401 ANOS DE SÃO LUÍS - programacao cultrual comeca nesta quarta-feira, 04 de setembro

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

401 ANOS DE SÃO LUÍS - programacao cultrual comeca nesta quarta-feira, 04 de setembro

Shows, exposição, oficinas e feira de negócio compõem a festa.

Jornal O Estado do Maranhão - ALTERNATIVO - 04 de setembro de 2013 





São Luís fará, no dia 8 deste mês, 401 anos de fundação. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado montaram uma programação com mais de 30 atividades que ocorrerão em diversos bairros da cidade até domingo. Com o tema Parabéns São Luís. Orgulho de todos nós, a programação do aniversário será aberta hoje, às 10h, na Praça Maria Aragão (Centro), palco principal do evento. No espaço acontecerá até a meia-noite, o projeto Clama São Luís, animado por 24 atrações entre ministérios de louvor, bandas e cantores gospel. Às 16h, será aberta, no Convento das Mercês (Desterro), a exposição Poetas in Memorian.
A mostra reunirá 16 baneres com imagens e textos referentes à plêiade maranhense: Gonçalves Dias, Aluísio Azevedo, Coelho Neto, Maranhão Sobrinho, Josué Montello, Bandeira Tribuzi, Maria Firmina dos Reis, entre outros. Além dos baneres estarão expostos livros e alguns bustos, além de caricaturas de literatos. A visitação pode ser feita até o dia 4 de outubro, das 8h às 12h e das 14 às 18h.
O acervo que compõe a mostra foi pinçado de estudiosos e pesquisadores da história e literatura maranhense. A maioria das imagens é proveniente do acervo do fotógrafo Edgar Rocha; outra parte, da Academia Maranhense de Letras (AML) e ainda dos professores Jomar Moraes e Benedito Buzar.
De acordo com a assessora técnica da Secretaria Municipal de Turismo Aline Vasconcelos, uma das encarregadas pela mostra, a ideia é apresentar às novas gerações os grandes nomes da literatura maranhense. “A princípio pensamos apenas nos poetas, mas depois percebemos que este universo é muito vasto, então incluímos outros nomes para que as pessoas, em especial os estudantes, possam ter acesso às imagens, partes dos escritos e biografia dos artistas”, diz ela, que ressalta a intenção de dar prosseguimento à exposição, montando outras edições.
Religião- O show Clama São Luís é um dos eventos religiosos que integram a programação oficial de aniversário que inclui ainda a procissão dos Orixás e o Halleluya.
O evento, que recebe o apoio da Fundação Municipal de Cultura (Func), vai reunir caravanas de fieis da Ilha de São Luís, além de pastores, bandas locais, ministérios de louvor e cantores solo. Entre as bandas se apresentarão Levitas do Samba, Toque de Louvor, Forró de Crente, Voz de Júbilo, Som das Águas, Essência de Glória, Refúgio, Ramak, Lapidote, Pegada Santa, Ministério Adoraê, Intensa Adoração, Banda Alttar e Frutos da Cruz.
Entre os cantores, destacam-se Tony Brasil, Wellington Santos, Katarina Castro, Soraya Santos, Firmino Campos, Diná, Jacymário, Cláudia Santos, Simeão Lima e Isabelle Passinho.
Por não fazer distinção entre as igrejas, o Clama São Luís deve atrair grande público. “Ficamos muito honrados em receber o convite da Prefeitura e da Func para participar das comemorações de aniversário de São Luís e com certeza será uma bela festa”, afirma a pastora Cláudia Santos, que estima um público em torno de 50 mil pessoas na Praça Maria Aragão.
O projeto surgiu no início deste ano, quando um grupo de amigos evangélicos decidiu que era preciso fazer mais pela cidade. “Resolvemos fazer alguma coisa para levar a palavra de Deus às pessoas”, declara a pastora. A cada mês o evento é realizado em um bairro de São Luís. Cohab, Cohatrac, Village Cohatrac, Forquilha, Calhau, Olho d´Água e Divineia já serviram de palco para Clama São Luís.
Oficinas – Ainda como parte da programação de hoje serão abertos, às 14h, na Praça Maria Aragão, estandes culturais que oferecerão aos presentes palestras e oficinas culturais. Hoje, serão ministradas as oficinas de Cerâmica, com Delza Maria; e de Pintura, com Binho Dushinka. As palestras terão como temas Educação Ambiental: transformando o lixo em arte, com Carlos Campelo Cunha; e Respirando Xilogravura, com Airton Marinho.
No mesmo horário e local tem o Projeto Sustentart, organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Trata-se de uma Feira de Arte e Negócios, voltada a incentivar as atividades, fomentando e gerando trabalho e renda, bem como oferecendo espaço alternativo para mostras culturais. O projeto reúne artesanato, trabalhos manuais e reciclagem.
Programação – Entre as atrações culturais que acontecerão até domingo, destaque para o show Vibrações Positivas, que acontece amanhã, às 19h, na Praça Maria Aragão em comemoração ao Dia Municipal do regueiro. Na sexta, acontece o projeto Rufô Tambor em celebração ao Dia Municipal do Tambor de Crioula. A festa será às 15h em espaços públicos como terminais de integração, praças, etc.
Sábado o destaque será a Feira de Samba e Chorinho que toma conta da Rua Portugal (Praia Grande), às 17h, com participação de Zé da Velha, Silvério Pontes, Flávia Bittencourt e banda Baré de Casco.
No domingo acontecerá a Procissão dos Orixás, que vai da Avenida Pedro II ao Largo da Igreja do Desterro, a partir das 16h. Às 19h será a vez do show Louvação a São Luís, na Praça Maria Aragão. O show terá a participação dos cantores Beto Pereira, Mano Borges, Flávia Bittencourt, Alê Muniz, Luciana Simões, Roberto Ricci, Gabriel Melônio, Walfredo Jair, Afrôs, Célia Sampaio, Eugênia Miranda, Serrinha, Cesar Teixeira, Sergio Habibe, Papete, Preto Nando, Celso Reis, Tutuca, Mila Camões e Tereza Canto, interpretando um repertório de criações musicais referentes à cidade. O encerramento será com apresentação do bumba meu boi de Maracanã.

Serviço

• O quê
Show Clama São Luís e Exposição Poetas in Memorian, como parte da programação de aniversário de São Luís
• Quando
Hoje, respectivamente às 10h e 16h
• Onde
Respectivamente na Praça Maria
Aragão (Centro) e Convento das Mercês (Desterro)

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!