Festival Maranhense de Coros terá nova edição em São Luís
Tecnologia do Blogger.

Festival Maranhense de Coros terá nova edição em São Luís

 
ALTERNATIVO - O ESTADO DO MARANHÃO 
Depois de quatro anos desativado, o Femaco acontecerá de hoje até o dia 9, com apresentações no Teatro Arthur Azevedo, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Igreja de São João, com a participação de grupos do Maranhão
A magia do canto coral está de volta em um dos mais expressivos festivais de vozes realizados em São Luís. Depois de quatros anos desativado, oFestival Maranhense de Coros (Femaco), em sua trigésima sexta edição, será aberto hoje, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol),e prosseguirá até o dia 9 de outubro. As apresentaçõestambém acontecerão na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Rua do Egito) e Igreja de São João (Rua da Paz).

Hoje, na abertura, às 19h, além da solenidade oficial, haveráum grande concerto com o Coral São João, Coral da UFMA, Madrigal Santa Cecília e Camerata da UFMA. Além disso, haverá duas homenagens: à pianista Maria José Duailibe Cassas Gomes (Zezé Cassas) e à Ieda Stela Salim Rosa. Zezé Cassas formou-se na Escola Nacional de Música (Conservatório), no Rio de Janeiro, realizou concertos e recitais em São Luís, Manaus, Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro, e foi professora de música no Liceu Maranhense, Dom Bosco e Escola Técnica Federal do Maranhão. É uma das fundadoras da Escola de Música do Maranhão.Ieda Salim, por sua vez,foi por 15 anos, coordenadora geraldo festival.
A programação terá continuidade amanhã, com apresentações de corais infantis, e nos dias 7, 8 e 9, com os corais adultos, sempre às 19h, no Teatro Arthur Azevedo. Nos dias 7 e 8, haverá também concertos, simultaneamente, às 18h, na Igreja de São João e na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Além dos concertos, serão oferecidas oficinas de canto coral adulto e infantil, no Auditório da Antiga Fábrica Santa Amélia (São Pantaleão)
Grupos
O Femacor eunirá os grupos Coral Maranatha, Coral Arte Canto, Madrigal da Escola de Música do Maranhão (Emem), Coral Plenitude, Coral Francisco Jara/Programa de Atenção Integrada ao Aposentado (Pai), Coral Infanto-Juvenil Universidade Infantil Rivanda Berenice, Coral Viva Vida/Escola Viva Vida, Coral Uirapuru/Colégio Eureca, além de diversos outros. De outros estados virão Madrigal da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) e Coral da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
“O objetivo é congregar todos os corais do Maranhão e de outros estados, a troca de experiências e difundir o movimento canto coral, promovendo também a capacitação, com as oficinas. Queremosvoltar as atenções para esse importante festival, queficou quatro anos desativado. Estamos também, com este evento, iniciando a programação do mês de aniversario da UFMA”, disse Fernanda Pinheiro, coordenadora geral do evento.
O 36º Femacoé uma realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria e Extensão, Cultura e Empreendedorismo, com apoio da Associação dos Amigos da UFMA, fundações e empresas privadas.
BOX
Corais participantes
Corais adultos de São Luís (MA): Coral Maranatha, Coral Arte Canto, Madrigal da Escola de Música do Maranhão (Emem), Coral Plenitude, Coral Francisco Jara/Programa de Atenção Integrada ao Aposentado (PAI), Madrigal Santa Cecília, Coral UFMA, Coral Shalom, Coral São João, Coral Manancial de Louvor/Templo Central da Assembleia de Deus.
Corais adultos de outros Estados: Madrigal da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), da cidade de Natal (RN) e Coral da Universidade Federal do Piauí (UFPI), de Teresina (PI).
Corais infantis e infanto-juvenis de São Luís (MA): Coral Infanto Juvenil Universidade Infantil Rivanda Berenice, Coral Infantil da Universidade Infantil Rivanda Berenice, Coral Viva Vida/Escola Viva Vida, Coral Uirapuru/Colégio Eureca, Coral Sesc Musicar, Coral Raios de Sol/Programa Sol Nascente, Coral Upaon Açu e Coral Paz e Bem.
Serviço
O quê
36ª edição do FEMACO
Quando
De hoje até o dia 9
Onde
Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Rua do Egito) e Igreja de São João (Rua da Paz)
Entrada franca. Para o TAA, mediante apresentação de ingresso, entregue três horas antes, na bilheteria
Oficinas
Oficina de Canto Coral Infantil
Quando
Dias 6, 7 e 8, das 8h às 10h
Onde
Auditório da Antiga Fábrica Santa Amélia (Rua Cândido Ribeiro – São Pantaleão)
Oficina de Canto Coral
Quando
Dias 6, 7 e 8, das 10h às 12h
Onde
Auditório da Antiga Fábrica Santa Amélia (Rua Cândido Ribeiro – São Pantaleão)


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!