CEMAR visita os Barracoes das Escolas de Samba

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

CEMAR visita os Barracoes das Escolas de Samba

















Foram dadas orientações sobre altura máxima recomendada de 4,5 metros, riscos de acidentes com a rede elétrica para carros alegóricos.
26/02/2014 00h00 - Cidade - Jornal O Estado Maranhão
Barra-cões de escolas de samba de São Luís e circuitos de Carnaval em vários pontos da cidade receberam visitas técnicas feitas por equipes de segurança da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), que reforçaram as orientações quanto à altura dos carros alegóricos e os riscos de acidentes com a rede elétrica durante o translado de carros e trios elétricos pelas ruas da cidade.
Foram inspecionados os barracões das escolas localizadas na Vila Palmeira, Sacavém, Madre Deus, Areinha, Centro e em São José de Ribamar. Além disso, foram vistoriados os circuitos carnavalescos do Centro, Desterro, Praça Maria Aragão, Anjo da Guarda, Cohab e Cohatrac.
Segundo o técnico de segurança do trabalho da Cemar, Rogerson Ribeiro da Silva, as visitas técnicas tiveram como principais pontos a inspeção da altura dos carros alegóricos, a inspeção de segurança da altura das redes elétricas no percurso dos carros até a Passarela do Samba, no Anel Viário, e a fiscalização de instalações provisórias de palcos.
"Eles precisam ficar atentos à altura máxima das alegorias para o percurso que vão fazer, porque existe o risco de indução quando eles se aproximam de um condutor elétrico. Não precisa tocar. Só de aproximar, e, dependendo do nível de tensão, pode acontecer um choque elétrico", explicou Rogerson da Silva.
O técnico de segurança da Cemar destacou que os carros podem ter mais de 10 metros de altura. Mas o translado até a Passarela do Samba deve ser feito desmontado. A altura máxima recomendada de 4,5 metros, que é estabelecida como livre de riscos de acidentes com a rede elétrica.
Rogerson da Silva destacou ainda o risco de acidentes nos circuitos carnavalescos. "Além da altura e distância mínima segura para os carros alegóricos, a orientação que estamos passando hoje para as pessoas que estão envolvidas na montagem de palcos é a necessidade de um aterramento temporário para caso ocorra algum vazamento de corrente elétrica nas estruturas que estarão energizadas", frisou.
Notificação - Na manhã de ontem, algumas escolas foram notificadas porque alguns carros não obedeciam a altura máxima. Um desses casos foi da Favela do Samba, no qual apenas a base de um carro alegórico tinha 4,80.
Segundo o carnavalesco da escola, o carro deve chegar a 12 metros de altura no total e será levado desmontado do barracão da escola, que fica localizado no Sacavém, até a Passarela do Samba. Para evitar acidentes, a base do carro será adequada como foi recomendado pela Cemar.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!