Filmes premiados em mostra na Ilha

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Filmes premiados em mostra na Ilha

Filme Cena de “Os pobres diabos”, que abre o projeto hoje

Projeto Cinema de Arte será aberto hoje, às 20h30, para convidados, no Cinépolis do São Luís Shopping, com a exibição do filme “Os pobres diabos”; e prosseguirá até o dia 11, com programação incluindo sete produções no total.

As mais renomadas e premiadas produções ganham destaque a partir de hoje no Cinépolis do São Luís Shopping (Jaracati). Até o dia 11, o projeto Cinema de Artevai inserir os filmes de arte produzidos no Brasil e no exterior em sua grade nacional, com o objetivo de fidelizar o público com obras capazes de promover a reflexão e a cultura cinematográfica nos cinemas instalados em shoppings. A abertura, na noite de hoje, às 20h30, será para convidados e imprensa, que assistirão à comédia “Ospobresdiabos”, dirigida pelo cearense Rosemberg Cariry, o realizador de “Corisco e Dadá” (1996).

Ganhador do “Prêmio do Público” no Festival de Brasília de 2013, o filme “Os Pobres Diabos” terá sua primeira exibição nacional antes de seu lançamento comercial pela 02Play, nova distribuidora brasileira, do cineasta Fernando Meireles. Em resumo, o filme conta a história do “Gran Circo Teatro Americano”, que perambula por pequenas cidades dos sertões até chegar à cidade de Aracati, onde monta uma peça teatral. No cotidiano do circo, acontecem aventuras nas quais as personagens agem ao modo picaresco dos anti-heróis da literatura de cordel e do romanceiro popular. As dificuldades se acumulam, mas a arte ajuda a superar desventuras e tragédias.
Rosemberg Cariry é um diretor cinematográfico cearense em ininterrupta atividade desde os anos 1970. Ele se destaca pelo volume de produção, notadamente em longa metragem, ou pelo fato de manter-se como produtor em seu próprio Estado, com constante participação nas discussões políticas sobre o cinema no plano nacional. Suas obras, sejam ficcional ou documental, guardam uma profunda unidade de pensamento, assentada na cultura e na história do Nordeste.
Depois de alguns curtas, a trajetória de Rosemberg Cariry em longa metragem iniciou-se com o documentário “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto” (1986), sobre uma comunidade religiosa de sertanejos, destruída pelas classes dominantes nos anos 1930. “A Saga do Guerreiro Alumioso” (1993), sua estreia em ficção, abordou, com humor, a quixotesca luta de um herói contra uma ordem não muito diversa à daquela década. “Corisco e Dadá” (1996) resgata dois ícones do cangaço para tratar da tragédia do homem agora em luta contra forças tanto da terra quanto do céu. “Juazeiro, a Nova Jerusalém” (2001) documenta, hoje, o que pensa o povo devoto que vive na cidade fundada por Padre Cícero. “Lua Cambará – Nas Escadarias do Palácio” (2003) dramatiza a vida de uma mulher mestiça e lendária, símbolo de um poder dominante sempre associado ao patriarcalismo.
Obras –
Completam a Mostra “O Cinema Pelo Mundo”, os filme“A Senhorada Van (Lady in the Van), do inglês Nicholas Hytner (de “As Loucuras do Rei George” e “As Bruxas de Salém”), com os premiados Maggie Smith e Jim Broadbent,“As Sufragistas” (The Sufragettes), da inglesa Sarah Gavron, com Carey Mulligan e Helena Bonham-Carter, ganhador de 14 prêmios internacionais, “BlackButler – O Mordomo dePreto” (Kuroshitsuji), dos nipônicos Kentarō Ōtani e Keiichi Sato, comHiroMizushima e AyameGoriki e Filho de Saul (Saul Fil), do húngaro LászloNemes, considerada a “Obra do Ano”, ganhadora de 46 prêmios internacionais, entre outros filmes.
Segundo o coordenador do projeto, Pedro Martins Freire, “Steve Jobs”, de Danny Boyle, com Michael Fassbender e Kate Winslet, e “Senhor Holmes” (“Mr. Holmes”), do estadunidense Bill Condon, também serão exibidos. Conforme Pedro Freire, a ideia é promover uma mudança no circuito exibidor, levando filmes de arte para os shoppings. O projeto já passou pelas cidades de Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa, Salvador, Manaus e São Paulo.
“Agora é a vez de São Luís, com a exibição do mesmo grupo de filmes. São obras não muito divulgadas pela imprensa e escolhemos todas com muito critério. Aliás, é um desafio desenvolver um projeto desses em época de crise. Mas dizem que ações postas em prática em períodos de turbulência econômica prosperaram ainda mais quando a situação se restabelece”, destacou Pedro Freire.
Antes da exibição de hoje, no entanto, haverá coletiva de imprensa com Pedro Martins Freire, programador do Cinema de Arte, Rafael Krisney, gerente do Cinépolis São Luís, e Igor Quartin, gerente de marketing do Shopping São Luís. Durante a semana, de 5 a 11, será exibida a Mostra “O Cinema Pelo Mundo”, integrada por conhecidas e premiadas produções internacionais, todas inéditas em São Luís, e uma delas em estreia nacional, “Memórias Secretas” (Remember), do aclamado cineasta canadense AtomEgoyan, com Christopher Plummer e Martin Landau, prêmio de “Melhor Diretor” no Festival de Veneza e no Festival de Mar Del Plata-2015. É o filme de abertura da Mostra.
Serviço
O quê
Abertura do projeto Cinema de Arte
Quando
Hoje, às 20h30
Onde
Cinépolis do São Luís Shopping
Evento para convidados
Programação
Hoje – abertura para convidados e imprensa
20h30 – Os pobres diabos
(BRASIL/CE, 2013), de Rosemberg Cariry
Dia 5 – 5ª FEIRA – 19h30
Memórias Secretas
(Canadá, 2015), de AtomEgoyan
Dia 6 – 6ª FEIRA – 19h30
A Senhorada Van
(Inglaterra, 2015), de Nicholas Hytner
Dia 7 – Sábado – 14h
As Sufragistas
(Inglaterra, 2015), de Sarah Gavron
Dia 8 - Domingo – 14h
Black Butler – O Mordomo Perfeito
(Japão, 2015), de Kentarō Ōtani e Keiichi Sato
Dia 9 – Segunda-Feira- – 19h30
Filho de Saul
(Hungria, 2015), de LászloNemes
Dia 10 – Segunda-Feira – 19h30
Steve Jobs
(EUA, 2015), de Danny Boyle
Dia – Quarta-Feira – 19h30
Senhor Holmes
(Reino Unido, 2015), de Bill Condon


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!