Exposição “Carne de Carnaval”, de Ciro Falcão, será aberta hoje, às 18h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, onde permanece em cartaz até o dia 10 de março

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Exposição “Carne de Carnaval”, de Ciro Falcão, será aberta hoje, às 18h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, onde permanece em cartaz até o dia 10 de março

Criatividade e folia nas telas

A imagem pode conter: 1 pessoa
O artista plástico Ciro Falcão é quem assina a exposição “Carne de Carnaval”, que será aberta hoje, às 18h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo (em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande). A mostra, que permanecerá em cartaz até 10 de março, sempre das 9h às 19h, traz o imaginário das festas da cultura popular do Maranhão em obras que representam folguedos e tradições.

“Carne de Carnaval” reúne 15 obras do artista Ciro Falcão. São pinturas a óleo sobre tela e acrílico que abordam a temática da cultura maranhense, já que o artista é brincante e engajado nas festas populares carnavalescas. O trabalho justifica-se pela relação do autor com o Carnaval, uma herança de família. Especialmente a avó dele, no final dos anos 1960, organizava atividades artísticas como saraus, dentro da própria casa. “Eram apresentações teatrais que estimulavam na gente a sensibilidade para as artes e para o lúdico”, disse Ciro Falcão, que é arte-educador e residente no programa Morada das Artes, na Praia Grande.
A exposição é oportuna nesta época do ano, já que o público poderá observar as obras em pleno período carnavalesco e ver com os olhos das artes visuais os folguedos que estão nas ruas de São Luís. Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão, Ciro expôs pela primeira vez no Instituto de Letras, em 1975. Quatro anos antes, foi convidado pelos folcloristas Zelinda Lima e Zé Figueiredo a elaborar cartazes com desenhos da cultura popular, do folclore de São Luís e do Maranhão, focando nos aspectos místicos. Colaborou, durante o período que esteve na faculdade, com a produção de desenhos para as pesquisas desenvolvidas pela professora e antropóloga Mundicarmo Ferretti.

O primeiro prêmio que o artista recebeu, em 1978, foi quando alcançou o 1º lugar do projeto “Arco Íris”, promovido pela galeria da Fundação Nacional de Arte (Funarte/RJ), com uma xilogravura. Desde então, dedica-se à pintura a óleo, performance e pesquisa da cultura popular, com tendência ao fantástico e às tradições populares. Em 1976, Ciro integrou a Associação dos Artistas Plásticos do Maranhão, na Rua dos Afogados, ponto de encontro para discussão, troca de ideias e aulas de pintura. “O contato com outros artistas, como Cesar Teixeira, Josias Sobrinho, Murilo Santos, ampliaram esse meu olhar para as questões sociais”, afirmou Ciro.
O trabalho como arte-educador é também uma vertente importante para Ciro Falcão, que vê na educação uma forma de engajamento. “Como professor da rede pública de ensino, eu sempre tento relacionar e apresentar para os estudantes as origens dos folguedos, apresentando história, poética e estética, além de informações sobre brincadeiras já extintas, como o dominó, o diabo, o baralho, fofão, entre outros”, disse Ciro.
Serviço
O quê:
 Exposição “Carne de Carnaval”
Quando: De hoje até o dia 10 de março, das 9h às 19h
Onde: Galeria Trapiche Santo Ângelo (em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande)
Entrada gratuita


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!