Abertura da exposição “Povos Indígenas no Maranhão”
Tecnologia do Blogger.

Abertura da exposição “Povos Indígenas no Maranhão”


Derrubar preconceitos, promover o respeito e o reconhecimento da história, cultura e estética dos povos indígenas como elementos fundadores da nossa identidade: esse é o propósito da exposição “Povos Indígenas no Maranhão: Cultura, Tradição e Resistência”, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em alusão ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril. A abertura acontece nesta segunda-feira (18), na Casa de Nhozinho, Rua Portugal, 185, Praia Grande, às 17h.


Trata-se de uma exposição coletiva comandada pelas casas de cultura Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia, Casa de nhozinho e Arquivo Público do Estado. São espaços de cultura vinculados à Sectur, que mantêm em seus acervos peças indígenas e documentos relativos à história dos povos indígenas no Maranhão.

A exposição está programada para o período de 18 a 29 de abril, e vai mostrar curiosidades da tradição e história do passado indígena como uma urna funerária utilizada por grupos de origem Tupi no Maranhão e ritual de preparação de uma comida típica dos índios feita com pedras enterradas.

A exposição também conta com filmes, fotografias, artefatos, indumentárias, armamentos e documentos que registram a história e o deslocamento dos indígenas no Maranhão. Existe, atualmente, no Maranhão, 35 mil índios e mais 3 em processo de reafirmação de suas origens e memórias.


Serviço:
O quê: Exposição “Povos Indígenas no Maranhão: Cultura, Tradição e Resistência”;
Quando: Nesta segunda-feira (18), às 17h;
Onde: Casa de Nhozinho, Rua Portugal, 185 – Praia Grande;
Contato: Marcela Mendes, Ascom da Sectur – 99934 7289.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!