Vinícius de Lucena toca Dilermano Reis no Arthur Azevedo
Tecnologia do Blogger.

Vinícius de Lucena toca Dilermano Reis no Arthur Azevedo



O violonista paraibano Vinícius de Lucena faz única apresentação na sexta-feira, 16,às 20 horas, no Teatro Arthur Azevedo, da turnê “Sua majestade o Violão”. No concerto, o instrumentista homenageia Dilermano Reis (*1916-+1977), lembrando o centenário de nascimento de um dos mais influentes violonista brasileiro. De Lucena tem uma trajetória de estudo do violão que o distingue como instrumentista brasileiro virtuose. Atualmente integra o grupo Iamaká.

Nascido na Paraíba, Vinícius de Lucena iniciou seu contato com a música aos nove anos de idade. Após concluir o curso de violão clássico na Universidade Federal da Paraíba, De Lucena passou a realizar um trabalho de resgate dos grandes violonistas brasileiros como Sebastião Tapajós, João Pernambuco, Guinga, Baden Powell, Américo Jacomino e Dilermano Reis. Recebeu “láurea acadêmica pelo excelente trabalho desenvolvido.

Mestre pela Universidade de Aveiro (Portugal), atuou como instrumentistas em diversos estados brasileiros, como Rondônia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e no Maranhão.  Em 2008 recebeu o prêmio Pixinguinha da Funarte como melhor instrumentista da Paraíba.

Como solista fez apresentações internacionais durante os anos de 2013 e 2014, se apresentando com a Orquestra Jovem da Universidade Federal da Paraíba, Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Jovem da Paraíba e Grupo de música Antiga Camena. Entre 2012 e 2013 esteve lecionando no Conservatório David de Souza, em Figueira da Foz (Portugal).

A turnê “Sua Majestade o Violão” é uma reverência ao mestre do violão brasileiros Dilermano Reis. Vinícius de Lucena pontua as apresentações com composições e fatos pitorescos da biografia de Dilermano. Com este projeto ele está percorrendo dez capitais brasileiras e cinco cidades do interior do Brasil.

Quem é Dilermano Reis

Nascido em Guaratinguetá (São Paulo), Dilermano Reis iniciou o contato com o instrumento através do pai, o também violonista Francisco Reis.  Quando contava 15 anos de idade, era considerado o melhor violonista de toda a região. Instrumentista, compositor e arranjador, Dilermano Reis legou ao país uma obra vasta e diversificada. Guarânias, boleros, toadas, maxixes, sambas-canção, valsas, choros que até hoje fazem parte do repertórios dos violonista do Brasil e do mundo inteiro. É considerado o instrumentista com o conjunto de obra com características populares brasileiras mais marcantes.

O programa
Ternura
Feitiço
Súplica
Tempo de criança
Uma valsa de dois amores
Magoado e dedilhado
Caboclinho
Se ela perguntar
Vê se te agrada
Dr. Sabe tudo
Sobradinho
Baianada
 
SERVIÇO
SUA MAJESTADE O VIOLÃO – Concerto de violão com o instrumentista paraibano Vinícius de Lucena sob o repertório de Dilermano Reis, comemorando o centenário do instrumentista brasileiro. No Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol – Centro), na sexta-feira, 16 de setembro, às 20 horas.
 

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!