Favela do Samba leva para a avenida a historia de seus 15 campeonatos
Maior vencedora do Carnaval de Sao Luís quer mais um titulo em 2014.
Enredo deste ano sera 'Favela: o espetáculo e voce'.
G1-MA - 25.02.14
Há 63 anos a comunidade do Sacavém está unida com o objetivo de ser a melhor do carnaval de São Luís. A confiança é tanta, que este ano a escola levará para a avenida um enredo que conta os principais desfiles da Favela ao longo de seus 15 títulos, setes destes conquistados de forma consecutiva nos últimos anos.
“A Favela fará uma releitura da sua história, dos grandes carnavais, que hoje é a maior vencedora do carnaval da cidade”, contou Euclides Moreira Neto, um dos integrantes da diretoria.
Serão cinco carros alegóricos, 22 alas e quadros alegóricos que ajudarão a desenvolver o enredo 'Favela: o espetáculo é você', de autoria de Pedro Padilha. Além das alas, a Favela do Samba vai levar para a avenida, três casais de mestre sala e porta bandeira; ala de baianas, passistas, mais de 60 composições, e cerca de 20 destaques de luxo.
Mas apesar de contar sua própria história, não vai faltar trabalho. “A favela tem um compromisso de Carnaval com essa nação. Para isso estamos trabalhando muito duro, com muita energia e responsabilidade”, afirmou o presidente Rogério Avelar.
Uma das atrações da escola é a ‘Bateria carcará’, que todos os anos apresenta inovações, como paradinhas, mudanças de ritmo e coreografias. Segundo o mestre de bateria Júlio Diniz, a ‘Carcará’ criou uma identidade. “Essa forte identidade foi criada pelo mestre Paulo, que hoje é falecido e deixou em minha mão. Então a gente mantém um ritmo, uma pegada forte”, disse.
Há oito anos à frente dos músicos, a rainha da bateria Adélia Nascimento sabe de sua responsabilidade: “Estar á frente dessa bateria realmente é uma responsabilidade muito grande, mas já levo de letra, principalmente pelos muitos ensaios. Bate sempre o nervosismo, mas não tanto assim como nos primeiros anos”.
Fazer parte desse ‘coração’ da escola é um sonho para qualquer da comunidade, desde os mais novos, aos mais experientes. Aos 74 anos, João Batista Santos, ou seu Joca como é conhecido, é um dos fundadores da Favela do Samba e mostra na bateria toda sua paixão pela escola. “Gosto, amo essa escola e só vou deixa de sair nela quando morrer”.
1 comentários:
A HISTÓRIA DA FAVELA É LINDA E, COM CERTEZA, FARÁ MAIS UM GRANDE DESFILE.
MAS, EU NÃO QUERO SABER DE PROTECIONISMO E FICAR LENDO ENREDO DE ESCOLA.
CADÊ OS TEMAS DOS BLOCOS TRADICIONAIS, ORGANIZADOS E AFROS?
WILLIAM MORAES CORRÊA
Postar um comentário