Musica para exaltar a cultura negra
Show Negro Axé acontece hoje, no Teatro Alcione Nazaré, para marcar o lançamento da produtora Negro Axé Produções Artísticas.24/08/2013
ALTERNATIVO

Um espetáculo que mistura dança, poesia, teatro, música, solidariedade e religiosidade é a proposta do show Negro Axé, que acontece hoje, às 19h30, no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande). Na oportunidade, será lançada a Negro Axé Produções Artísticas, sob o comando do produtor Raydenisson Sá. No palco do teatro, representantes da música maranhense interpretando canções sobre a vida e religiosidade dos negros.
O nome do show, Negro Axé, como o da produtora, é baseado na canção homônima composta por Marco Duailibe e que foi gravada por Célia Sampaio. “Negro Axé é uma canção muito importante para minha carreira. Com ela, ganhei a 8ª Mostra de Músicas do Bloco Afro Akomabu, em 2012, no tema que Raydenisson defendeu no bloco. Marquinho [Marco Duailibe], a pedido de Raydenisson, compôs para mim essa música e qual não foi nossa surpresa ao vencermos a mostra daquele ano. É um presente, é histórica e não poderia ter nome melhor para dar à produtora”, afirmou Célia Sampaio, que participa hoje à noite do show.
Uma contribuição cultural para a questão afirmativa da identidade negra em São Luís é a principal proposta do evento. Por meio das músicas escolhidas, Raydenisson Sá pretende contar a história dos negros, dando voz aos seus clamores e direitos. “O movimento negro trabalha essa questão de ação afirmativa de várias maneiras, dentre elas, a vertente musical. A música também é uma forma de lutar contra as desigualdades raciais que infelizmente ainda vigoram nesse país”, ressalta o produtor.
Renomados artistas maranhenses foram convidados para participar desse espetáculo, em homenagem ao povo negro, entre eles Gisele Padilha, Alexandra Nícolas, Heriverto Nunes, Simone Mouzzy, Rosana Alves, Mayara Alves, Milla Camões, Gil Maranhão, Teresa Canto, Walkerleny Soeiro, Luciana Pinheiro, Fabiana Rasta, Carlão Rastafari, Marco Duailibe, Fábio Borges, Luiz Carlos Guerreiro, Edvaldo Costa, Didã, Alessandra Loba, Paulinho Akomabu, Mauro César e Célia Sampaio.
Show – No repertório da apresentação de hoje à noite estão músicas de grandes nomes do cenário nacional, como Arlindo Cruz, Milton Nascimento e Djavan. Além de diversas canções de cantores maranhenses, dos quais destaque para Heriverto Nunes, Gil Maranhão, Fabiana Rasta, Marco Duailibe e Carlão Rastafari.
O show começa com músicas que relembram a religiosidade negra. A homenagem aos orixás acontecerá nas seis primeiras músicas do show. Gisele Padilha inicia cantando Ogum chorou que chorou, de Arlindo Cruz.
Alexandra Nícolas interpreta a música É D’Oxum, de Gerônimo e Vevé Calazans, e vai ao palco acompanhada da dançarina Michelly Bastos, que fará a performance Oxum, vestida como a orixá, reproduzindo gestos e movimentos próprios dos rituais das religiões de matriz africana. Em seguida, Heriverto Nunes canta sua própria composição, Odé.
Rosana Alves e Mayara Alves fazem um dueto para interpretar Afoxé pra Logun. Milla Camões empresta sua voz para a composição de Baden Powell e Vinicius de Moraes, Canto pra Xangô, e encerrando as homenagens aos orixás Gil Maranhão canta Ê caboclo.
Outros grandes sucessos serão interpretados, Amigos para Sempre, Menino de Pé no Chão, Bola de Meia, Bola de Gude, Ê Capoeira, Retratos da Ilusão, Black is beautiful, Ilê Pérola Negra, Canto das Três Raças, A Deusa dos Orixás, Filhos de Gandhi, Kizomba: A Festa da Raça e Sina também estão no repertório.
O show será encerrado com a música Negro Axé, tema do evento. Para essa canção, estarão juntos o compositor Marco Duailibe e a intérprete Célia Sampaio. Os artistas serão acompanhados pelos músicos Renato Serra (teclado), Paulo Pontes (baixo elétrico), Ronald Nascimento (bateria) e Jeff Soares (guitarra) que assina a direção musical do show.
Na produção do show Raydenisson Sá e Soraia Trindade. O figurino é assinado por Célia Sampaio. A direção de som é de Lucas Senna. O cenário foi pensado por Ricardo Alvarenga.
Serviço
• O quê
Show Negro Axé
• Quando
Hoje, às 19h30
• Onde
Teatro Alcione Nazaré
• Somente para convidados
0 comentários:
Postar um comentário