Livro “O Reinado de Momo na Terra dos Tupinambás”

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Livro “O Reinado de Momo na Terra dos Tupinambás”

O secretário Bira do Pindaré, o adjunto Jonathan Almada e o autor, Fábio Henrique Monteiro, apresentam o livro durante o lançamento

Com o apoio da editora Engenho, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o livro “O Reinado de Momo na Terra dos Tupinambás”, do historiador Fábio Henrique Monteiro, foi lançado, na quinta-feira (4), em São Luís.

A publicação apresenta as principais mudanças no carnaval de São Luís durante quatro décadas, desde a influência carioca ao surgimento dos cordões, blocos, tribos e escolas de samba que tinham como característica a espontaneidade e a diversão em família.

O evento, na sede da Secti, contou com a participação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bira do Pindaré, e do adjunto, Jonathan Almada, professores, pesquisadores e representantes da cultura maranhense.

“Temos a alegria de apoiar, por meio da editora Engenho, essa importante obra que fala sobre uma das paixões do povo maranhense que é o Carnaval. A editora Engenho tem desempenhado um importante papel na publicação de títulos e no apoio a divulgação e lançamento de livros de outras editoras. A Engenho não veio para competir com as editoras já existentes, mas para apoiá-las”, explicou Bira do Pindaré.

Para Fábio Henrique Monteiro, o apoio da editora é importante no sentido de garantir maior visibilidade à publicação. “Estamos também aproveitando esse momento de aproximação com o Carnaval quando as atenções estão voltadas para o tema do livro”.

O livro
Nas 183 páginas do livro, que é resultado de uma dissertação, o autor discorre sobre a folia na cidade, suas lendas, seus mitos da fundação francesa à festa carnavalesca, a tradição festeira em São Luís, a diversidade do folguedo ludovicense, o carnaval de passarela e de rua e sobre as diversidades de manifestação, entre outras abordagens.

Fábio Henrique explica que “O Reinado de Momo na Terra dos Tupinambás: permanências e rupturas no carnaval de São Luís (1950-1996)” é um recorte de uma das principais manifestações culturais do Maranhão, onde o autor obteve um olhar além da pesquisa científica, mas como ‘ator’ na manifestação popular.

“As transformações que a festa carnavalesca sofreu durante essas décadas foram a grande preocupação do referido trabalho. Assim, compreendi o folguedo momesco como mais uma das manifestações que fazem parte de uma cidade que tem como característica anual os festejos cujos brincantes se encantam com seu fazer festivo”, disse.

O lançamento é uma parceria da Editora Engenho com Editora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O primeiro lançamento da editora Engenho foi a obra “Maria por Maria”, autobiografia da médica e militante Maria Aragão, de autoria do jornalista Euclides Moreira Neto.

Sobre o autor
Fábio Henrique Monteiro Silva é professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão com graduação em História pela UFMA. Possui mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí. Doutorado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo, atuando principalmente nos temas Carnaval, Cultura Popular, Estado e Políticas Culturais.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!