Academicos de Comunicacao Social produzem serie de documentarios pata TV UFMA
Gravações estão sendo feitas em Taim, zona rural de São Luís, e deverão ser finalizadas em outubro.
Luisa Rabelo e Karolyne Cantanhede
Especial para o Alternativo
Especial para o Alternativo
22/09/2013
· .

Sete acadêmicos do curso de Comunicação Social, com habilitação em Rádio e Televisão, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão empenhados em contar, por meio de oito vídeos -documentários, a história de luta e resistência dos moradores de Taim, zona rural de São Luis.
A ideia de apresentar por meio de uma produção audiovisual a comunidade e suas peculiaridades surgiu com o projeto social Conexão Rural, idealizado e executado pela TV UFMA e financiado pelo Ministério das Comunicações.
Os documentários produzidos pelos alunos do curso comporão uma série de programas em oito edições com temáticas que abordam a memória, identidade, educação, saúde, renda e sustentabilidade, cultura, comunicação e mobilização. As cenas estão sendo rodadas na própria comunidade, o que desperta o interesse dos moradores com a proposta dos vídeos.
Os trabalhos estão sob a direção do cineasta Arnaldo Ferreira e sua assistente Juliana Calles, que vieram a São Luís para conduzir as gravações, que já estão em fase final. Farão parte das cenas, dezenas de entrevistas dos moradores de Taim que deram depoimentos sobre as temáticas citadas acima que renderam emoção e surpresas a todos os envolvidos no trabalho. “Trabalhar no Taim está sendo gratificante. Fiquei surpreso em ver a união desse povo, o ponto forte dos vídeos certamente é a própria historia do lugar, além é claro, das belas imagens que facilmente conseguimos captar”, ressaltou Arnaldo Ferreira.
Participação - Participativos, os moradores da comunidade que se nomeiam “filhos do Taim”, estão cada vez mais empenhados em ambientar a equipe de produção e de repassar com riqueza de detalhes a história centenária de luta pela permanência naquela terra. O apoio está sendo fundamental e imprescindível para o bom fluxo das gravações, que segue o cronograma definido pela direção e parceria com acadêmicos.
O roteiro e a produção dos vídeos foi elaborado pelos bolsistas envolvidos no projeto e aprovado pela direção da TV UFMA, responsável pela produção executiva. O trabalho de finalização das gravações está previsto para a última semana deste mês e os vídeos, na integra, estarão disponíveis até a primeira quinzena de outubro.
O trabalho de produção dos vídeos-documentários e seu resultado final registraram a historia que serão repassadas na grade de programação da TV UFMA - que tem prazo pra inauguração do sinal no fim deste ano.
Projeto traz satisfação a moradores do Taim
Durante os quase seis meses de projeto, o povoado se mobilizou e participou ativamente das atividades do projeto Conexão Rural, projeto financiado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a TV UFMA, que visa promover inclusão digital e desenvolvimento social aos jovens da comunidade.
Na primeira etapa do projeto, 15 jovens foram qualificados em informática pelo Senac/MA e deram continuidade à sua formação profissional com as oficinas de tecnologias da informação e comunicação. Uma segunda turma com jovens das comunidades Taim, Rio dos Cachorros e Porto Grande participou do curso de informática básica oferecido pelo Senac/MA.
As gravações dos documentários, iniciadas no dia 22 de agosto, contaram com diversas locações: no mangue, no rio, na igreja, na escola, no ponto de apicultura e nas casas dos moradores - que acompanharam cada dia das filmagens. O apoio dos moradores está sendo fundamental e imprescindível para o bom fluxo das gravações, que seguem até o fim do mês de outubro.
As ações do projeto têm agradado aos moradores deTaim, que narram de forma bem aberta e espontânea a realidade do povoado. “O Conexão Rural já está trazendo benefícios para o Taim, um exemplo que eu já percebo aqui é a questão da atuação dos jovens nas causas defendidas antes somente pelos mais velhos. Como as gravações precisam de depoimentos deles, o interesse em saber o que está se passando dentro da comunidade só tem aumentado”, contou a presidente da união de moradores, Rosana Mesquita.
Saiba mais
- O povoado Taim é próximo à região do Porto Grande, também zona rural de São Luís;
- 110 famílias fazem parte da comunidade;
- O projeto há seis meses beneficia cerca de 50 jovens de Taim com cursos de iniciação em informática em parceria com o Senac/MA, cursos básicos de roteiro, edição, fotografia, direção e linguagem audiovisual, além de oficinas de capacitação em tecnologias da informação e comunicação.
0 comentários:
Postar um comentário