Boi de Maracanã ultima preparativos nas oficinas do projeto Ponto de Cultura do Governo Federal e em julho iniciará a etapa municipal

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Boi de Maracanã ultima preparativos nas oficinas do projeto Ponto de Cultura do Governo Federal e em julho iniciará a etapa municipal


JORNAL O ESTADO DO MA - ALTERNATIVO - Comunidade, integrantes e simpatizantes do Boi de Maracanã preparam-se para a conclusão de mais uma etapa de trabalho dentro das oficinas de confecção de indumentárias, instrumentos e danças do projeto Ponto de Cultura do Governo Federal. A partir do mês de julho, a diretoria dará início às etapas do Ponto de Cultura da esfera municipal. O grupo foi contemplado em primeiro lugar.
Com a proximidade do São João, o Boi de Maracanã ultima os preparativos para levar aos terreiros mais de 400 brincantes, um recorde na história desse bumba meu boi. A produção ocorre nas terças, quintas, sextas-feiras e sábados. Os ensaios dos brincantes estão acontecendo desde o dia 14.

De acordo com a presidente do grupo folclórico, Maria José Mendes, a participação da comunidade nunca foi tão marcante como agora. Pessoas não somente residentes no Maracanã, mas em bairros como Vila Maranhão, Itapera, Porto Grande, Vila Sarney e adjacências estão engajadas no Ponto de Cultura.
“A interação é grande e isto contribui para a manutenção da nossa tradição. Trabalhamos o ano inteiro e envolvemos crianças e adultos e nossa culminância é no mês de junho, quando levamos o batalhão para os arraiais de São Luís e de outros municípios maranhenses”, disse a presidente.
Brincantes - Mais de 100 novos brincantes estarão compondo o corpo de baile do boi. Maria José Mendes informou ainda que os compositores têm mais de 200 novas toadas no ponto de serem entoadas nos terreiros juninos. A largada para o São João será dada no dia 3 de junho, na abertura do Arraial do rio Anil Shopping, ás 20h. No dia 10, o batalhão estará no Iate Clube, em uma apresentação durante a festa junina da OAB-MA. No dia 17 será a vez do Sesi Araçagi e Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).
Conforme Maria José Mendes, a movimentação na sede do boi é intensa, inclusive com visitações ao “Memorial do Bumba Meu Boi Mestre Humberto”, aberto nas terças e quintas-feiras. Turistas e estudantes se encantam com as indumentárias, toadas do mestre compostas ao longo de mais de 40 anos de trabalho, discos, vestimentas, chapéus, maracás, fotos, reportagens, troféus recebidos, placas, medalhas, certificados, entre diversos outros itens.
“Muitos estudantes nos procuram para trabalhos, entrevistas, inclusive universitários, de escolas estaduais, municipais, entre outras”, contou Maria José Mendes. O batalhão de Maracanã vai para os terreiros a bordo de dez ônibus e outros veículos de passeio. Serão mais de 400 brincantes usando indumentárias. Os cantadores Tetêco, Ribinha de Maracanã, Humberto Filho, Toinho Rocha e Humberto Filho comandarão as toadas.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!