Secretário Marcos Pacheco recebe visita da presidente do COSEMS/MA e coordenadores de CIR
Tecnologia do Blogger.

Secretário Marcos Pacheco recebe visita da presidente do COSEMS/MA e coordenadores de CIR


 
Na tarde desta terça-feira(13), o secretário de Saúde do Maranhão, o médico Marcos Pacheco recebeu uma visita de cortesia dos integrantes do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS/MA  - representado pela presidente Iolete Arruda e os demais 19 coordenadores da Comissão Intergestora Regional – CIR. A secretária adjunta - Ronsagela Curado, o prefeito de Imperatriz – Sebastião Madeira, acompanhado do vice-prefeito – pastor Luís Carlos Porto, também prestigiaram o encontro.

A princípio, a reunião havia sido confirmada com a presença, apenas, da presidente Iolete Arruda, no entanto, com um trabalho à frente da entidade, reconhecido por conta do espírito coletivista, Arruda achou por bem convidar os demais coordenadores, que de pronto aceitaram o convite.

“Além de lhe dar as boas vindas, a nossa visita tem como escopo ratificar o apoio ao trabalho que será desencadeado a partir de então, ressaltando a importância do fortalecimento das regionais, da atenção básica, bem como da portaria 2.807/2013, a qual trata do Participa SUS”, pontuou Iolete.

Após a apresentação individual dos coordenadores, de forma direta, o secretário esmiuçou o que será prioridade na sua gestão. “Precisamos desospitalizar, desafogar os leitos, contudo, para que isso aconteça, será necessário trabalharmos de forma preventiva, tendo como foco a atenção básica voltada para a criança, a gestante, o hipertenso e o diabético. O prefeito que vier ao meu gabinete fazer qualquer solicitação, mas que em contra partida não esteja enfatizando uma política voltada para esses segmentos, saíra da minha sala do jeito que entrou, digo, sem nada”, enfatizou Pacheco.

Falando como técnico, o secretário falou dos desafios que terá pela frente, entre eles, no interregno de apenas quatro anos, mudar a realidade de 21 municípios maranhenses, que integram a lista dos 100 com os piores IDH’s no País.

“Precisamos mostrar para o SUS quem é o Maranhão. Não sou empresário e nem político, sou técnico, muito embora saiba que não posso abrir mão do campo político. Sou servidor público da área da saúde, e como tal terei a missão de reverter esses indicadores cruéis e perversos que atingem o Estado. A nossa perspectiva é dar uma atenção especial aos 21 municípios com os piores IDH, realizando intervenções pontuais, entre elas, a realização de concurso público para médicos e enfermeiros, posteriormente, a deflagração de uma força tarefa, que servirá para unir os profissionais que serão contratados e os que já exercem suas atividades nessas cidades, para que juntos possamos conseguir o resultado desejado”, declinou Marcos Pacheco.

O secretário externou a satisfação em receber a visita dos representantes do COSEMS/MA e, ainda, ratificou que como gestor, fará questão de participar das reuniões da CIR, órgão colegiado, onde serão deliberadas todas as questões polêmicas.

“Estamos diante de uma experiência nova. Aqui somos uma equipe e assim precisamos nos comportar, haja vista que não temos como fazer saúde sem que ouçamos cada um dos senhores, ou seja, os municípios. A determinação do governador Flávio Dino é alimentar uma gestão compartilhada, e assim será”, finalizou.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!