Temporada junina começa nesta quinta-feira na Praça Maria Aragão

Com cortejo, conduzido pelas caixeiras do Divino Espírito Santo, festança organizada pela Prefeitura de São Luís terá vasta programação.
Ao som do toque das caixeiras do Divino Espírito Santo, será aberta hoje oficialmente, na Praça Maria Aragão, a temporada junina na capital maranhense. Com o tema São João de São Luís – Festança de todas as cores –, organizados pela Prefeitura de São Luís, os festejos começarão às 17h com o benzimento do mastro em homenagem aos santos da época: São João, São Pedro, São Marçal e Santo Antônio, o aniversariante do dia, na Igreja que leva seu nome, no Centro.
De lá, sairá um cortejo, acompanhado por caixeiras do Divino Espírito Santo que entoarão cânticos e toques, passando pela Rua 13 de Maio em direção à Praça Maria Aragão, onde o mastro será erguido. O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o Mastro dos Santos Populares, é erguido durante a temporada junina para celebrar os santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos.
A programação da noite de abertura, na praça, terá a apresentação do Tambor de Crioula Turma de Crioulos, do bairro Alemanha, às 19h, e Cacuriá Assa Cana, do bairro Liberdade, às 20h. Já às 21h, sobe ao palco o Grupo Lamparina, que, com sete anos de atividade, promete agitar o Arraial com um repertório recheado de músicas populares maranhenses e algumas autorais.
A partir das 22h, a Trupiada da Ilha trará a apresentação, em conjunto, de cinco grupos de bumba-meu-boi: Miritiua, Itapera do Maracanã, Estrela Maior, João Paulo, Paço do Lumiar - todos em sotaque de matraca. E, encerrando a programação da noite, às 00h, o Boi de Axixá animará o público com as toadas já conhecidas por sua famosa orquestra. O Barracão do Forró também estará funcionando a partir das 20h, com os melhores grupos de forró pé de serra da cidade.
A programação prossegue até o dia 30. O Arraial da Praça Maria Aragão contará com uma programação diversificada, funcionando das 18h às 0h, de domingo a quinta-feira, e das 18h à 1h, sexta e sábado.
Arraial da Cohab causa reclamações
Um impasse entre representantes da Associação dos Produtores e Feirantes de São Luís e a Fundação Municipal de Cultura (Func) está prejudicando a montagem das barracas para a promoção do Arraial Cohab/Cohatrac, organizado pelo Município na área da Feira Livre da Cohab. Os feirantes do local não concordam com a realização do evento, programado para acontecer de 22 a 30 de junho e, revoltados com a situação, derrubaram na noite de terça-feira (11) duas das quatro barracas montadas pela Func para o Arraial.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores e Feirantes de São Luís, Reginaldo Fonseca Cantanhede, a categoria não foi informada pela Func sobre a realização do arraial no espaço, atualmente destinado à feira livre. “Chegamos ontem [terça-feira, dia11] para montar nossas bancas e, para a nossa surpresa, alguns operários trabalhavam na preparação dessas barracas. Como nossa feira ocorre às terças-feiras, ou seja, nas dias 18 e 25 deste mês, não haveria feira, o que seria um grande prejuízo a todos”, disse. Atualmente, 350 feirantes comercializam produtos na Feira Livre da Cohab.
Uma reunião entre representantes dos feirantes, da Func e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), responsável pela manutenção das feiras na cidade, acontecerá hoje pela manhã, na sede da Semapa, no quilômetro um da BR-135, para resolver a situação.
Segundo o coordenador técnico do Teatro da Cidade de São Luís e responsável pela organização do Arraial Cohab/Cohatrac pela Func, Renato Porto, caso os feirantes não autorizem a realização do evento no espaço da feira livre, será necessário escolher outro local.
0 comentários:
Postar um comentário