XI Semana do Teatro estão com Inscrições Abertas para Oficinas

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

XI Semana do Teatro estão com Inscrições Abertas para Oficinas



O  Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol) sediará a “XI Semana do Teatro no Maranhão”, de 26 de setembro a 2 de Outubro. As inscrições para as oficinas foram iniciadas nesta quarta-feira, dia 14, no local. As oficinas e palestras serão realizadas no Teatro Arthur Azevedo, Casa do Maranhão, e também na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), das 14h às 17h. 
Para assistir aos espetáculos ou garantir participação nas oficinas, os interessados devem levar, no ato da inscrição, um kit de material escolar, a ser doado, ao término do evento, para uma instituição de caridade. No total, serão oferecidas nove oficinas:


- Oficina Corpo e Presença – MA, com o ministrante Erivelto Viana. A oficina abordará técnicas de treinamento para atores, tarefas e ações performáticas, potencializando a qualidade artística e criativa dos participantes. O propósito é investigar possibilidades corporais em busca de uma presença cênica. É voltada para atores, bailarinos, atletas e ao público em geral. Indicação: a partir de 16 anos. Há 20 vagas.

- Oficina de Confecção de Máscara Mortuária e Neutra e Utilização de Trabalho Corporal no Conceito de Jaccques Lecoc – MA, com o ministrante Rogério Vaz. A oficina pretende difundir, implantar e implementar ações continuadas de estudo, ensino, construção e utilização do Teatro de Formas Animadas nas linguagens especificas do Teatro de Máscaras. Indicação: a partir de 16 anos. Há 20 vagas.

- Oficina Reciclacirco - Confecção de Malabares a partir de Reciclados – MA, com organização de Donny dos Santos. Um projeto de “O Circo Tá na Rua”. Existente desde 2013, propõe construir um espaço de troca, multiplicação e divisão da arte do circo. Durante a oficina, os inscritos aprenderão a confeccionar bolinhas, claves, devils, bastões e swings de fita, a partir de materiais recicláveis, facilmente encontrados no cotidiano. Sem indicação, a oficina é indicada a todos os públicos.

- Oficina o Ator inconformado – SP, com o ator Vinícius Piedade. A oficina tem como principal objetivo detectar o que cada artista tem a propor para a cena, o que é muito pessoal e intransferível, e potencializá-lo tecnicamente a aprofundar uma pesquisa no sentido de uma criação própria. As aulas serão essencialmente práticas, com fundamentação teórica, por meio do orientador. Indicado a atores profissionais e atores iniciantes, a partir de 14 anos.

- Descarto-me/ em coro, com a performer Natália Coehl. A ação performática “Descarto-me / em coro” tem como tema a interferência do lixo na vida cotidiana. Por intermédio do jogo entre corpo e imagem, a ação pretende levar às ruas uma desconexão dos padrões imagéticos encontrados nos espaços urbanos, com o intuito de desestabilizar e transformar a paisagem mental dos transeuntes, nem que seja por alguns segundos, causando, assim, fissuras em seu cotidiano, por meio de experiência com o vazio que se instaura ao se deparar com algo desconhecido. Indicação: a partir de 18 anos. Há 20 vagas.

- Oficina de Perna de Pau, com Luciano Araújo. O uso da perna de pau, hoje em dia, é cada vez mais comum. Por meio da arte do teatro ou de rua, muitas pessoas utilizam desta técnica para seu próprio meio de sobrevivência, sendo profissionais liberais onde, por meio desta técnica, fazem divulgação de lojas, eventos, entre outros. O grupo, no final de cada oficina, propõe uma passeata pelas ruas da cidade em forma de i­­ntervenção. Indicado para todas as idades. Há 20 vagas.

- Do Épico ao Dramático: a transposição de Gêneros como Instrumento de Confecção de Dramaturgia, com o diretor Marcelo Flecha. A oficina propõe uma introdução ao estudo dos princípios, métodos e técnicas de adaptação literária; análise dos gêneros literários; apresentação do processo de adaptação dos textos “Pai & Filho” e “Velhos caem do céu como canivetes”. Desenvolvimento de habilidades para a produção de dramaturgia.

- Oficina de Figurino e Caracterização para o Teatro, com a  ministrante Raquel Théo (FUNARTE - RJ).

O Figurino é um dos principais elementos na construção narrativa de uma história. Constitui um conjunto de formas e cores que intervém no espaço do espetáculo. É através dele que o espectador situa-se em relação à época, o lugar onde a história se passa e até mesmo a personalidade de um personagem. Contribui substancialmente para a elaboração do personagem pelo intérprete.
A Oficina Prática de Figurino, leva ao aluno a oportunidade de entrar em contato com todas as etapas do processo de criação de um figurino, desce a definição do conceito simbólico da criação dos personagens passando pela proposta cênica da direção e criação física do ator até o figurino pronto para entrar em cena. Tem como foco principal os figurinos para as artes cênicas. As aulas são fundamentadas na ideia de que o figurinista não é apenas o criador de vestimentas e sim, de personagens.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!