7ª edicao da Feira do Livro tera novo espaco
Evento, que acontece de 27 de setembro a 6 de outubro, será realizado no Centro Histórico e terá como patrono o poeta Nauro Machado e convidados.
Ricardo Alvarenga
Da equipe de O Estado
Da equipe de O Estado
24/08/2013

Em sua 7ª edição, a Feira do Livro de São Luís (FELIS) será em novo espaço e pretende traduzir a essência de São Luís. O local escolhido para ser o palco dos debates e discussões do evento literário é o Centro Histórico da cidade. Este ano, a FELIS acontece de 27 de setembro a 6 de outubro, em locais como Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Cine Praia Grande, Teatro Alcione Nazaré, Beco Catarina Nina, Praça Nauro Machado, Teatro João do Vale, Faculdade de Arquitetura, Escola de Música, além dos auditórios da Associação Comercial do Maranhão e da Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA).
O tema da feira desse ano é Livro, Leitura e Tecnologia. Com a feira, se pretende mostrar que o livro e a leitura estão passando do impresso para o virtual. Porém, isso não significa que devem perder a sua poesia. A ideia é ampliar diálogos e colocar o livro e a leitura no centro das inovações tecnológicas.
“O nosso compromisso, com este evento, é fomentar as cadeias criativas e produtivas do livro e contribuir para o acesso à leitura. O evento também se constitui em espaço para discussão de políticas públicas para a leitura, além de encontro e organização de instituições que representam o universo literário na capital”, apresentou o curador da feira, Celso Borges.
A proposta do evento é que o Centro Histórico seja tomado por livreiros, editores, distribuidores, palestrantes, estudantes, escritores, intelectuais e por toda a população de São Luís. No estacionamento que fica ao lado da Casa do Maranhão, será montado o Espaço do Livreiro, local onde acontecerão exposições e vendas de livros de editoras nacionais, locais e universitárias, está previsto a montagem de cerca de 38 stands nesse espaço. O auditório da UNIVIMA, na Rua Portugal, funcionará como um espaço aberto para lançamentos e relançamentos de obras de escritores maranhenses e de outros estados, que estarão autografando e comentando suas produções.
No Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, que contempla o Cine Praia Grande e o Teatro Alcione Nazaré, acontecerão diversas atividades. No Cine Praia Grande, serão exibidos filmes com apoio do Sesc e realização de palestras, apresentações e atividades relacionadas ao Patrono da freira. No teatro, apresentações de espetáculos infantis e adultos. E no espaço localizado em frente ao teatro serão realizados três cafés literários por dia. O Beco Catarina Nina será o espaço da poesia, com declamações diárias sempre das 17h às 20h. Na praça que leva o nome do patrono da feira, muitos shows artísticos, dentre eles destaca-se Bandeira de Aço, no domingo, dia 6 de outubro. Além de apresentações como a das Orquestra Sinfônica do Sesi e de Sopro da Escola de Música do Maranhão.
Patrono - Esse ano, a FELIS tem como patrono Nauro Machado, considerado um dos maiores poetas e escritores brasileiros da atualidade. Ele sempre viveu em São Luís, ausentando-se apenas por breves períodos, sobretudo para o Rio de Janeiro para publicar boa parte de suas obras e em ocasiões que foi homenageado como na Academia brasileira de Letras e da União brasileira de Escritores. Grande referência, Nauro tem varias de suas obras traduzidas para o alemão, francês e inglês. Também serão homenageados outros quatro escritores brasileiros. “Dois dos quatro homenageados são Salgado Maranhão e Zelinda Lima. Os outros são Aluísio Azevedo, pelos 100 anos de sua morte, e Catulo da Paixão Cearense, pelos 150 anos de seu nascimento. Cada um desses homenageados terão palestras específicas, atividades e exposições que retratam um pouco sobre a sua vida e obra”, afirmou Celso Borges.
A palestra de abertura, que acontecerá no dia 27 de setembro, no Auditório da Associação Comercial do Maranhão, às 20h, será sobre a obra de Nauro Machado, analisada no contexto da poesia brasileira. Será ministrada por Ivan Junqueira, jornalista, poeta e crítico literário brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras, da qual foi também presidente em 2004. O mediador dessa palestra será o escritor Ricardo Leão.
Pela primeira vez, a Feira do Livro receberá convidados internacionais. No dia quatro de outubro, por exemplo, o biógrafo de padre Antônio Veira, António de Abreu Freire, estará em São Luís, participando de um Café Literário sobre Vieira, ao lado de Joaquim Haickel, que na oportunidade vai lançar seu filme A pedra e a palavra. António de Abreu Freire, natural de Aveiro, Portugal, é professor, escritor e navegador. Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Paris e em Física pela Universidade Laval, em Quéebec, Canadá, ele é um dos grandes nomes que participarão da feira. Outro destaque é também o biógrafo de Clarice Lispector, Benjamin Moser, que participará de uma mesa com o tema: Que mistérios tem Clarice?, com mediação da jornalista e escritora Andréa Oliveira.
Mais
Tanto o Patrono quanto os homenageados da feira, terão espaços especiais dedicados a eles durante o evento. Os locais serão ambientados com fotos, vídeos, obras e depoimentos sobre os autores. A Escola de Música do Estado será o Espaço de Catulo da Paixão Cearense. O Centro de Criatividade Odylo Costa, filho será o Espaço de Nauro Machado. A Morada dos Artistas será o Espaço Salgado Maranhão. O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira, receberá o Espaço de Zelinda Lima.
Números
38 Stands de venda de livros
80 Livros serão lançados
27 Cafés Literários acontecerão
40 Palestras serão realizadas
24 Poetas participarão do Poesia no Beco
0 comentários:
Postar um comentário