As Cores de Beto Pereira

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

As Cores de Beto Pereira

Ricardo Alvarenga - Da equipe de O Estado- Caderno Alternativo 
O cantor Betto Pereira, conhecido por sua musicalidade tipicamente maranhense, apresenta hoje, na Praça de Eventos do Shopping da Ilha (Maranhão Novo), a partir das 19h, uma nova vertente do seu trabalho. A mostra Telas e Tons reúne 40 pinturas na técnica acrílico sobre tela abordando temáticas como a música, o mar, a dança e bicicletas. A curadoria da mostra é do jornalista e colunista social de O Estado, Pergentino Holanda.
A produção desse material, segundo o artista, aconteceu de forma tranquila e complementar à carreira musical. Muitos dos quadros são ilustrações de suas músicas, levando inclusive nomes das composições. Uma criação dupla, música e pintura. As obras são permeadas de sentidos e marcadas pela presença de cores fortes e vivas.
Além da relação com a música, as obras falam sobre a vida e a história do cantor. “Pintei as coisas da minha vida de artista, de criança de adolescente. Resgatei o sonho de toda criança que é ganhar uma bicicleta e que também foi o meu”, assinala Betto Pereira. Na mostra, pinturas remetem à memória da vida simples e das dificuldades que o pai do cantor teve para conseguir presentear o filho com uma bicicleta na sua infância.
Essa é a primeira vez que o artista apresenta de forma mais direta seus trabalhos com pintura. Betto Pereira já participou de algumas exposições coletivas, como o 17º Salão Arte São Luís Marinha, Congresso Regional de Medicina, 1º Coletiva Traços do Maranhão e Cumplicidade da Arte. Telas e Tons é a sua primeira mostra individual.
O desejo da mostra se reafirmou com a participação do cantor na exposição Traços do Maranhão, organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado da Cultura, em julho deste ano. Na oportunidade, o artista dividiu o espaço com mais de 30 artistas maranhenses de renome nas artes plásticas. Segundo a organização da exposição, Betto Pereira foi considerado artista revelação do evento pela sua obra.
Segundo a Secretária de Estado de Cultura, Olga Simões, o segmento de artes plásticas no Maranhão sempre teve destaque pela qualidade e criatividade. “É uma imensa felicidade ver nascer mais um promissor talento das cores em nosso estado. Betto Pereira revela-se intenso e absolutamente musical em suas obras”, ressaltou a secretaria. O projeto Telas e Tons têm apoio do Governo do Estado, por intermédio das Secretárias de Comunicação e Cultura, e do Shopping da Ilha, entre outros parceiros.
Disco – No lançamento da exposição, o artista fará um show intimista como pré-lançamento do seu novo trabalho, o disco Samba que é bom, que reúne 12 faixas de samba, primeiro ritmo musical da carreira do maranhense. “O samba chegou primeiro na minha trajetória como músico e compositor. No CD, trago algumas lembranças maravilhosas do começo do namoro com o guitavaco, como eu chamava carinhosamente meu cavaquinho”, assinalou Betto Pereira.
O disco é uma comemoração aos 25 anos de carreira do cantor, que tem suas bases musicais no samba, por isso a homenagem e o resgate do ritmo. “Minha vida musical começou no samba. Fui compositor do samba enredo da Flor do Samba, aqui em São Luís, nos anos de 1991 e 1992”, disse Betto Pereira. A gravação tem participação especial de Zeca Beleiro, Andrea Canta e Zé Américo Bastos.
Na produção, um repertório exclusivo de sambas autorais feitos em parcerias com Felix Alberto, Beto Ehongue, Gilberto Mineiro, Josias Sobrinho, Nosly, Carlos Berg e Gerude e a alemã Andrea Canta. Canções como Cabrocha Popstar, Gente Bamba, Som de Gafieira, com a participação de Zeca Baleiro, Amor por inteiro, Verde e Rosa, De Felicidade, Veja o que que dá, Pagar pra ver, A Contratempo, Maria do Brasil, Sambadela e Estar com você fazem parte do repertório do álbum
Artista - Betto Pereira é conhecido pela fusão de ritmos feita em seus shows. Com 25 anos de carreira, o maranhense já cantou ao lado de grandes nomes da MPB, como Gilberto Gil, Alcione, Zeca Baleiro, Cristina Buarque e Fauzi Beydoun. Como cantor, já tem 10 CDs gravados. É também conhecido pelo seu sucesso no período junino, no qual faz shows em varias cidades do interior do estado.

Serviço

• O quê
Exposição Telas e Tons
• Quando
Hoje, a partir das 19h
• Onde
Praça de Eventos do Shopping da Ilha

1 comentários:

Colecionador Netto Marley disse...

Ola Sr. Joel jacinto, estou aqui para lhe apresentar meu trabalho perante a cultura do maranhão, der uma visitada no nosso blog - http://saoluisdobrasil.blogspot.com.br/ - fico grato pela visita, e fico todos os dias escultando o programa da Helena, e no blog tem todos os programas q conheço om seu respecitivos links pra todos acessarem e também ja estamos com a nossa radio, 100% maranhense, abraço.

Postar um comentário

visualizações!