Joel Jacintho
joeljacintho@yahoo.com.br
joeljacintho@uol.com.br
twitter@joeljacintho
Futuro duvidoso do ‘Comando da Noite’
JP24506.23
O começo de setembro não tem soprados bons ventos para alguns setores da comunicação, principalmente na área do rádio. Na emissora dos Falcão, a frequência modulada passou a retransmitir apenas a programação importada da Jovem Pan – SP, retirando toda programação local.
Nas bandas do Apicum, as informações não são nada boas. É que o programa ‘Comando da Noite’ está com permanência incerta, segundo a fala do próprio âncora, o jornalista Gilberto Lima, foi o que deixou transparecer no encerramento do programa na última sexta-feira, 30 de agosto.
Até o fechamento da coluna, as informações davam conta de uma negociação com a nova direção da Rádio Educadora e o setor patrocinador.Nos bastidores da emissora ficou confirmado a suspensão do programa, e já na noite desta segunda-feira, entrou a programação religiosa da Rede Milícia SAT.
Na foto o jornalista Gilberto Lima ao lado do outro jornalista e subsecretário de comunicação do município, o escriba Robson Paz. O encontro foi nos estúdios da Rádio Educadora, na semana passada, quando do programa jornalístico ‘Comando da Noite’, que vai ao ar das 22h às 0h00.Na oportunidade Paz confirmou que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior será entrevistado nesta terça-feira, no programa matinal ‘Roda Viva’ e será sabatinado pelos comunicadores Edivaldo Oliveira, Gilberto Lima e Jota Kerly.
Conjuntura desfavorável

Na velocidade dos acontecimentos, as coisas vão passando feito rolo compressor, que muitas das vezes nem percebemos, e nem nos espantamos. Assim não é diferente no dia-a-dia do mundo da comunicação e em especial do rádio.
O tema envolve o rádio esportivo, mas precisamente sobre as equipes de esportes do nosso rádio. Até recentemente, tínhamos seis equipes fazendo transmissões dos jogos e resenhas.
Saíram de cena, as equipes da Rádio Educadora e até a Rádio Mais FM. Ficaram as equipes das rádios Mirante AM, Difusora AM, Timbira, Capital (emissora que está fora do ar) e a mais recente a rádio web do jornal O Imparcial.
Com a falta de rádios para fazer cobertura esportiva, estão fora do mercado de trabalho vários profissionais: Emanuel Ribeiro (Ligeirinho), José Carlos Teixeira, Sérgio Soares, Juarez Sousa, Noel Soares, Ribamar Furtado, Danilo Silva, entre outros.
Museu do Rádio

Pela nova vez, o pesquisador do rádio brasileiro e radialista Talvane Lukato emplaca outra sessão de mostra do seu rico acervo sobre a história do rádio. Desta vez em um novo espaço, na Galeria Trapiche, equipamento da FUNC/PMSL, localizado na Praia Grande, defronte à lona do Circo da Cidade.A abertura da exposição aconteceu nesta segunda-feira, 02 de setembro, e fica em cartaz até o final do mês, sendo aberta ao público das 14 às 18 horas, se segunda a sexta-feira.
Com 11 anos de idade, Talvane sempre empregou seus próprios recursos na aquisição do seu acervo que hoje conta com 64 receptores antigos de rádios, 16 mil fitas cassetes com programas de várias partes do Brasil, 50 mil discos de vinil, dois mil adesivos de rádios de vários países, 5 mil DVDs com partidas de futebol, novelas, telejornais, programas eleitorais, minissérie, dentre outros.
Bastidores do Castelão
JP24506.24
O domingo não foi de muita alegria para o universo tricolor, a derrota de 1 a 0 para o Águia, andou mexendo com a empolgação de muita gente que foi prestigiar a Bolívia Querida, entre os quais: Marcio Jardim, Robson Paz, Jorge Vieira, Juarez Sousa, o prefeito Edivaldo Holanda Junior, Raimundo Garrone e Gilberto Lima.
Paulinho da Viola no Samba na Gamboa
JP24506.25
A TV Brasil estreia nesta terça-feira, dia 3 de setembro, às 22h, a nova temporada do programa Samba na Gamboa. O sambista Diogo Nogueira comanda a atração, que está cada vez mais recheada de convidados renomados, como Paulinho da Viola, Adriana Calcanhoto, Jards Macalé, Monarco, Nelson Sargento, Jamelão, Jorge Ben Jor, Dudu Nobre, Os Originais do Samba, Negritude Junior, Toquinho, entre outros. Esta já é a quinta temporada do Samba na Gamboa, que envolve o telespectador com um bate-papo descontraído, histórias divertidas e excelente repertório.
E para começar a quinta temporada com o pé direito, Diogo Nogueira recebe um dos mais refinados compositores da MPB, aquele que recebe o título de “O Príncipe do Samba”: Paulinho da Viola! Herdeiro de grandes bambas, como Candeia e Nelson Cavaquinho, o músico é considerado um verdadeiro patrimônio do mundo do samba.