Máquina e Fuzileiros dão a largada no pré-Carnaval da Madre Deus

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Máquina e Fuzileiros dão a largada no pré-Carnaval da Madre Deus

 
Máquina de Descascar’Alho arrastou multidão na Madre Deus na primeira saída deste pré-Carnaval 2017
Centenas de foliões deixaram a ressaca de lado e saíram com muita animação para acompanhar a Máquina de Descascar’Alho e os Fuzileiros da Fuzarca pelas ruas de um dos bairros de São Luís com mais manifestações culturais.

As principais ruas e avenidas do bairro Madre Deus, em São Luís, foram tomadas por foliões na tarde do primeiro dia do ano. Os Fuzileiros da Fuzarca e a Máquina de Descascar´Alho fizeram suas primeiras saídas em 2017 arrastando os amantes do samba e iniciando o calendário carnavalesco na cidade.
A concentração da Máquina de Descascar´Alho – que completou 31 anos de existência - ocorreu com um sentimento misto de alegria e saudade, já que seria a primeira vez que o bloco desfilaria após a morte de um dos seus fundadores – conhecido por Mestre Veloso (que faleceu em agosto de 2016). “A saudade fica, mas tenho certeza que, do céu, ele [Veloso] está feliz com mais um ano de existência do bloco que ele tanto amava”, disse Jailson Pereira, um dos organizadores da Máquina de Descascar´Alho.
Para homenagear a memória de um dos fundadores, a Máquina estampou no estandarte deste ano uma foto de Mestre Veloso. “Foi também uma forma singela que a gente encontrou para lembrar do nome dele”, afirmou Jailson Pereira. Às 17h, a saída da Máquina mobilizou centenas de foliões, que dançavam ao som das músicas mais conhecidas do bloco, como “A Lasca”, “Ensacar´Alho”, dentre outras.
A Máquina percorreu o Largo do Caroçudo, além da Praça da Saudade e parte da Rua do Passeio. No início da noite, o cortejo retornou ao Largo do Caroçudo, onde o desfile terminou. “Eu amo sempre desfilar pela Máquina. É sempre uma alegria para mim”, disse a dona-de-casa Maira Lopes, moradora da Liberdade.
Fuzileiros
Mais cedo, às 16h de ontem (1º), um dos grupos mais tradicionais do carnaval de rua de São Luís – Os Fuzileiros da Fuzarca – também fez um cortejo por ruas da Madre Deus. O grupo, que completou 81 anos em 2017, se concentrou em sua sede oficial – situada na rua Afrânio Peixoto, na Madre Deus, onde aqueceu os instrumentos e chamou a atenção do público. “Eu amo desfilar pelo meu Fuzileiros”, disse dona Maria das Graças, conhecida por Dona Dica, uma das integrantes e fãs mais antigas do grupo.
Depois da concentração, os componentes do Fuzileiros da Fuzarca ganharam as ruas da Madre Deus e foram seguidos por uma multidão. O auge do desfile ocorreu na Praça da Saudade, onde ocorreu um encontro entre membros do grupo Os Fuzileiros da Fuzarca e representantes de blocos tradicionais.
Polícia
Até o fechamento desta edição, nenhuma ocorrência policial mais grave havia sido registrada na Madre Deus, durante a saída da Máquina de Descascar´Alho e dos Fuzileiros da Fuzarca.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!