Exposição “Alistamento”, na Galeria de Arte do Sesc Centro

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Exposição “Alistamento”, na Galeria de Arte do Sesc Centro

 Um olhar sobre o militarismo
Exposição “Alistamento”, de Éder Oliveira, será aberta hoje, às 19h, na Galeria de Arte do Sesc Centro, abrindo os trabalhos do projeto Sesc Amazônia das Artes deste ano.

A primeira edição do projeto Sesc Amazônia das Artes deste ano traz uma exposição inusitada: “Alistamento”, um olhar artístico sobre jovens paraenses que se alistaram nas Forças Armadas. De autoria de Éder Oliveira, será aberta hoje, às 19h, na Galeria de Arte do Sesc Centro (Praça Deodoro), como resultado de um processo de experimentação estética que aproxima fotografia, retrato, pintura e intervenção. O público poderá conferir os trabalhos até o dia 3 de maio, das 9h às 17h.
O artista apresenta um olhar artístico sobre o alistamento, caminho que surge como opção de mudança de vida para muitos rapazes naturais de cidades pequenas, realidade não diferente de outras capitais brasileiras e mundiais. Os jovens retratados foram fotografados e entrevistados a respeito de temas como identidade amazônica, militarismo e violência.
 
As respostas e histórias fizeram parte do processo de investigação e construção dos trabalhos, incluindo óleo sobre tela, objetos, “site-specific” (arte-ambiente) e videorretrato. O projeto foi contemplado pelo Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014.
A curadoria da exposição é de Marta Mestre, curadora assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que acompanhou desde a etapa de convocação dos jovens até a produção das obras, com visita ao atelier do artista, em Belém. A exposição, entre outras coisas, assume um efeito de espelho antropológico que, sob o véu de falar dos soldados, deixa passar observações sobre as pessoas no geral, sua cultura, valores e atitudes.
Éder Oliveira é formado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela UFPA. O artista participou de exposições como 31ª Bienal de São Paulo, Pororoca: A Amazônia no MAR (Museu de Arte do Rio) e Amazônia e Ciclos de Modernidade (CCBB Rio de Janeiro e Brasília).
Serviço
O quê
Exposição “Alistamento”
Quando
De hoje até o dia 3 de maio, das 9h às 17h
Onde
Sesc Deodoro (Praça Deodoro)
Entrada franca
Mais informações: 32163830.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!