Livro “Guerra Urbana – morrendo pela vida loka”,do jornalista Nelson Chagas Melo, será lançado nesta sexta-feira (31),
Tecnologia do Blogger.

Livro “Guerra Urbana – morrendo pela vida loka”,do jornalista Nelson Chagas Melo, será lançado nesta sexta-feira (31),

Nelson Chagas Melo lançará o livro amanhã

Livro “Guerra Urbana – morrendo pela vida loka”, de autoria do jornalista Nelson Chagas Melo, será lançado nesta sexta-feira (31), às 17h, no Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A disputa entre facções criminosas no Maranhão, com ênfase na região metropolitana de São Luís, norteia o livro intitulado “Guerra Urbana – morrendo pela vida loka”, de autoria do jornalista Nelson Chagas Melo, que será lançado amanhã, às 17h, no Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A obra, prefaciada pelo pesquisador e inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Antonio Noberto, aborda o crime organizado do ponto de vista descritivo e filosófico, sendo que o autor utiliza, para embasá-la, conhecimentos da Psicanálise, Antropologia, Semiótica, Mitologia, História e Criminologia, entre outros.
Em “Guerra Urbana – morrendo pela vida loka”, Nelson Melo observa o papel do líder nos “salves” ou comandos direcionados aos subordinados, em uma estrutura hierárquica arquetípica em todas as facções existentes no Brasil e em várias partes do planeta, como ocorre na rede Al-Qaeda e no grupo jihadista Estado Islâmico. O autor narra a trajetória do Bonde dos 40, Primeiro Comando do Maranhão (PCM), CV, Comando Organizado do Maranhão (COM) e Primeiro Comando da Capital (PCC) no território maranhense.
A obra não é apenas descritiva. Possui uma estrutura teórica bastante vigorosa, com a citação de pensadores e estudiosos como Ar-thur Schopenhauer, Freud, Joseph Campbell, Bertrand Russel, Carlos Amorim, Ortega y Gasset, Francisco Razzo, Luís Felipe Pondé, Geoffrey Blainey, Ana Vicentini de Azevedo, JoDurden Smith, Paulo Roland, Michael Weiss, Hassan Hassan, Eric Hobsbawm, Marco Ribeiro, e outros. O prefácio é assinado por Antonio Noberto, pesquisador, turismólogo, membro-fundador da Academia Ludovicense de Letras (ALL) e policial rodoviário federal.
Nascido em Santa Rita (MA), Nelson Chagas Melo é formado em Comunicação Social pela antiga Faculdade São Luís, ele começou a escrever o livro há um ano e cinco meses, quando teve início uma intensa pesquisa bibliográfica sobre o crime organizado, as guerras urbanas e a “vida loka”, que ele define como uma conduta desviada, cujos adeptos não aceitam as normas estabelecidas pelo aparelho estatal para um bom convívio e para a manutenção da ordem pública.
Serviço
O quê
Lançamento do livro “Guerra Urbana – morrendo pela vida loka”
Quando
Amanhã, às 17h
Onde
Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Preço do livro: R$ 30
Mais informações: (98) 98708-7919; (98) 98304-6805; (98) 98169-4983


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!