UFMA tem maior número de cursos com conceitos "Muito Bom e "Bom", segundo o MEC
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UFMA tem maior número de cursos com conceitos "Muito Bom e "Bom", segundo o MEC

Os cursos de Educação Física e História, ambos com conceito 4, foram alguns dos que obtiveram melhor desempenho no Enade

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão mais uma vez obteve o maior número de cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) com os conceitos "Muito Bom" e "Bom" entre as instituições de ensino superior do estado. O resultado, obtido nas avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), agradou professores e coordenadores de cursos da UFMA.


Os dados divulgados pelo MEC apontam que, dos cursos avaliados em 2014, oito obtiveram CPC 4, e 16 alcançaram CPC 3. No Enade, sete cursos apresentaram conceito 4, e 13 tiveram conceito 3. As estatísticas também mostram que houve melhoria dos indicadores do Enade. Oito cursos subiram de conceito e onze mantiveram o nível de desempenho da avaliação anterior. No Índice Geral de Cursos (IGC), indicador usado para avaliar as instituições, a UFMA, manteve a nota 3, equivalente a um conceito “Bom”, que a situa na mesma faixa de IGC das três outras universidades do estado.  

Na análise do procurador educacional institucional da UFMA, Romildo Sampaio, a evolução no Enade se deve a ações institucionais envolvendo coordenadores, professores e estudantes através de reuniões, palestras e capacitações, associadas a um maior controle dos dados institucionais utilizados na composição destes indicadores. "Com as ações que vêm sendo aplicadas, podemos perceber uma melhoria nesse indicador no triênio. É preciso que gestores, professores e alunos reconheçam a importância do Enade, do CPC e do IGC como indicadores que medem a qualidade dos cursos e da instituição e que influenciam na formação dos alunos", completou.

Nesse contexto, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou, em janeiro deste ano, que o Enade passará por mudanças: a nota do exame passar a fazer parte do histórico escolar do aluno e será utilizada como parte do critério para acesso a pós-graduação. "Acreditamos que as mudanças no exame e o planejamento das ações sistemáticas podem permitir maior envolvimento da comunidade acadêmica e o maior comprometimento do aluno ao prestar a prova", afirmou Romildo Sampaio.

O curso de Educação Física, com conceito 4, foi um dos que tiveram melhor desempenho no Enade. Na avaliação do coordenador do curso de Educação Física, Alex Bezerra, o resultado é fruto de trabalhos realizados nos últimos anos pela UFMA. "Houve o aumento do quadro de professores com um maior número de professores doutores, o que influenciou positivamente nos processos pedagógicos e no ensino, pesquisa e extensão, além de melhorias nos laboratórios e na aquisição de equipamentos. Isto contribuiu para o crescimento da quantidade dos grupos de pesquisa e fez com que nossos alunos tivessem bom desempenho não só no Enade, mas também em processos seletivos", comentou.

O curso de História também foi destaque, obtendo na Licenciatura e no Bacharelado um CPC igual a 4, oriundo de esforços dos professores para a elevação da qualidade do ensino, na visão da coordenadora de História da UFMA, Maria Izabel Barbosa de Moraes. "Este resultado vem do trabalho coletivo de todos os professores, pois eles estão sempre preocupados com o ensino, usando novas abordagens, novas tecnologias. Não temos diferenciações entre os cursos de bacharelado e licenciatura, pois não alimentamos distinções entre pesquisa e ensino", disse.

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