unidos da Tijuca, uma parte do carro alegórico despencou e integrantes da escola chegaram a sofrer uma queda de seis metros, na segunda (27).

Somados, os dois acidentes feriram 32 pessoas. Muito criticada por não ter interrompido os desfiles no momento do acidente, o que teria prejudicado o trabalho de socorro aos feridos, a Liga recebeu vaias no Sambódromo, quando o presidente Jorge Castanheira anunciou a medida.

Gritos de "vergonha" foram ouvidos nas arquibancadas, onde o público costuma acompanhar a apuração. A falta de punição é vista por críticos como uma forma de beneficiar escolas que foram imprudentes com as questões de segurança. "Foi uma fatalidade, mas quem errou tem que pagar", disse Neguinho da Beija-Flor.
A Polícia Civil do Rio abriu dois inquéritos para apurar os acidentes com as escolas. Já o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) prometeu criar um sistema de certificação e fiscalização dos carros alegóricos. Essa regulação passaria a valer no Carnaval de 2018.

PosiçãoEscolaNota final
1Portela269,90
2Mocidade Independente de Padre Miguel269,8
3Salgueiro269,7
4Mangueira269,6
5Acadêmicos do Grande Rio269,40
6Beija-Flor269,2
7Imperatriz Leopoldinense268,5
8União da Ilha do Governador267,8
9São Clemente267,40
10Unidos de Vila Isabel267,40
11Unidos da Tijuca266,8
12Paraíso do Tuiuti264,6



0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!