SOLIDARIEDADE AOS DEMITIDOS NO SISTEMA MIRANTE DE COMUNICAÇÃO

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

SOLIDARIEDADE AOS DEMITIDOS NO SISTEMA MIRANTE DE COMUNICAÇÃO


Os leitores deste blogue sabem da nossa postura de combate à oligarquia Sarney, fortemente sustentada no braço midiático do Sistema Mirante de Comunicação, a maior máquina midiática do Maranhão.

Porém, manifestamos nossa solidariedade aos jornalistas e radialistas demitidos nas empresas dirigidas pelo empresário Fernando Sarney.

Após a derrota do candidato Edinho Lobão (PMDB), também proprietário de emissoras de rádio e TV (Difusora/SBT), uma onda de demissões tomou conta do Sistema Mirante.

Não podemos nos alegrar com a perda do emprego dos nossos colegas comunicadores. Devemos, sim, repudiar essa prática corolenesca, típica de Maranhão atrasado.

As demissões teriam sido provocadas visando enxugar as empresas e prepará-las para a venda, dentro do projeto da família Sarney de abandonar o Brasil, temendo também possíveis operações da Polícia Federal a partir do dia 1º de janeiro de 2015, quando Roseana Sarney deixar o Palácio dos Leões.

Mais uma vez, os Sarney priorizam seus interesses privados. Salvam a pele dos seus e jogam no olho da rua os profissionais que, em alguns casos, dedicaram a vida de trabalho ao Sistema Mirante.

RAÍZES PROFUNDAS

A ausência do choque de capitalismo no Maranhão colocou as empresas de Comunicação reféns de uma estrutura de poder nefasta à liberdade de pensamento e expressão dos seus profissionais.

Como não há concorrência entre as empresas de mídia, dentro da lógica do mercado, todo o sistema midiático depende única e exclusivamente do repasse de verbas publicitárias do governo e da Prefeitura de São Luís, os maiores anunciantes.

Assim, os profissionais de Comunicação ficam aprisionados às oscilações da conjuntura eleitoral/empresarial, alinhando-se ao governador ou prefeito de plantão nos palácios dos Leões e La Ravardière.

Nesse modelo político-midiático, os profissionais de comunicação ficam atrelados aos gestores e parlamentares, adequando-se automaticamente aos interesses dos contra-cheques.

Ao longo de décadas, o Sistema Mirante deu cobertura ao Sindicato dos Jornalistas, presidido por Leonardo Monteiro (já falecido), titular de uma coluna no jornal O Estado do Maranhão, fundado e controlado por José Sarney.

O sindicato, que deveria lutar pelos interesses dos jornalistas, era capacho dos patrões e proibia a filiação de profissionais não alinhados ao peleguismo de Monteiro.

PROMISCUIDADE PUBLICITÁRIA

O Sistema Mirante sempre foi sustentado pelas verbas publicitárias pelo Governo do Estado, em uma simbiose de interesses público e privado.

Traduzindo: a governadora Roseana Sarney paga com recursos públicos a empresa do irmão dela, Fernando Sarney, para veicular publicidade oficial.

Esse midiaduto tem sido um dos principais sustentáculos econômico e político da oligarquia Sarney.

Porém, após a derrota de Edinho Lobão (PMDB) na disputa pelo governo do Maranhão, essa fonte pode secar, caso o governador eleito Flávio Dino (PCdoB) estabeleça uma nova relação entre o poder público e os meios de comunicação.

As demissões no Sistema Mirante são a fratura exposta de um modelo político-midiático-empresarial que privilegia os interesses privados, concentra as verbas publicitárias e controla as empresas de Comunicação de acordo com os interesses dos governantes.

Cabe ao novo governo, sob o comando de Flávio Dino, estabelecer novos patamares nas relações com as empresas de Comunicação.

Na perspectiva de mudança, são fundamentais a democratização dos recursos publicitários e o estímulo à concorrência no setor midiático.

É preciso virar a página do coronelismo eletrônico e acabar com a submissão dos profissionais de comunicação aos governos e parlamentares, criando as condições para o maior exercício da liberdade de expressão, da crítica fundamentada e diversidade de opiniões.

Os meios de comunicação têm um papel fundamental no acompanhamento do novo governo.  O Maranhão precisa mudar a cultura política e midiática, assegurando aos jornalistas, radialistas e blogueiros o pleno exercício profissional.

Até agora, as relações entre mídia e política conspiraram contra o interesse público e a valorização dos profissionais de comunicação.

Reféns dos empresários colonizados pelo governo, os profissionais de comunicação ficaram vulneráveis aos negócios midiáticos. A qualquer momento, podem ser demitidos e mudar de opinião em um novo alinhamento editorial.

Nesse cenário, só quem perde é o leitor-ouvinte-telespectador-internauta que, às vezes, precisa ler vários jornais para buscar uma informação e não encontra a verdade.

As demissões no Sistema Mirante são, portanto, o retrato falado de um defunto – o interesse público.
 

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!