Instituto Histórico do Maranhão lançará a 45ª Revista em São Luís, nesta 4ª-feira
Tecnologia do Blogger.

Instituto Histórico do Maranhão lançará a 45ª Revista em São Luís, nesta 4ª-feira


Euges Lima e Manoel Santos Neto, membros do Conselho Editorial, mostram a nova Revista do IHGM, recebida da Editora no dia 30/12/14
Euges Lima e Manoel Santos Neto, membros do Conselho Editoria
O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) realizará o lançamento da Revista nº 45 da instituição, em solenidade a ser realizada na próxima quarta-feira (7), às 19 horas, em sua sede, localizada na Rua de Santa Rita, 230, Centro. O presidente da entidade, professor Euges Lima, informa que o evento será aberto ao público.
A publicação contou com o patrocínio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e possui 17 contribuições e textos de 13 autores, entre artigos, ensaios e discursos. Para o professor Euges Lima, a publicação da revista representa “mais uma vitória da atual gestão. Há seis anos que a nossa revista não era publicada em meio impresso, só virtual. Esta foi uma das nossas metas de campanha. Está agora sendo cumprida, e não deixaremos mais passar tanto tempo sem publicar”, destacou.

Segundo Euges, o IHGM fechou o ano de 2014 com chave de ouro. A Gestão César Marques, embora com apenas cinco meses de mandato, já contabilizou grandes realizações no último semestre, a exemplo do Simpósio dos 400 anos da Batalha de Guaxenduba, promovido em novembro de 2014 pela instituição.
A publicação contou com o patrocínio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e leva o selo da Eduema, editora da Universidade. O lançamento da Revista será no Auditório Ribamar Seguins do IHGM. A publicação conta com textos de Ana Luiza Almeida Ferro, Euges Silva de Lima, Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, Leopoldo Gil Dulcio Vaz, Alexandre Fernandes Corrêa, Assir Alves da Silva, Célio Githay Vaz Sardinha, Joseh Carlos Araújo, Natalino Salgado Filho, Joseth Coutinho Martins de Freitas, Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo, Edomir Martins de Oliveira e José de Ribamar Fernandes.
Importância do IHGM – O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão foi fundado em 20 de novembro de 1925, com o nome de Instituto de História e Geografia, mas sua comemoração é feita em 2 de dezembro, data que coincide com a do primeiro centenário de D. Pedro II.
Foram idealizadores do IHGM: Justo Jansen (primeiro presidente), Antonio Lopes da Cunha, José Pedro Ribeiro, José Ribeiro do Amaral, José Domingues da Silva, Domingos de Castro Perdigão, Wilson da Silva Soares, Benedito de Barros Vasconcelos, José de Abranches Moura, Antonio Lopes Ribeiro Dias, Padre Arias de Almeida Cruz e José Ferreira Gomes. O Instituto foi criado com o objetivo de incentivar o estudo, a pesquisa e a divulgação da história e da geografia do estado e do povo maranhense.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!