Bois de Zabumba são tema de exposição e debate

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Bois de Zabumba são tema de exposição e debate



Evento acontece no dia 30 de julho no CCPDVF – Praia Grande

Por : Isauurina Nunes -

Com patrocínio cultural da Petrobras e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto Palhaceiros da Graça de Deus promove, no dia30 de julho, o evento ‘É de Zabumba!’com a realização de uma exposição, um seminário e lançamento de um filme e um site de Bois de Zabumba, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

No todo, o evento É de Zabumba!será uma boa oportunidade de apreciar uma celebração que tem o título de  Patrimônio Cultural do Brasil, com um olhar especial para os Bois do também denominado, sotaque de Guimarães, considerado um dos estilos cujas raízes africanas mais se destacam. Ao som de tamborinhos e zabumba, os brincantes dançam em torno do Boi, encarnando papéis de amos, tapuias, vaqueiros e palhaços, o que justifica ser esse estilo de brincar bumba-boi o mais apegado às tradições cômicas da brincadeira.


A exposição revela a criatividade dos brincantes na confecção de bichos e caretas usados nas comédias e, no seminário, brincantes, pesquisadores, agentes culturais e o público em geral discutirão estratégias de salvaguarda do patrimônio cultural dos bois de Zabumba.
O site www.edezabumba.com.brveiculará informações, notícias, imagens e histórias dos bois de zabumba, além de enredos de matanças criadas por seus personagens cômicos que, de acordo com a região de origem, são conhecidos como palhaços, palhaceiros, chefes-da-matança, Catirinas e Pais Franciscos, entre outros nomes.
O filme, gravado nos festejos juninos de 2014, nas cidades de Pinheiro, Central do Maranhão e Mirinzal, privilegia a percepção dos autores e atores das comédias, além de registar três representações que revelam a criatividade dos brincantes do bumba-meu-boi de zabumba.
Nos dias25 e 26de junho,o projeto promoveu o lançamento dos dois produtos de divulgação nos arraiais de Mirinzal e Guimarães, respectivamente, com uma programação que incluiu a apresentação de comédias pelos Bois Nova Estrela, de Guimarães; e Orgulho de Pinheiro, do município de mesmo nome, que apresentaram ao público as matanças preparadas para a ocasião.

Serviço:
Projeto Palhaceiros da Graça de Deus
Evento: É de Zabumba!
Programação
Dia: 30 de julho
Hora: 15 horas - Seminário e lançamento de filme e site
18 horas - Abertura da exposição ‘É de Zabumba, o baile da bicharada!’
Local: Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho
Endereço: Rua do Giz, 221 - Praia Grande
Contato: Alexandre Rocha
Telefone: (98) 99609-5934

E-mail: cumbuca.norte@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!