Diretor e Produtor Zelito Viana em São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Diretor e Produtor Zelito Viana em São Luís


       Neste ano, a sua produtora, Mapa Filmes, completa 50 anos de cinema.
                         
            O 38º Festival Guarnicê de Cinema, que será aberto na próxima segunda-feira (17), e vai até sábado (22) de agosto/2015, no Cine Praia Grande e nos Teatros da Cidade, Alcione Nazareth e João do Vale e Casa do Maranhão (Centro histórico), em São Luís, terá a presença especial de cineastas de todo o Brasil e do premiadíssimo diretor e produtor, Zelito Viana. Veja a programação completa do festival em: www.cultura.ufma.br/38guarnice

           Apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Petrobras, o 38° Guarnicê é patrocinado pelo Banco do Nordeste e Petrobras e tem apoio da Prefeitura de São Luís, Atuante Móveis Planejados, Rock Filmes, Aprocima, Universidade FM e TV UFMA e imprensa. A realização é do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão da UFMA e Fundação Sousândrade.


            Zelito Viana será presidente da curadoria do Guarnicê, formada ainda pelos também cineastas Márcio Sallem, Guilherme Tristão e Hermano Figueiredo. Irmão do comediante Chico Anysio e da atriz e comediante Lupe Gigliotti, Zelito Viana é tio da atriz e diretora Cininha de Paula, do roteirista e ator Bruno Mazzeo e do comediante Nizo Neto. Casado com a também produtora Vera de Paula, é pai da diretora Betse de Paula e do ator Marcos Palmeira. Aqui no Maranhão, a família Oliveira Paula atua mais na área empresarial.

            Cinema para Zelito Viana é tão importante quanto respirar. Produzindo e dirigindo há quase três décadas, Viana marcou sua presença no cinema nacional com filmes como Terra em Transe, de Glauber Rocha, e Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho. Depois de dirigir seu último filme há 15 anos - Avaeté, a Semente da Vingança, ele levou às telas a vida do renomado compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

            50 anos da Mapa Filmes - Villa-Lobos, que levou uma vida excêntrica no Brasil e na Europa, não é um nome conhecido pelos jovens brasileiros. Algo que Zelito mudou desde que o seu filme Villa-Lobos: Uma vida de Paixão estreou, em circuito nacional, durante a comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Em agosto deste ano, Zelito Viana foi agraciado com o troféu Eduardo Abelin 2015, pelo Festival de Gramado

            O diretor tem 16 filmes no currículo entre longas e curtas-metragens. Além de dirigir, atuou como produtor de importantes filmes como Terra em Transe e Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. Neste ano, sua produtora, a Mapa Filmes, fundada com os companheiros Glauber Rocha, Paulo César Saraceni, Walter Lima Jr. e Wanderley Reis completa 50 anos. Uma história que vale a pena todos conhecerem ao vivo e a cores.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!