Artistas excluídos do Carnaval se reúnem com representantes do Estado

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Artistas excluídos do Carnaval se reúnem com representantes do Estado

Em encontro, foi confirmada uma programação com shows de quem ficou fora da folia deste ano.

04/02/2015
Jornal O Estado do Maranhão
 

Artistas estiveram reunidos no Centro de Cultura

Em tom amistoso, artistas que foram excluídos da programação oficial do Carnaval do Governo do Maranhão deste ano se reuniram na tarde de ontem - no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz, Centro - com membros da administração estadual. Também na tarde de ontem, membros de blocos tradicionais que se apresentam no Carnaval de São Luís cobraram da Prefeitura uma ajuda de custo para desfilarem durante as festividades momescas deste ano.
Durante o encontro entre artistas excluídos e poder público, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) se comprometeu em organizar uma programação - a ser divulgada nas próximas semanas - de shows que ocorrerão ao longo do ano.

Entre os artistas presentes ao encontro estiveram Fernando de Carvalho, Gerude, Nosly, Célia Leite, Alberto Trabulsi, Djalma Chaves, Wilson Zara, Naldinho Pinheiro, Carlos Berg e Walfredo Jair. Antes da fala dos artistas, a secretária titular da Secma, Ester Marques, reforçou o discurso de que a exclusão dos nomes do Carnaval deste ano se devia a uma questão financeira e não política. "Viemos aqui para reafirmar o nosso posicionamento de que era necessária a valorização de outros nomes da cultura popular nesse momento", disse.
A secretária voltou a ser indagada por O Estado sobre a divulgação completa da lista dos artistas ausentes da festa. "Tudo será divulgado no Portal da Transparência. Não vou passar a vocês nesse momento", disse sem citar prazos de quando isso ocorrerá. Ela também reforçou, com os artistas, a necessidade de criação de uma cultura permanente de shows na capital maranhense. "Por isso que hoje [ontem] decidimos chamar vocês aqui", disse Ester Marques.
Alguns artistas lamentaram as exclusões, porém demonstraram disposição para estarem em programações futuras do Governo do Maranhão. "Nós estamos à disposição, apesar de lamentar estar ausente de uma festa tão grandiosa como esta", disse o cantor e compositor Gerude, autor de marchinhas conhecidas do público, como Banda do Baixo (de 1983).
O cantor Alberto Trabulsi disse à secretária de Cultura que nem sequer chegou a receber e-mail informando da exclusão do Carnaval. No entanto, reforçou estar preocupado com o futuro do Carnaval nos próximos anos. "A nossa preocupação não é se A ou B estão fora, e sim se a festa vai perder a força", afirmou.
Já o cantor Fernando de Carvalho - que já participou da programação de Carnaval na Jardineira - também lamentou a sua ausência da festa deste ano, no entanto, torce para que o governo do Maranhão compense, no futuro, essa medida. "Precisamos de uma política mais forte, que valorize o artista maranhense. Por isso, é importante que o Governo do Maranhão nos chame neste momento. Vamos torcer para que os gestores cumpram o que adotaram no discurso até agora", disse.
O cantor Nosly também destacou a iniciativa da gestão pública em conversar com os artistas. "É preciso destacar a iniciativa da secretária Ester Marques em nos chamar neste momento. Vamos torcer para que tenhamos mais espaço na cidade, nos próximos meses", disse.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!