Roda de Conversa com Zelito Viana e Ramusyo Brasil é atração do 38º Guarnicê nesta sexta-feira
Tecnologia do Blogger.

Roda de Conversa com Zelito Viana e Ramusyo Brasil é atração do 38º Guarnicê nesta sexta-feira


        Produtor do filme Maranhão 66, Viana integra família de artistas renomados.

        A programação do 38º Festival Guarnicê de Cinema terá uma atração especial nesta sexta-feira (21), com a Roda de Conversa sobre os 50 anos da Mapa Filmes, conduzida pelos diretores e produtores Zelito Viana e Ramusyo Brasil. A palestra interativa acontecerá nesta às 15h20,  no Teatro Alcione Nazareth do Centro de Criatividade Odylo Costa,  filho. Toda a programação do Festival Guarnicê de Cinema é aberta ao público. Participe.

            Zelito Viana é o presidente da curadoria do Guarnicê, formada ainda pelos também cineastas Márcio Sallem, Guilherme Tristão e Hermano Figueiredo. Diretor e produtor de filmes premiados, no Maranhão, Viana participou da produção do filme Maranhão 66. Também é diretor do filme Villa-Lobos: Uma Vida de Paixão,  que será exibido nesta sexta-feira, logo após a Roda de Conversa. Viana integra família de artistas renomados.


            Pai da diretora Betse de Paula e do ator Marcos Palmeira, o Prefeito Aderbal,  da novela Babilônia, ele é irmão do comediante Chico Anísio, da atriz Lupe Gigliotti e tio da atriz e diretora Cininha de Paula, do roteirista e ator Bruno Mazzeo e do comediante Nizo Neto. Casado com a também produtora Vera de Paula, tem familiares residentes no Maranhão. Confira a programação do festival em: www.cultura.ufma.br/38guarnice.

            Apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Petrobras, o 38° Guarnicê é patrocinado pelo Banco do Nordeste e Petrobras e tem apoio da Prefeitura de São Luís, Atuante Móveis Planejados, Rock Filmes, Aprocima, Universidade FM e TV UFMA e imprensa. A realização é do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão da UFMA e Fundação Sousândrade.

            Cinema para Zelito Viana é tão importante quanto respirar. Produzindo e dirigindo há quase três décadas, Viana marcou sua presença no cinema nacional com filmes como Terra em Transe, de Glauber Rocha, e Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho. Depois de dirigir seu último filme há 15 anos - Avaeté, a Semente da Vingança, ele levou às telas a vida do renomado compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

            50 anos da Mapa Filmes - Villa-Lobos, que levou uma vida excêntrica no Brasil e na Europa, não é um nome conhecido pelos jovens brasileiros. Algo que Zelito mudou desde que o seu filme Villa-Lobos: Uma vida de Paixão estreou, em circuito nacional, durante a comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Em agosto deste ano, Zelito Viana foi agraciado com o troféu Eduardo Abelin 2015, pelo Festival de Gramado

            O diretor tem 16 filmes no currículo entre longas e curtas-metragens. Além de dirigir, atuou como produtor de importantes filmes como Terra em Transe e Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. Neste ano, sua produtora, a Mapa Filmes, fundada com os companheiros Glauber Rocha, Paulo César Saraceni, Walter Lima Jr. e Wanderley Reis completa 50 anos. Uma história que vale a pena todos conhecerem ao vivo e a cores.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!