Lenoca e Léo recebem titulo de cidadão ludovicense

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Lenoca e Léo recebem titulo de cidadão ludovicense


Sessão solene realizada pela Câmara Municipal de São, na manhã da quarta-feira, 19,  homenageou com título de cidadão ludovicense, duas personalidades que contribuíram em suas diferentes funções para o desenvolvimento da cidade:  Leonildo Peixoto Martins, proprietário do Bar do Léo, e a empresária Estelita Rodrigues Borralho, proprietária do restaurante ‘Base de Lenoca Beach’. A solenidade reuniu autoridades, representantes de entidades civis e convidados.

A sessão solene proposta pelo vereador Fábio Câmara (PMDB), foi aprovada pelo Legislativo Ludovicense em 2013, no primeiro ano da atual legislatura. O parlamentar declarou que se sente envaidecido por homenagear pessoas que se dedicaram à capital maranhense por muitos e muitos anos.


"São personalidades merecedoras de nossa admiração e respeito, que vieram de outros lugares e adotaram São Luís para viver, contribuindo muito para o desenvolvimento da nossa cidade. É uma homenagem à vida construída sobre o caráter ilibado, honradez e trabalho de cada um de vocês. Sinto emoção em compartilhar a oportunidade de agraciá-los, homenageando assim estes ilustres cidadãos que muito honram a nossa cidade", frisou o peemedebista.

QUEM SÃO ELES?
Léo é natural de Santa Helena (MA) e mora em São Luís há mais de 30 anos. Ele é proprietário de um bar localizado na feira do Vinhais. O local que faz parte do roteiro turístico da cidade, além de ser ponto de encontro de pessoas ligadas à cultura e a política regional.

"Eu não nasci em São Luís, mas já tinha a cidade no coração, hoje, eu posso dizer a vocês que eu também sou ludovicense com muito orgulho. É com muita alegria que recebo essa homenagem", disse.

Dona Lenoca, como é mais conhecida, nasceu na cidade de Pinheiro (MA). Ela que é uma chef de cozinha muito conhecida na cidade, se especializou em frutos do mar, principalmente caranguejo. Inicialmente instalou seu restaurante nos bairros da Liberdade e Vila Palmeira, mais tarde no Centro de São Luís e atualmente na Avenida Litorânea. Lenoca chegou a ser outorgada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília, com a medalha Honra ao Mérito da Cultura. Seu estabelecimento comercial também é um dos locais que fazem parte do roteiro turístico da cidade por possuir os mais variados e saborosos pratos da cozinha maranhense.

"Esta honraria muito me comove e lisonjeia e reafirma o meu compromisso de continuar servindo, com toda garra, a esta maravilhosa cidade", afirmou.

Texto: Isaias Rocha

____________________________
Projeto do vereador Roberto Rocha Jr. cria
o Parque Municipal das Dunas, em São Luís

O vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) reuniu-se na tarde desta terça-feira (18) com o secretário municipal de Meio Ambiente (Semmam), Marco Aurélio Diniz, para tratar sobre o andamento dos projetos que ele, como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, está trabalhando, e que visam à conservação e preservação das áreas verdes de São Luís. Entre eles, está o projeto de construção do parque Municipal das Dunas, uma área de 42 hectares, onde deverão ser construídos equipamentos públicos de preservação ambiental, que beneficiará toda a população do município.
A área fica localizada na Avenida Litorânea, próxima a Praça do Pescador, até a subida do hotel Pestana. O projeto do Parque das Dunas contemplará dois módulos temáticos. 

O primeiro módulo é de segurança, onde será estabelecido o grupamento da Polícia Ambiental Municipal. O segundo, denominado módulo de visitação, será composto de auditório, museu marítimo e naval, além de um Centro de Ciências do Mar, que será conveniado com instituições acadêmicas. O projeto também prevê que todas as instalações do parque terão energia eólica e solar.    
                       
“O Parque Municipal das Dunas será construído em uma área importante para o controle ambiental, visto que ela serve como corredor ecológico para pássaros, réptil e outros animais pequenos. E o nosso objetivo é trabalhar para que haja no nosso município, uma política não só de reflorestamento, mas também de aproveitamento e de utilização sustentável dessas áreas verdes, de modo que a população se beneficie, tendo ao mesmo tempo a consciência de que é necessário saber preservá-la”, disse Roberto Rocha Júnior.

O secretário Marco Aurélio Diniz afirmou que todo o levantamento topográfico da área já foi realizado e que a secretaria já está fazendo o estudo da fauna e da flora da região.

“A idéia da criação desse Parque Municipal foi a partir de uma preocupação que o vereador Roberto Rocha Júnior teve com a revisão do plano diretor, mais especificamente no que se refere ao macrozoneamento. E nós abraçamos essa ideia, pois a nossa intenção é ajudar na preservação de uma área muito importante para o equilíbrio da nossa fauna e flora, que é bastante especulada pelo setor imobiliário”, afirmou.
Texto: Suely Moura
_______________________________________________________________
                  

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!