Bandeira Tribuzi é o homenageado da Marambaia do Samba neste ano

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Bandeira Tribuzi é o homenageado da Marambaia do Samba neste ano



Com o enredo “De Tribuzi a São Luís, uma Louvação ao Carnaval”, a escola Marambaia do Samba faz uma homenagem ao poeta, jornalista e escritor José Tribuzi Pinheiro Gomes, que usava o nome literário de Bandeira Tribuzi. O samba-enredo, assinado por Dennys Melodia e Haroldo Oliveira, trará na letra as inserções de poemas do homenageado.

Quem for assistir ao desfile verá, na noite de domingo (7), na Passarela do Samba, no Anel Viário, a vida e a obra do maranhense ser contada por meio de fantasias, das alas, da bateria e também da letra do samba. A escola está sob o comando do carnavalesco Denys Melodia. A Marambaia desfilará com 18 alas, quatro alegorias, um tripé e cerca de duas mil pessoas.


De acordo com a presidente da Marambaia do Samba, Maria Célia Santos Ribeiro, a ideia de prestar uma homenagem a Bandeira Tribuzi surgiu após a agremiação ter levado para a avenida outra homenagem, em 2015, quando a escola de samba reportou a vida e trajetória do jornalista Pergentino Holanda, o PH. “Gostamos tanto da experiência de trabalhar com homenagens, que decidimos fazer o mesmo por Tribuzi no Carnaval 2016”, disse Maria Célia.

HOMENAGEADO

José Tribuzi Pinheiro Gomes nasceu em 2 de fevereiro de 1927 e morreu no dia 8 de setembro de 1977, em São Luís. Deixou como legado uma obra que contempla áreas distintas e comprova a grandeza do maranhense. Dono de espírito irrequieto, o poeta caminhou com desenvoltura por jornalismo, economia, política e música.

Filho do português Joaquim Pinheiro Ferreira Gomes e da maranhense Amélia Pinheiro Gomes (teve o codinome incorporado ao nome devido à predileção pela obra de Manuel Bandeira, a quem admirava), antes de completar 3 anos de idade seguiu com a família para a terra natal do pai.
Na Europa, frequentou escolas em Porto, Aveiro e Coimbra, e por lá permaneceu até concluir sua formação superior. Formado em Filosofia e Ciências Econômicas e Sociais, Bandeira Tribuzi retornou a São Luís em 1946.

A obra de Tribuzi no gênero poesia está publicada em 10 livros e foi reunida no volume “Poesias Completas” (1979), reeditado em 1986 com o título “Poesia Reunida”. Em 2002, os versos do poeta ganharam nova seleção em “Obra Poética”, dentro da coleção Maranhão Sempre, editada pela Secretaria de Estado de Cultura.

HISTÓRIA DA MARAMBAIA
A Marambaia do Samba foi fundada em 1954, no Bairro de Fátima. Em 1979, apresentou um enredo sobre a igreja do Desterro. Em 1981 falou sobre o Bairro de Fátima. Naquele ano a agremiação teve o seu auge na passarela na Praça Deodoro. No ano seguinte, porém, a Marambaia foi rebaixada para a 2ª Divisão, onde ficou por muitos anos.
Em 2010, a Marambaia foi a quarta a desfilar na segunda-feira de carnaval, classificando-se em 6º lugar. No Carnaval de 2011, a escola se apresentou com o tema "Igaraú, um Santuário entre Nós", conquistando o vice-campeonato.

FICHA TÉCNICA
NOME DA ESCOLA: Marambaia do Samba
FUNDAÇÃO: 1954
BAIRRO: Bairro de Fátima
PRESIDENTE: Maria Célia Santos Ribeiro
SAMBA-ENREDO DE 2016: “De Tribuzi a São Luís, uma Louvação ao Carnaval”
CORES DA ESCOLA: Branco, azul, amarelo e verde
COMPONENTES PREVISTOS PARA 2016: 2.000
DIA DA APRESENTAÇÃO NO CARNAVAL 2016: Domingo, 8 de fevereiro; penúltima escola a se apresentar



0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!