Com o início do Arraial da Praça Maria Aragão, a festança ganha força em diversos pontos da Ilha.

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Com o início do Arraial da Praça Maria Aragão, a festança ganha força em diversos pontos da Ilha.

Temporada junina começou a esquentar São Luís

14/06/2013
 


A capital maranhense já respira o clima de São João. O início da temporada de arraiais públicos e privados e a intenção movimentação no Aeroporto Cunha Machado já mostram reflexos na dinâmica de São Luís.
Com o tema “São João de São Luís – Festança de todas as cores”, foi aberta ontem à noite a programação oficial do Arraial da Praça Maria Aragão, que vai ser encerrar no dia 30 deste mês. Na primeira noite de programação, se apresentaram grupos de forró, de tambor de crioula e de bumba meu boi. As atrações seguem hoje, também a partir das 19h.
Antes do início da programação, houve a cerimônia conhecida como benzimentos de mastro, em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e São Marçal e que marcou a cerimônia oficial de abertura das atividades. “Essa é uma cerimônia que marca o início do Festejo do Divino Espirito Santo e também, de forma simbólica, marca a abertura do arraial na Praça Maria Aragão, em São Luís”, disse a caixeira Rosa Barbosa, que participou da cerimônia.
O primeiro grupo que se apresentou ao público foi a Roda de Tambor de Crioula Turma dos Crioulos. Em seguida, foi a vez do grupo de Cacuriá Assa Cana, do bairro Liberdade. Depois, subiu ao palco o grupo Lamparina. Por volta das 23h de ontem, foi a vez da Trupiada da Ilha, que contou com integrantes de grupos de bumba meu boi (Miritiua, Itapera do Maracanã, João Paulo e Paço do Lumiar). Por fim, se apresentou ao público o tradicional bumba meu boi de Axixá, sotaque de orquestra.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, responsável pela organização do Arraial da Praça Maria Aragão, o São João deste ano organizado pelo Município promete marcar o calendário da Ilha. “Este ano, tivemos um carnaval comprometido, devido à parte orçamentária, e houve uma perda clara ao aspecto cultural. No entanto, temos o compromisso agora de compensar a falta que fez o carnaval de passarela organizando um São João de qualidade para os ludovicenses”, disse o presidente da Func.
Público - Mesmo com a chuva que caiu no início da noite na capital maranhense, o público prestigiou a primeira noite da programação do Arraial da Praça Maria Aragão. Os turistas argentinos da cidade de Córdoba, Marcelo Calub’a e Katia Calub’a disseram estar maravilhados com a diversidade cultural de São Luís. “Estamos aqui há três dias e é muito interessante como essa cidade consegue agregar diferentes aspectos da cultura de outras partes do mundo e, ao mesmo tempo, transformar em algo autêntico. É um prazer estar nessa cidade”, disse Marcelo Calub’a.
Movimentação se intensifica no aeroporto
Com as chegada das festividades juninas, a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, no Tirirical, em São Luís, começa a se intensificar. A previsão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela administração do terminal ludovicense, é que haja um aumento para este mês de aproximadamente 5% na quantidade de passageiros que embarcaram e desembarcaram no local, se comparando com o mesmo período do ano passado.
Na tarde de ontem, muitas pessoas desembarcaram no aeroporto de São Luís, seja por compromissos pessoais ou para passar alguns dias da temporada junina na capital maranhense. Segundo dados da Infraero, em junho do passado 166.162 pessoas embarcaram, desembarcaram ou fizeram conexões no aeroporto de São Luís e, se forem consideradas as estimativas da Infraero, a previsão é que este mês feche com aproximadamente 175 mil passageiros passando pelo terminal de passageiros.
Redução – Apesar do aumento esperado para este mês, de janeiro a abril deste ano, 104.535 passageiros deixaram de embarcar ou desembarcar no aeroporto de São Luís, o que representa uma redução de 15,73% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados da Infraero. Essa redução foi um reflexo da diminuição da quantidade de voos operados diariamente no terminal de passageiros, passando de 26 para 21 voos.
Um dos motivos para a redução no número é o fato de o aeroporto não operar mais voos internacionais desde junho de 2011, depois que foi constatado que o teto do saguão corria risco de desabamento. Ainda não há previsão de que o aeroporto volte a ter voos internacionais, pois, de acordo com a Infraero, não houve nenhum pedido. Outro fator foi a saída do 3098/3099 operado pela TAM que fazia a rota São Luís/Galeão/São Luís da malha aeroviária de São Luís.
