Dia Municipal da Mulher é comemorado nesta quinta-feira, 19 de março
Desde 1991 que a Câmara Municipal de São Luís promulgou a lei que instituiu 19 de março como o Dia Municipal da Mulher. A lei é de autoria do vereador José Joaquim Guimarães (PSDB). A data é mais uma ação em comemoração ao mês de homenagens as mulheres pela passagem do Dia Internarcional da Mulher, comemorado em 8 de março. De acordo com o autor da lei, esse dia é mais uma data para que os direitos e o papel da mulher sejam lembrados e respeitados.
“Nós temos o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, quando mulheres trabalhadoras foram massacradas num movimento reivindicatório, e já o Dia Municipal em 19 de março, para nós é uma data de revigoração, com a mulher participando lado a lado com o homem tendo todos os direitos não sendo violados compartilhando com o poder no sentido mais profundo que é servir”, saúda José Joaquim.
A escolha desse dia para batizar essa data tem uma justificativa histórica. De acordo com José Joaquim, a data de 19 de março é a mesma em que foi assinado o despacho que autorizou uma esquadra francesa vir ao Brasil e fundar a França Equinocial. "Numa coincidência muito feliz nos nossos estudos sobre a cidade de São Luís nos foi tocado que no dia 19 de março de 1612 a rainha tutora Catarina de Médicis despachou a esquadra comandada por Daniel de La Touche para fundar a França Equinocial”.
HOMENAGENS - Para prestar homenagem as mulheres, José Joaquim aprovou no Legislativo Municipal moções a serem encaminhadas a Secretaria de Estado da Mulher, Defensoria Pública – Núcleo de Defesa da Mulher, Conselho Estadual da Mulher, Coordenação Municipal da Mulher, Conselho Municipal da Mulher, Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justoça do Maranhão, Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher, Coordenação da Pastoral da Mulher da Arquidiocese de São Luís, Delegacia Especial da Mulher e Associação das Mulheres Empresárias do Maranhão. "As moções se revestem como forma de apoiar todos os atos e atividades envolvidas para a promoção das condições de dignidade e cidadania”, finalizou o parlamentar.
0 comentários:
Postar um comentário