Jovens empresários comemoram aniversário de sua associação com vereadores de São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Jovens empresários comemoram aniversário de sua associação com vereadores de São Luís


Em uma iniciativa do vereador José Joaquim Guimarães (PSDB), em comemoração a Semana Municipal dos Jovens Empresários, evento que foi instituído por uma lei de sua iniciativa, a Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE) recebeu homenagem pelos 11 anos de atividades no Estado, em uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal de São Luís, na última terça-feira, 19.

Na ocasião o vereador entregou ao presidente da AJE, Claudio Gomes, uma placa alusiva ao aniversário da entidade. A solenidade marcou também a abertura da programação da semana em que se acontece o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e Liberdade de Impostos – DLI.


Durante a solenidade, o presidente da AJE destacou dois grandes projetos da entidade: “Empreendedores do Futuro” e o “Minha Primeira Empresa”. Claudio Gomes lançou um desafio aos parlamentares para que seja instituída em pelo menos uma turma de uma série do ensino público a aplicação da disciplina de empreendedorismo. 

O projeto “Empreendedores do Futuro” é desenvolvido em parceria com a OPEE (Orientação Profissional Empregabilidade e Empreendedorismo), que já atua em diversas escolas de todo o Brasil. O projeto tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora nas instituições de ensino público e privado, desde o ensino fundamental até o ensino médio, preparando jovens para a escolha do seu futuro com visão empreendedora.

“A intenção ainda é propiciar às crianças ferramentas e práticas que possibilitem vivenciar o empreendedorismo, além de desenvolver habilidades que permitam aos jovens serem protagonistas das próprias vidas”, destacou o presidente.

O vereador José Joaquim entregou à associação a cópia da lei nº 5.220, de 7 de janeiro de 2010, que institui a aula de empreendedorismo no conteúdo curricular das disciplinas de Ciências Humanas das escolas da rede municipal de ensino, cujo requerimento foi criado por ele.

“Acreditamos num futuro melhor para nossos alunos e nada melhor que oferecer a eles ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de características empreendedoras nestes jovens”, destacou o vereador.
  
Este projeto já funciona em outros estados brasileiros, a exemplo do Goiás, no qual cerca de 300 crianças do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Amélia Candido do Brasil, iniciaram a participação de um projeto piloto e passaram e integrar o “Empreendedores do Futuro”. Foram parceiros na implantação do projeto, além da AJE Goiás, o SEBRAE, a Secretaria de Educação do Município de Aparecida de Goiânia, a Junior Achievement e a LG Sistemas.

Texto: Jaqueline Mouchereck

Chico Carvalho pede rede de
esgoto para Santa Barbara

A Câmara Municipal de São Luís, atendendo solicitação do vereador do vereador Francisco Carvalho (PSL), vai encaminhar ofício à Secretaria de Nacional de Saneamento Ambiental, órgão ligado ao Ministério das Cidades, com cópia para o deputado federal Cleber Verde (PRB), solicitando a implantação do sistema de esgotamento sanitário do bairro Santa.

Segundo o autor da proposição, a rede coletora, estações elevatórias, emissário e estação de tratamento de esgotos vão garantir o incremento dos serviços públicos de drenagem e esgotamento sanitário para a população desassistida da região.

Para Chico Carvalho, é absolutamente relevante e necessário o desenvolvimento destas obras na região, com ênfase na recomposição das condições de vida da população residente na recuperação de danos ambientais historicamente estabelecidos.

“Este empreendimento será um passo importante para garantir o cumprimento da Resolução CONAMA nº 357/2005, artigo 24, que proíbe o lançamento de esgotos não tratados em qualquer corpo d´água. A implantação do Sistema do Santa Barbara reduzirá, significativamente, os índices de contaminação por doenças de veiculação hídrica na região, melhorando a qualidade de vida da população”, observa Carvalho.

O vereador lembra que atualmente a população residente na área não é atendida por rede pública de esgotamento sanitário e afluentes domésticos são lançados in natura nos corpos receptores. De modo geral, os esgotos domiciliares escoam a céu aberto por sarjetas ou valas improvisadas.

Texto: Jorge Vieira

Vereador propõe obrigatoriedade de cadeira de
rodas para atendimento em estabelecimentos

O vereador Josué Pinheiro (PSDC), apresentou um projeto de lei, na Câmara Municipal de São Luís, que institui a obrigatoriedade de disponibilizar cadeiras de rodas nas agências bancárias, shopping centers, aeroportos, estação rodoviárias, supermercados e estabelecimentos similares, para facilitar a locomoção dos idosos e usuários com mobilidade reduzida, no município de São Luís.

De acordo com a proposta - o projeto de lei assegura o direito de ir e vir de todos os idosos e pessoas com mobilidade reduzida, no município de São Luís. A Constituição Federal de 1988, no art. 5º, já consagrou a efetividade deste direito. Segundo o vereador, essa acessibilidade proporcionará a igualdade de oportunidades, fazendo da sociedade um todo. Isso gerará autonomia, ainda de acordo com Josué Pinheiro, liberdade e individualidade as pessoas que necessitam da cadeira de rodas para se locomover.

O parlamentar lembrou que as pessoas idosas e com mobilidade reduzida para exercerem seus direitos e fortalecerem sua participação como cidadão, necessária se faz o respaldo legal em leis que buscam a efetivação de medidas tendentes a garantir a acessibilidade plena.

“Assim a medida permitirá maior participação e independência nas atividades que fazem parte do cotidiano do cidadão, contribuindo com respeito, para inclusão social de todos e com a dignidade da pessoa humana, fim maior dos direitos humanos”, assegurou o parlamentar.

Texto: Cláudia Soares
_______________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!