Festejo de Santo Antônio terá missas e procissão

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Festejo de Santo Antônio terá missas e procissão

Distribuição de pães marcará cerimônia dedicada ao santo casamenteiro

13/06/2013 

Os devotos de Santo Antônio estão convidados a participar hoje, a partir das 5h, do encerramento do festejo de Santo Antônio, data que marca o dia do santo casamenteiro. A festa tem sido realizada desde o dia 1º deste mês na Igreja de Santo Antônio, na Praça Antônio Lobo, Centro, com tema “Santo Antônio Pastor da Juventude”. O destaque da programação de hoje é a missa campal, marcada para as 18h30, com celebração do arcebispo dom José Belizário. Durante a cerimônia, como tradicionalmente é feito, serão distribuídos pães para os fiéis.
Durante a manhã, o pároco da congregação, padre Meireles, celebrará missa e batizará iniciados na fé católica. Às 15h, será realizada a santa missa com a Trezena de Santo Antônio, a ser celebrada pelo padre Cláudio. Às 17h, acontecerá a procissão na qual os devotos vão percorrer algumas ruas do Centro e retornarão à Igreja de Santo Antônio para a celebração da santa missa, presidida pelo arcebispo. A partir das 20h, acontecerá no largo da igreja animações culturais, com comidas típicas, apresentações de grupos folclóricos, bumba meu boi de orquestra e danças juninas.
Mobilização - De acordo com um dos organizadores e decorador do evento a expectativa para este ano é que 10 mil devotos e fiéis do santo participem das atividades do festejo. “Aguardamos um grande público. Por se tratar de um santo muito popular, o festejo atrai além de fiéis pessoas que se identificam. O importante é a fé em Santo Antônio”, disse Sebastião Júnior.
Ainda segundo o organizador Sebastião Júnior, além dos serviços prestados ao evento, a gratidão ao santo é verdadeira. “A minha devoção a Santo Antônio vem de muito tempo. A minha família era devota. Minha mãe se chamava Antônia em homenagem a ele. Sou muito grato e me sinto feliz em participar por mais um ano do festejo”, destacou.
Santo Antônio é considerado entre os católicos o santo casamenteiro, das coisas perdidas e “o pão dos pobres”. Durante o festejo em homenagem ao santo, é comum fiéis distribuírem pães, água e comida aos pobres como pagamento de promessas.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!