Em 2012, o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado registrou uma movimentação de 1.991.223 passageiros, 8,03% acima da registrada em 2011. O mês de julho foi o que registrou a maior quantidade de passageiros no ano passado: 205.401.
Mestre Apolônio é condecorado com medalha pela Polícia Militar
Fundador do Boi da Floresta recebeu a comenda Brigadeiro Falcão ontem.
O mestre Apolônio Melônio do Boi da Floresta (Sociedade Junina Turma de São João Batista) foi condecorado, na manhã de ontem, com a medalha Brigadeiro Falcão, da Polícia Militar (PM), a mais alta comenda oferecida pela corporação. A honraria foi entregue pelo comandante da PM, coronel Franklin Pacheco, em cerimônia realizada no Morro da Floresta, na Liberdade.
A medalha Brigadeiro Falcão é concedida a oficiais, praças e personalidades que, de alguma forma, se destacaram em relevantes trabalhos em prol da PM e da sociedade maranhense. Aos 94 anos, mestre Apolônio Melônio é fundador do Boi da Floresta, um dos grupos de bumba meu boi mais tradicionais de São Luís. “A sua história de vida, sua importância para a população e o folclore maranhense, seu destaque na sociedade e na cultura. Tudo isso faz de Apolônio Melônio um mestre. Esta medalha nada mais é que um simbólico agradecimento por essas contribuições”, disse Franklin Pacheco.
Para o comandante, além da contribuição cultural, o Boi da Floresta é um aliado no combate à violência na Liberdade, um dos bairros com maior índice de criminalidade na cidade. O grupo folclórico mantém um Ponto de Cultura na comunidade. Nesse local, que funciona na residência de mestre Apolônio Melônio, os jovens aprendem música, artesanato, tambor de crioula e bumba meu boi.
Gratidão - Apolônio Melônio agradeceu o reconhecimento recebido da comunidade e da PM. “Não tenho como traduzir tudo o que estou sentido. Não consigo resumir tudo o que já vivi e hoje estou relembrando aqui, neste momento solene. Ver o comandante da PM vir aqui, com sua banda, fazer essa homenagem a mim, ao bumba meu boi, à Liberdade”, relatou.
Festejo junino começa na Associação da Caixa com vasta programação
Grupos de bumba meu boi e dança de boiadeiro vão animar festança na APCEF.
A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF-MA) dá início hoje(14) à sua festança junina 2013 com o tradicional Arraial da APCEF-MA. A programação será iniciada às 20h na sede da Associação, no Calhau, e é destinada aos sócios e à comunidade. A entrada é 1 kg de alimento não perecível ou R$ 3,00 (sócio) e R$ 5,00 (não sócio).
Na programação de hoje, se apresentarão os seguintes grupos: Dança do Boiadeiro, Dança Encantos Juninos, Boi de Nina Rodrigues, Boi Brilho da Ilha e Boi de Morros. Amanhã,15, o Arraial da APCEF-MA será animado pelo Barriquinha, que abrirá a noite, seguido pelo Boi de Upaon-Açu, show de Roberto Ricci, Cacuriá de Dona Teté e Boi de Axixá.
Tradicional - De acordo com a presidente da APCEF-MA, Giselle Menezes, a festa junina já virou tradição na Associação. “O São João é uma das festas folclóricas mais ricas e festejadas em São Luís. É um período em que a cidade toda participa, se engaja e vive a alegria e diversidade do São João”, afirma ela.
Além da apresentação dos grupos de bumba meu boi, cantores e danças folclóricas, no Arraial da APCEF-MA são comercializadas comidas típicas. O clube tem um amplo espaço e está todo preparado para a festança, com a segurança reforçada e um amplo estacionamento.
Programação
Hoje, a partir das 19h, a programação do Arraial da Praça Maria Aragão terá o Tambor de Crioula do Laborarte. Em seguida, haverá o concurso rei e rainha Folclore 2013. Às 21h, haverá show com a Big Band. Depois, haverá o Bumba meu boi Encanto do Olho d´Água, Bumba meu boi de Zabumba Laço de Amor e, por fim, o Boizinho Barrica.
Mais
Segundo a Infraero, o aumento no fluxo de passageiros para o mês de junho deve-se à vinda de turistas de todo o Brasil que querem conhecer as danças e manifestações folclóricas da região, como o tradicional bumba meu boi, por exemplo.
Números
5% é o aumento esperado para este período, segundo dados da Infraero.
175 mil é a quantidade aproximada de passageiros que devem passar pelo aeroporto de São Luís este mês.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!