Festejos na Capela de Sao Pedro, com encontros de grupos de bumba-meu-boi.
Devotos e grupos de bumba-boi lotam hoje o Largo de São Pedro
Capela do santo padroeiro dos pescadores, localizada na Madre Deus, amanhece no dia 29 cheia de boieiros e fiéis que reverenciam o santo católico.
Desde a madrugada, dezenas de grupos de bumba meu boi se reúnem no Largo de São Pedro para pedir as bênçãos do santo que tem as chaves do céu. Este foi apenas o início do ápice da festa, que começou na semana passada e termina hoje, com a missa campal. Antes, porém, logo pela manhã, a partir das 8h, será dado início à procissão marítima, quando centenas de embarcações seguem o andor de São Pedro pelas águas da Baía de São Marcos.
Este ano, ao contrário do que vinha ocorrendo, a imagem será carregada em uma embarcação menor, uma lancha de praticagem, isto porque, segundo explica Regina Soeiro, coordenadora do Conselho Comunitário da Igreja de São Pedro, a lancha Diamantina, que fazia o trajeto, está em manutenção e não poderá participar da procissão. A principal consequência desta mudança é que apenas 10 pessoas poderão navegar no mesmo barco que o santo, sendo que quatro delas serão os carregadores.
O restante dos fiéis terá que seguir em barcos separados. Mas pelo menos três embarcações já estão separadas para realizar o transporte. “O mais importante é que vamos realizar a procissão. Se a situação está desse jeito, temos mais é que agradecer a São Pedro”, afirmou Regina Soeiro, que acompanhará a procissão em terra, pois, ironicamente, tem medo de navegar.
A procissão sai da Rampa Campos Melo e, após cerca de uma hora, retorna para o ponto de início, quando o santo será levado novamente para a capela. No período da tarde, a partir das 16h30, será realizada a procissão terrestre, que vai percorrer as ruas São Pantaleão, Passeio, Largo do Cemitério da Saudade e se encerrará com a missa campal no Largo de São Pedro, por volta das 18h.
Para Regina, no entanto, ainda falta uma fé maior do povo, que quase não participa do festejo, a não ser das grandes concentrações, como o encontro de grupos de bumba meu boi e a procissão marítima. Além disso, ela critica a visão dos governantes, pois, apesar de ser um dos mais antigos da cidade, o festejo no Largo de São Pedro é praticamente esquecido pelo poder público. “As pessoas pensam que a festa de São Pedro se resume somente ao encontro de bois. Mas temos muito mais que isso”, ressaltou.
Segurança - Segundo o coronel Marco Antônio Alves, comandante do Policiamento da Área Metropolitana I, serão 40 policiais destacados para fazer a segurança na Capela de São Pedro. Os policiais estarão presentes em todas as programações do dia: procissão marítima, missa campal e a apresentações dos grupos de bumba meu boi. Esse contingente de policiais fará o policiamento em rondas a pé, mas, no local, também serão feitas rondas motorizadas em motocicletas e viaturas.
Com relação à parte marítima, a Capitania dos Portos do Maranhão já garantiu que irá acompanhar de perto a procissão. Barcos da marinha estarão na água para qualquer eventualidade e os marinheiros também irão orientar os barqueiros e devotos com relação às questões de segurança naval, incluindo a fiscalização de embarcações com possíveis problemas de superlotação ou com equipamentos fora do padrão. Além disso, a Capitania recomenda o uso de coletes salva-vidas e lembra que é proibido o uso de bebidas e de fogos de artifícios dentro das embarcações.
Trânsito será alterado por conta de festa
O trânsito na Avenida São Marçal, onde ocorrerá o encontro de bois, será modificados hoje e amanhã. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que vai adotar medidas para orientar e disciplinar o trânsito, intensificar a fiscalização e também interditará algumas avenidas de acesso ao bairro João Paulo.
Desde ontem, a Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha, e na Rotatória do Bacanga, está sendo monitorada por agentes de trânsito. No local onde ocorre o festejo de São Pedro, na Madre Deus, não haverá interdição de vias. Já no João Paulo, a partir de hoje, às 22h, por causa das festividades de São Marçal, haverá três pontos de interdição. Avenida São Marçal, próximo à Feira do João Paulo; Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Curso Wellington; e Avenida Kennedy, próximo ao Colégio Gonçalves Dias.
Segundo a SMTT, no sentido bairro-Centro, pela Avenida São Marçal, o trânsito será desviado na Jordoa, seguindo pela Rua 5 de Janeiro até o Elevado Alcione Nazaré; e no trecho Centro-bairro serão feitas duas interdições: a primeira na Avenida Kennedy, onde o trânsito será desviado para a Rua Armando Vieira da Silva (em frente ao Colégio Gonçalves Dias), seguindo em direção à Avenida Getúlio Vargas; e a segunda, na Avenida Getúlio Vargas, sentido Centro-bairro, próximo ao Curso Wellington, seguindo em direção à Avenida dos Franceses.
A Secretaria comunica que também serão interditadas as ruas transversais que dão acesso à Avenida São Marçal, no trecho compreendido entre a Feira do João Paulo e a rotatória da estátua de São Marçal, a partir das 6h de amanhã (30).
Os ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís, que trafegam pelo João Paulo, terão seus itinerários modificados conforme os desvios citados, até o fim das festas na Avenida São Marçal.
Mais
São Pedro foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento, e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. Os católicos consideram Pedro como o primeiro bispo de Roma, sendo por isso o primeiro papa da Igreja Católica.
0 comentários:
Postar um comentário