Retratos de São Luís em exposição

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Retratos de São Luís em exposição

Mostra “Detalhes”, do artista plástico Rogerio Martins, entra em cartaz amanhã, no São Luís Shopping e ficará em cartaz até o dia 2 de janeiro; telas são inspiradas no conjunto arquitetônico da capital.
Há quatro anos sem expor em São Luís, o artista plástico Rogerio Martins, atualmente radicado em Florianópolis (SC), retorna a cidade para a mostra “Detalhes”. O vernissage será amanhã, às 19h e a exposição ficará em cartaz até o dia 2 de janeiro, no São Luís Shopping (Jaracati). Sábado, às 16h, o artista comanda uma roda de arte com o tema “Casarões de São Luís”.

Os traços inconfundíveis do artista plástico impressos em telas que retratam aspectos da arquitetura colonial de São Luís não negam sua relação com a cidade. “Minhas telas nascem dos passeios que faço no Centro Histórico de São Luís. Essa é a minha grande paixão”, declara o pintor que nasceu em Recife (PE), mas construiu boa parte de sua trajetória no Maranhão.
Confessadamente apaixonado pelo acervo arquitetônico maranhense, Rogerio Martins trouxe o tema para o centro de sua arte. Tem como marca a retratação realista dos casarões coloniais de cidades históricas, sobretudo de São Luís, por meio da técnica óleo sobre tela espatulada. Na década de 1980, a convite da Secretaria de Cultura do Maranhão, realizou sua primeira exposição individual na capital.
Atualmente, mora em Florianópolis, mas confessa que ainda se inspira na Ilha do Amor para pintar suas telas. “A cidade está mais viva e me pareço mais lúcido sobre ela, por conta desse afastamento. Portanto, é a nostalgia que está influenciando o meu trabalho, neste momento”, diz o artista cuja última exposição individual na cidade foi realizada em 2012, na Assembleia Legislativa.
Mostra
“Detalhes” é composta por 24 telas, das quais 15 são inéditas. O artista relata que a escolha das obras foi baseada em alguns critérios. “Primeiramente, pela qualidade, escolhi as melhores. Depois, levei em consideração as dimensões, pois estas são bem maiores das que eu pintava anteriormente”, relata Rogerio Martins.
Em seu trabalho, reelabora os detalhes coloniais da cidade, ressaltando formas e nuances. É detalhista por excelência e releva nas telas um estilo marcado pelo preciosismo das formas e das cores com fidelidade à inspiração original.
A mostra reúne telas que passeiam por temáticas que marcam a carreira do pintor. Assim, o expectador encontrará na exposição os sinos, sacadas e portas dos casarões coloniais com seus azulejos portugueses e o chão de pedras de cantarias.
O respeito absoluto à perspectiva e contando com o auxílio do pincel e da espátula, o artista oferta aos visitantes da mostra trabalhos cuja paleta cromática é composta principalmente pelo uso das cores primárias e suas complementares. “Evito o uso sistemático dos pretos e brancos puros”, diz o pintor.
Para Rogerio Martins, seu trabalho atualmente pode ser conceituado como um realismo moderno. “Minha técnica foge do hiperrealismo. É um trabalho clássico com um toque arrojado. É mais fácil pintar do que conceituar a minha obra em um mundo de tantos ‘ismos’, modernismo, realismo, construtivismos...”, pondera Rogerio Martins que, além de pintor é desenhista e professor.
Em 1986, Rogerio Martins esteve em Portugal, Espanha e França para uma temporada de estudos e aprimoramento de sua arte. Em 1990, realizou sua primeira exposição internacional, em Viena, na Áustria.
Rogerio Martins participou de centenas de exposições, tanto individuais como coletivas e compõe o catálogo “Artes Plásticas do Brasil”, de Júlio Louzada. “Detalhes” tem coordenação da marchand Silvânia Tamer.
Serviço
O quê
Exposição “Detalhes”, de Rogerio Martins
Quando
De amanhã ao dia 2 de janeiro
Onde
São Luís Shopping, Loja 105



0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!