Sao Marcal sera reverenciado por boieiros no bairro do João Paulo ,

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Sao Marcal sera reverenciado por boieiros no bairro do João Paulo ,


Seguindo a tradição que está completando 87 anos, encontro de grupos de bumba meu boi deve reunir 300 mil pessoas na via que leva o nome do santo.
Adriano Martins
Da equipe de O Estado
29/06/2014 

Amanhã é dia de boi urrar no João Paulo! Pelo menos 25 grupos de bumba meu boi, sotaque de matraca, estão sendo esperados para se apresentar em honra a São Marçal, na avenida que leva o nome do santo, um dos homenageados durante o mês de junho em São Luís. O encontro, que chega a sua 87ª edição, está previsto para começar por volta das 6h e o final será somente quando o último grupo encerrar sua participação, o que geralmente ocorre por volta das 2h do dia seguinte. Durante todo o dia, pelo menos 300 mil pessoas devem passar pela via. As apresentações mais aguardadas são as dos bois da Maioba, Maracanã, Iguaíba e São José de Ribamar.
A estrutura para receber todas essas pessoas está sendo organizada desde o ano passado e vai contar com dois palanques. Um deles será para a apresentação dos grupos, o outro será destinado a idosos e portadores de necessidades especiais e autoridades. Também serão disponibilizados cerca de 100 banheiros e um sistema de som, que contará com cinco locutores, que se revezarão a cada 6 horas nos microfones. A decoração já está posta desde a sexta-feira, com as tradicionais bandeirolas e fitas.
O presidente do Instituto São Marçal de Cultura e Desenvolvimento Social, organizador do encontro, Raimundo Morais, afirmou, contudo, que o ideal seria que o trecho da via já estivesse completamente tomado pelo espírito da comemoração em honra a São Marçal e ao boeiro - já que dia 30 de junho também é Dia Nacional do Bumba Meu Boi - desde o começo do mês de junho, mas a falta de recursos impediu que os enfeites fossem colocados. Por isso, este ano serão utilizadas as mesmas flâmulas de 2013, que serão retiradas na terça-feira, guardadas e, quem sabe, reutilizadas no próximo ano.
Segurança – O Comando de Policiamento da Área Metropolitana I (CPAM I) afirmou, na quarta-feira, que 550 policiais militares serão encaminhados para a Avenida São Marçal para realizarem a segurança durante todo o evento. Além do policiamento a pé e motorizado, no local também haverá a presença da polícia montada e serão feitas duas barreiras de contenção com o auxílio do Batalhão de Choque e da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), além do sistema de videomonitoramento.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) também irá atuar na festa, por meio da Blitz Urbana, com a finalidade de coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e fiscalizar a venda de comidas e bebidas pelo comércio informal.
Já a Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania (Semusc) estará presente com 35 guardas municipais, que terão como missão fiscalizar e, assim, dar apoio à Blitz Urbana nas ocorrências de vandalismo e manutenção da ordem pública.
Origem - O primeiro encontro de bois no João Paulo data de 29 de junho de 1928, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e, segundo contam alguns, o Boi da Maioba se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil. O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959.
Somente nos anos 1980 a festa tomou a forma que tem hoje. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.
Santo - São Marçal é o quarto santo do calendário junino maranhense, sendo reverenciado no dia 30. Segundo a tradição cristã, ele foi o menino que cedeu os peixes e pães para que Jesus alimentasse uma multidão. Batizado por Pedro, seguiu o apóstolo até Roma e foi enviado à França para pregar o evangelho. Foi bispo de Limoges, na França, e teria sido martirizado na Tunísia. Além do encontro dos bumba-bois no João Paulo, Marçal é festejado em Senhor do Bonfim (BA), com uma enorme fogueira, e no Amazonas, com a “fogueira de paneiro”.

Aposentada alimenta os boieiros em sua casa

Todos os anos, há mais de 10 verões, a aposentada Osmarina Costa, de 67 anos, não economiza no caldo de mocotó e recebe em sua casa centenas de pessoas que vão curtir o grande encontro de bois no João Paulo. Sempre com antecedência, ela prepara um verdadeiro banquete, que também conta com caldo de ovos e peixada, que são servidos para qualquer um que compareça a sua residência, na Rua da Cerâmica. “É tanta gente que aparece, mas eu digo que tem que receber todos de forma igual. Não tem problemas de classe. Se vier um boeiro todo suado e sujo, tem que receber como se fosse a governadora”, ressaltou a aposentada.
Segundo conta, ela não fez promessa e nem é devota de São Marçal, mas realiza a festa unicamente pelo prazer de receber as pessoas. A reunião começou apenas com sua família. Ela fez um mocotó e os parentes apareceram. No ano seguinte, foram os vizinhos que encheram a casa, e hoje vem gente até de outros países. No último São Marçal, por exemplo, foram dois franceses, mas ela também já recebeu até gregos.
Por ano, Osmarina contabiliza que pelo menos 300 pessoas passam por sua casa e, para alimentar essa multidão toda, são necessários 45 kg de mocotó, 20 de pescada, mas de 20 litros de caldo de ovos e, às vezes, 400 cocos. Tudo isso sai do bolso da aposentada. E quanto ela gasta? Osmarina diz que não faz as contas, pois se fosse colocar no papel todo o custo da festança, ela ia ficar desanimada. E ainda tem outro ponto: no dia 30 a aposentada não fica em casa. Ela deixa o imóvel nas mãos dos filhos e vai para a Avenida São Marçal aproveitar os bois.

Mais

Ponto facultativo
Devido ao Dia de São Marçal, a Prefeitura de São Luís decretou pronto facultativo amanhã. A medida é válida para os órgãos municipais da administração direta, indireta, autarquias e fundações. Os serviços públicos considerados essenciais devem garantir o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão. Incluem-se nesse quesito os serviços de saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.
Dificuldades
Segundo os organizadores da festa, a maior dificuldade para se preparar o evento é a arrecadação de fundos para manutenção. Este ano, por exemplo, o apoio veio apenas da Prefeitura, que disponibilizou a estrutura de palcos e som, e do Governo do Estado, com o valor de R$ 15 mil, que serão destinados ao custeio de lanches dos voluntários, policiais, bombeiros e demais pessoas que ajudarão na organização do evento, na compra de materiais para a produção do caldo de feijão. O dinheiro não será o suficiente para a confecção dos troféus que são distribuídos para os grupos.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!